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Técnicas de Racionalização de Processos

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Apresentação em tema: "Técnicas de Racionalização de Processos"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Racionalização de Processos
Profa.Maria Cristina Pavan de Moraes

2 EMENTA As organizações, o ambiente e as mudanças. A visão por departamentos x a visão por processos. Processos: conceito e elementos. Identificação dos processos de negócio: processos-chave e de apoio. Indicadores de desempenho como propulsores da melhoria de processos. Metodologia e ferramentas para a melhoria de processos.

3 OBJETIVOS GERAIS A disciplina Técnicas de Racionalização de Processos (TRP) visa a fazer com que os alunos possam adquirir e/ou produzir os conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: Orientação para as necessidades dos clientes Orientação para processos Orientação para resultados Senso crítico e capacidade de contextualização Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Ainda, através das estratégias de trabalho e de avaliação, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver competências complementares, tais como: Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal Trabalho em equipe

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo primordial de TRP é fazer o aluno entender que melhores práticas de gestão produzem alto desempenho em um negócio e, portanto, que as organizações necessitam implementar práticas destinadas a avaliar, inovar e melhorar os seus processos de trabalho. Tais práticas visam a criar e manter sistemas de trabalho que proporcionem alto desempenho bem como fazer com que a organização tenha flexibilidade e agilidade para se adaptar à mudanças. Outro objetivo é desenvolver no aluno a capacidade de entender e saber aplicar metodologias e técnicas utilizadas nos projetos de aperfeiçoamento de processos, visando à melhoria dos indicadores de desempenho das organizações.

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. As organizações e a mudança 1.1 Mudanças no ambiente externo e suas influências sobre as organizações: a necessidade de mudanças 1.2 Tipos de mudanças implementadas pelas organizações: estratégia, estrutura, cultura, produtos, processos, tecnologia 2. A organização orientada pelos processos do negócio (breve revisão) 2.1 Conceito e componentes de um processo 2.2 Desdobramento dos processos: processos, sub-processos e tarefas 2.3 Identificação dos processos empresariais Processos-chave e processos de apoio Importância da identificação dos processos para a melhoria do desempenho

6 3. A melhoria dos processos empresariais visando ao melhor desempenho 3.1 Significado e benefícios da melhoria dos processos do negócio 3.2 Indicadores de desempenho como propulsores da melhoria de processos 3.3 Abordagens de melhoria de processos Melhoria incremental (melhoria contínua) Melhoria radical (reengenharia)

7 3.4 O projeto de melhoria de processos
3.4.1 Conceito e características de um projeto 3.4.2 Porque é necessário um projeto de melhoria 3.4.3 Uma metodologia de projeto de melhoria de processos: etapas básicas Formar a estrutura organizacional responsável pela gestão da melhoria Selecionar o processo-alvo da melhoria Elaborar o fluxograma detalhado do processo Analisar o processo – custos da má qualidade / ferramentas para análise Elaborar o novo processo Implantar o novo processo Monitorar resultados

8 3.5 Técnicas de apoio à melhoria de processos
Terceirização Benchmarking Parcerias e alianças estratégicas Prevenção e recuperação de falhas Seis Sigma MASP: Método de Análise e Solução de Problemas

9 Estratégias de trabalho
Envio de material para leitura prévia aos alunos. Exposição do tema do dia. Discussões em grupos sobre os temas pertinentes à aula. Leituras adicionais para serem discutidas em forma de “mesa redonda” O processo decisório e o uso das ferramentas / instrumentos trazidos pelos alunos. Estímulo à pesquisa e aplicação. Estudos de Caso – em grupos Seminários

10 Avaliação 50% da nota será atribuída para avaliação oficial do bimestre. 50% da nota será atribuída para os membros dos grupos em suas atividades em sala. Discussões, seminários, casos e mesas redondas.

11 Bibliografia Básica CRUZ, Tadeu. Sistemas, métodos e processos: administrando organizações por meio dos processos de negócios. São Paulo: Atlas, 2008. DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. 9ª edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008. OLIVEIRA, D. de P. Rebouças. Administração de processos: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2007. Bibliografia Complementar ADAIR & MURRAY. Revolução total dos processos. São Paulo: Nobel, 1996 DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. GONÇALVES, José E. Lima. As empresas são grandes coleções de processos. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, Jan./Mar. 2000, v. 40, p KAPLAN, R.; NORTON, D. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

12 Avaliação 50% da nota será atribuída para avaliação oficial do bimestre. 50% da nota será atribuída para os membros dos grupos em suas atividades em sala. Discussões, seminários, casos e mesas redondas.


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