A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Leila Arizôut Co-produtora: Lilian Cristina Alves Leal Validador: Rodrigo Machado Co-validadora: Lêda Aristides Coordenadora: Heloisa Mesquita Disciplina Ano Aula número Artes 8º ano 5 Tema da Aula Digital A semana de Arte Moderna de 22: pintura e escultura

2 Competências e Habilidades envolvidas
Artes PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas ▪ Analisar as obras e imagens apresentadas, de forma plástica e visual; ▪ Reconhecer as possibilidades de utilização das diversas técnicas e materiais nas práticas em sala de aula; Apreciar e respeitar a história e o acervo patrimonial brasileiro e mundial; Reconhecer o valor da memória cultural de uma sociedade. Referencial Teórico OLIVEIRA, Jô; GARCEZ, Lucília. Explicando a Arte.Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. CALABRIA, Carla Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, História e Produção, volume1. São Paulo: Editora FTD, 1997.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Artes Atividade 1: Relembrando 8º Ano Na última aula, você conheceu sobre a história do Cubismo no Brasil e no mundo, a partir da pintura de Pablo Picasso: “Les demoiselles d’Avignon”. Passeou pelas principais obras desse período, descobrindo novas formas de criar desenhos, pinturas e colagens. Clique na figura ao lado e assista ao vídeo.

5 Artes Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, reveja o assunto abordado na aula anterior, enfatizando os Movimentos pré-modernistas e os principais acontecimentos políticos e sociais no início do século XX que antecederam a Semana de Arte Moderna. Utilize o vídeo apresentado na atividade para reforçar essa revisão. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo se refere ao Movimento Cubista, assunto da aula anterior, mas pode ser complementado com alguma gravura ou imagem através de livros e apostilas. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 5 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Artes Atividade 2: Apresentação inicial 8º Ano Você sabe o que a escola de samba GRES.União da Vila Albertina de São Paulo, a galeria ProArte e a galeria Caixa Cultural Rio têm em comum? Eles estão, em 2012, comemorando os 90 anos da Semana de Arte de 22. Você já ouviu falar da Semana de Arte de 22? É o assunto que veremos nessa aula!

7 Artes Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, é importante destacar que neste ano, a Semana de Arte Moderna completa 90 anos, utilizando esse detalhe inicial para desenvolver a aula e o assunto Arte Moderna no Brasil. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Individual.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Artes Atividade 3: Pergunta-desafio 8º Ano Vamos voltar no tempo, conhecer os principais acontecimentos da década de 20 e compreender as transformações no mundo e no Brasil. No início do sec.XX, com tantas transformações industriais, econômicas e sociais, a Arte se multiplica em várias vertentes que refletem a busca do homem pela liberdade total de criação. O artista pesquisa novos materiais, rompe as regras já estabelecidas e cria propostas novas. Há um grande número de caminhos, correntes, estilos e manifestações: o Fauvismo. o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo, entre outros, que de alguma forma, apontam para a direção da liberdade. Clique na foto ao lado para assistir ao vídeo.

9 Artes Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esse é o momento em que alguns Movimentos Artísticos são introduzidos na aula e será importante fazer um passeio nos principais acontecimentos históricos brasileiros e mundiais desse período. Troque com o colega de História e acrescente mais referências históricas. Isto poderá auxiliá-lo nessa etapa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo mostra cenas do início da década de 20 e poderá ser explorado de várias formas como destacar a moda, o cinema e a música, por exemplo Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Artes Atividade 4: Por que isso é importante? 8º Ano Todo movimento artístico rompe com os padrões de movimentos anteriores. Isso ocorre em todas as formas de expressão: pintura, escultura, literatura e música. No entanto, o novo nem sempre é bem aceito, o que ficou evidente no caso do Modernismo que, a princípio, chocou a sociedade por fugir totalmente da estética conservadora. O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca incessante da liberdade radical de expressão. Os artistas, liberados da necessidade de agradar a quem fosse, elegeram a imaginação, as preocupações e as experiências individuais como fonte de arte. Marcel Duchamp Pablo Picasso

11 Artes Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, utilize o assunto Modernismo para questionar seus alunos sobre o que significa moderno e ser moderno, para que eles compreendam a importância dessa transformação ocorrida na Arte e em todas as áreas de conhecimento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Artes Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 8º Ano

13 Artes Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nessa atividade do quiz, reforce com os alunos, alguns pontos vistos no primeiro momento, tirando as dúvidas e incentivando-os a fazerem novas descobertas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O quiz será um instrumento de reforço e fixação do conteúdo e não apenas uma forma de avaliação. Tempo de duração da atividade: De 5 a 10 minutos. Organização da sala de aula: Individual ou em dupla.

14 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10 PAREI AQUI

15 Atividade 6: Momento de reflexão
Artes Atividade 6: Momento de reflexão 8º Ano E o Modernismo no Brasil? No Brasil, estrangeiros e brasileiros envolveram-se em um movimento que buscava abandonar os valores estéticos antigos para dar lugar a um novo estilo de arte completamente oposto aos já existentes no país. Oficialmente, o movimento Modernista, surgiu, no Brasil, com a Semana de Arte Moderna, que apresentou novas ideias artísticas em três festivais realizados no Teatro Municipal de São Paulo.

16 Artes Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, converse com seus alunos sobre o momento do surgimento do Modernismo no Brasil, suas principais referências artísticas, literárias e musicais. Aproveite para destacar alguns nomes e personagens importantes dessa época, incluindo aqueles menos citados nos registros oficiais. A história do teatro municipal de S. Paulo em fotos: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos aproximadamente. Organização da sala de aula: Individualmente.

17 Atividade 7: “Antecedentes”
Artes Atividade 7: “Antecedentes” 8º Ano Em 1912, Oswald de Andrade chega da Europa influenciado pelo manifesto futurista de Marinetti e funda o jornal “O Pirralho”, onde critica a pintura nacional. Em 1913, o pintor russo Lasar Segall desembarca em São Paulo com um estilo não acadêmico, inovador e de cunho Expressionista. Anita Malfatti, em 1917, depois de estudar nos Estados Unidos, inaugura uma exposição que é impiedosamente criticada por Monteiro Lobato, no artigo “Paranóia ou Mistificação”. Quer saber o que acontecia no Brasil e no Mundo, no ano de 1922? Então clique na imagem acima. Anita Malfatti

18 Artes Atividade 7: “Antecedentes”
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, utilize o vídeo apresentado nessa atividade para avaliar, junto com seus alunos, os acontecimentos que antecederam a Semana de Arte de 22 e suas influências nas Artes, na Ciência, na Política e na sociedade de uma maneira geral. Texto sobre ciência e tecnologia com algumas curiosidades: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Complemente o vídeo com algum texto literário. Site sobre a obra Macunaíma: Tempo de duração da atividade: De 10 a15 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

19 Atividade 8: “Pintura e Escultura”
Artes Atividade 8: “Pintura e Escultura” 8º Ano Realizada nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna apresentou concertos, conferências e exposições. Entre seus participantes estavam: os pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Zina Aita e Vicente do Rego Monteiro; os escultores Vitor Brecheret, Hildegardo Leão e Wilheim Haerberg.

20 Artes Atividade 8: Pintura e Escultura
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esse é o momento de destacar e valorizar o papel da Semana de Arte Moderna na mudança radical e inovadora dos conceitos estéticos vigentes no país. Explore, através das imagens, o valor desse acontecimento e suas consequências na Arte Contemporânea. Site sobre a Semana de 22: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individual ou em dupla.

21 Atividade 9: “Muitos Caminhos”
Artes Atividade 9: “Muitos Caminhos” 8º Ano As ideias da Semana de Arte Moderna, se desdobraram com o crescer do movimento, gerando os mais diversos caminhos. Apesar de ter sido uma explosão de ideias inovadoras, que abolíam, por completo, a perfeição estética apreciada no século XIX, a Semana de Arte Moderna só adquiriu sua real importância com a divulgação de suas ideias com o passar do tempo. O Movimento continuou a expandir-se por meio de revistas como a Antropofágica e a Klaxon, e a se desenvolver em outros movimentos menores como o Pau-Brasil, o Anta, o Verde-Amarelismo e Antropofágico.

22 Artes Atividade 9: Muitos Caminhos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, converse com seus alunos sobre os vários caminhos traçados pelas ideias da Semana de Arte, tendo como destaque algumas revistas, movimentos artísticos e literários. A valorização da cultura nacional sob vários aspectos, trazendo as transformações e inovações necessárias à evolução cultural. Sites sobre as revistas Antropofágica e Klaxon: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

23 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Artes Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 8º Ano Clique no ícone e fique atento!

24 Artes Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, trabalhe a curiosidade de seus alunos, usando as perguntas e respostas do quiz, aprofundando o assunto da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O quiz será utilizado como material de reforço e fixação do conteúdo. Tempo de duração da atividade: De 10 a 15 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente ou em dupla.

25 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 13 Checagem ATIVIDADE 14

26 Atividade 11: “Tarsila do Amaral e o Grupo dos Cinco”
Artes Atividade 11: “Tarsila do Amaral e o Grupo dos Cinco” 8º Ano A pintora Tarsila do Amaral, nasceu em 1 de setembro de 1886, no interior de São Paulo. Filha de fazendeiro, passou sua infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, em 1904. Em 1918, teve aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino, onde conheceu Anita Malfatti. Clique na imagem ao lado, para montar o quebra-cabeças. Em 1920, foi estudar em Paris, ficando por lá até junho de Soube da Semana de Arte Moderna e, embora não tivesse participado, formou, junto com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, o grupo dos cinco, que defendia as ideias da Semana de 22.

27 Artes Atividade 11: Tarsila do Amaral e o Grupo dos Cinco
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente seus alunos no jogo apresentado na atividade, trabalhando a observação e mantendo-o como forma descontraída da aula. Inclua na aula, outras imagens da artista, completando a página de atividades. Site oficial da artista Tarsila do Amaral: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O jogo apresenta três etapas: uma simples, outra com mais peças e a última mais difícil. Por isso é importante ser feito uma das primeiras etapas para posteriormente ser feito o desafio maior. Tempo de duração da atividade: 20 minutos aproximadamente. Organização da sala de aula: Individual ou em dupla.

28 Atividade 12: Um Grande Escultor
Artes Atividade 12: Um Grande Escultor 8º Ano Ainda jovem, frequentou aulas no Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo. Amadureceu, estudando na Europa e quando retornou ao país, ligou-se a Di Cavalcanti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, participando do movimento vanguardista e depois da Semana de Arte Moderna, expondo 20 esculturas. Victor Brecheret foi um escultor ítalo-brasileiro e um dos mais importantes do país. Ele foi o responsável pela introdução do Modernismo na escultura de nosso país. Nasceu na Itália, em uma cidade próxima a Roma, mas cedo emigrou para o Brasil, junto com sua família, após a perda de sua mãe. Monte, com a orientação de seu professor, uma pequena escultura, utilizando materiais, de preferência, reciclados, como caixas de papelão, sobras de cartolina, latinhas, garrafas “pets”, tampas de garrafa, clipes, entre outros. “Três Graças”

29 Artes Atividade 12: Um Grande Escultor
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, utilize outras imagens para complementar o assunto da atividade, ressaltando a importância da escultura na produção artística. Oriente seus alunos na criação e montagem da escultura, colocando a disposição, materiais reciclados ou sugerindo que tragam algum objeto de casa, pois essa atividade poderá ser programada para um outro momento. Site sobre estruturas para as esculturas: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem É interessante e importante o conhecimento de alguma técnica para a montagem de uma estrutura para a escultura, caso haja necessidade. Tempo de duração da atividade: 5 minutos para a parte teórica. Organização da sala de aula: Individual ou em dupla.

30 Atividade 13: A Música na Semana de 22
Artes Atividade 13: A Música na Semana de 22 8º Ano Nascido e criado no Rio de Janeiro, Villa Lobos, foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, seu pai, que era músico amador, deu-lhe instrução musical, adaptando uma viola para que iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos, começou a tocar em teatros, cafés e bailes. Nesse período, começou também a tocar violão. De temperamento inquieto, viajou pelo Brasil, absorvendo todo o universo musical brasileiro. Em 1922, participa da Semana de Arte Moderna e no ano seguinte, viaja para a Europa, iniciando sua trajetória musical, entre idas e vindas ao Brasil. Ao som da música”O Trenzinho do Caipira”, imagine que está fazendo uma viagem de trem. Faça um desenho, registrando a sensação da viagem. Clique no ícone e assista ao vídeo.

31 Artes Atividade 13: A Música na Semana de 22
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, converse com seus alunos sobre a presença da música na Semana de Arte Moderna, ressaltando a biografia e obra de Heitor Villa Lobos e também de outros músicos que fizeram a história no século XX. Oriente os alunos na atividade de desenho para que se concentrem na melodia, na música “O trenzinho do Caipira”, colocando de forma criativa, a sensação sentida e utilizando o material que desejar como lápis de cor ou caneta hidrocor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Na atividade de desenho através da música, outra técnica pode ser utilizada, como criar uma animação, uma pintura de um quadro ou até mesmo uma escultura. Esses trabalhos podem ser expostos em sala ou em outros lugares da escola. Tempo de duração da atividade: 5 minutos para a parte teórica. Organização da sala de aula: Em dupla ou em grupo.

32 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Artes Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 8º Ano

33 Artes Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, estimule seus alunos a perceberem e analisarem as etapas e atividades realizadas até esse momento através do quiz. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Neste momento é sugerido mais uma vez o uso do quiz para reforço do aprendizado. Tempo de duração da atividade: De 5 a 10 minutos. Organização da sala de aula: Individual ou em dupla.

34 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

35 Atividade 15: Você está sendo desafiado
Artes Atividade 15: Você está sendo desafiado 8º Ano Escolha uma das obras apresentadas e tente desenhá-la em um papel branco, reproduzindo todos os detalhes. Depois de terminado o desenho, recorte-o em várias partes, remontando-o e colando-o em uma cartolina colorida, mas de uma forma diferente da obra original. Complete o trabalho, colorindo as partes em branco,utilizando caneta hidrocor, lápis de cor ou tinta guache.

36 Artes Atividade 15: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente seus alunos, para que busquem novas alternativas de técnicas e materiais que auxiliem a criação da atividade. Incentive-os nessa prática de buscar o novo para melhor compreensão das etapas e aulas a seguir. Sites interessantes: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Se for necessário, podem ser utilizadas outras imagens como base da atividade. Tempo de duração da atividade: 30 minutos aproximadamente. Organização da sala de aula: Individual, em dupla ou em grupo.

37 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 16 Resumo ATIVIDADE 17 Próximo tema ATIVIDADE 18

38 Atividade 16: Construindo um resumo
Artes Atividade 16: Construindo um resumo 8º Ano Sobre a Semana de Arte Moderna de 22 e sobre seus principais artistas, escreva em seu caderno os 10 pontos mais importantes da aula. Peça auxílio a seu professor

39 Artes Atividade 16: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente seus alunos a fazerem anotações no caderno de artes ou no caderno digital, reforçando cada passagem e cada etapa da aula. Estimule-os a escreverem um resumo de tudo que aprenderam, destacando as partes mais importantes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: De 5 a 10 minutos. Organização da sala de aula: Individual.

40 Atividade 17: Educosíntese
Artes Atividade 17: Educosíntese 8º Ano O movimento Modernista surgiu oficialmente no Brasil com a Semana de Arte Moderna em 1922. No início do século XX, com tantas transformações industriais, econômicas e sociais, a Arte se multiplicou em vários estilos, correntes e movimentos. Dentre eles destacam-se o Fauvismo, o Futurismo, o Cubismo e o Expessionismo. No Brasil, intelectuais e artistas sentiram a necessidade de abandonar os valores estéticos antigos e dar lugar a um novo estilo completamente contrário. Apesar das ideias inovadoras, a Semana de Arte de 22 só adquiriu sua real importância ao longo do tempo, através de revistas e movimentos como o “Pau-Brasil” e o “Antropofágico”. O Modernismo foi uma rejeição ao passado e uma busca incessante de uma liberdade radical de expressão.

41 Artes Atividade 17: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, faça - junto com seus alunos - uma comparação das anotações que fizeram na Educosíntese, destacando os pontos principais e tirando as dúvidas caso haja necessidade. Esse momento é importante porque finaliza a aula e o aprendizado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há orientações específicas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Individual.

42 Atividade 18: Na próxima aula...
Artes Atividade 18: Na próxima aula... 8º Ano Você terá outras informações sobre a Semana de Arte Moderna. Porém desta vez, você saberá o que aconteceu na poesia e na literatura. Conhecerá também os seus principais representantes. Clique no ícone para assistir ao vídeo.

43 Artes Atividade 18: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, destaque as diferenças e semelhanças entre o conteúdo da aula com o assunto a seguir, despertando o interesse e curiosidade nos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo é apenas um suporte e uma introdução à aula. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individual.

44 Artes PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Neste ano, de 2012, a Semana de Arte Moderna de 22, completa 90 anos e o assunto pode ser explorado de várias maneiras, com atividades específicas sobre as comemorações dessa data, incluindo visita a museus ou exposições, trabalhos plásticos e exposição dos mesmos no ambiente da escola. Site Pinacoteca: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Pesquisa sobre o assunto tratado na aula como aprofundamento de alguns pontos.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google