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Fundamentos da Animação Gráfica Prof° Ms. Claudio Benossi

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Animação Gráfica Prof° Ms. Claudio Benossi"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Animação Gráfica Prof° Ms. Claudio Benossi
Aula 06 Design Gráfico

2 Realidade Virtual e Aumentada

3 Realidade Virtual e Aumentada
A Realidade Aumentada (RA) (augmented reality) é uma tecnologia, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, permitindo a interatividade entre objectos (reais e virtuais) em tempo real.

4 Realidade Virtual e Aumentada
Conceitos Visão Computacional Realidade Virtual

5 Realidade Virtual É uma tecnologia de interface avançada entre o usuário e o computador. É uma forma dos usuários visualizarem, manipularem e interagirem em um ambiente sintético tridimensional gerado por computador utilizando algum dispositivo tecnológico.

6 Realidade Virtual Realidade Virtual (RV)

7 Realidade Virtual Ivan Sutherland – Considerado o pai da Realidade Virtual.

8 Realidade Virtual Imersiva

9 Realidade Virtual Não Imersiva

10 Realidade Virtual Aplicações Arquitetura Avatares Educação Engenharia
Entretenimento Treinamentos Entre outras

11 Visão Computacional É um conjunto de métodos e técnicas que fazem com que sistemas computacionais possam interpretar imagens, ou seja, fazer com que o sistema computacional possa “enxergar”.

12 Realidade Aumentada Define-se como a sobreposição de objetos tridimensionais e virtuais no ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico de captura de vídeo. RA promove em tempo real a visualização desses objetos virtuais, sejam eles estáticos ou dinâmicos. Define-se como a sobreposição de objetos tridimensionais e virtuais no ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico de captura de vídeo. RA promove em tempo real a visualização desses objetos virtuais, sejam eles estáticos ou dinâmicos.

13 Realidade Aumentada Define-se como a sobreposição de objetos tridimensionais e virtuais no ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico de captura de vídeo.

14 Realidade Aumentada RA promove em tempo real a visualização desses objetos virtuais, sejam eles estáticos ou dinâmicos. Define-se como a sobreposição de objetos tridimensionais e virtuais no ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico de captura de vídeo.

15 Realidade Aumentada O termo Realidade Aumentada surgiu na década de 90, com Tom Caudell funcionário da Boeing, pois ele queria saber como as técnicas de realidade virtual poderiam ajudar na construção de aviões.

16 Realidade Aumentada Existem três características principais em sistemas de RA: Combinação do mundo real com os objetos; Interatividade em tem real; Alinhamento exato dos objetos virtuais no ambiente real.

17 Realidade Aumentada Tipos de Sistemas
Visão por Vídeo Baseado em Monitor Visão de Ótica Direta Visão Direta por Vídeo Baseado em Monitor

18 Sistema de visão ótica direta

19 Sistema de visão por vídeo baseado em monitor

20 Sistema de visão direta por vídeo baseado em monitor

21 Realidade Aumentada - Aplicações
Arquitetura Educação Engenharia Entretenimento Treinamentos Entre outras

22 Ferramentas para Realidade Aumentada
ARToolkit ARToolkit Plus BazAR NyARToolkit osgART SudaRA AndAR FLARToolkit ATOMIC - RAD

23 ARToolkit O ARToolkit é uma biblioteca de software livre implementada pelo Dr. Hirokazu Kato para desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada escrita em C. O ARToolkit faz o uso de algoritmos de visão computacional para reconhecimento dos marcadores. A empresa ARToolWorks oferece licenciamento a versão comercial do ARToolkit.

24 ARToolkit plus É Biblioteca baseada no ARToolkit. Foi otimizada para ser utilizada em dispositivos móveis, tais como tablets e smarthphones. Não oferece funções de captura de vídeo como o ARToolkit.

25 BazAR Biblioteca utilizada para visão computacional com suporte para desenvolvimento de aplicativos em realidade aumentada. Possui como vantagem poder utilizar marcadores coloridos, como uma foto por exemplo, ao invés dos tradicionais monocromáticos.

26 NyARToolkit Baseado no ARToolkit, o NyARToolkit é um biblioteca otimizada para trabalhar com diferentes linguagens e plataformas. Possui as seguintes características: Suporte para plataformas desktop e móvel; Suporte para as linguagens Java, C#, C++ e ActionScript (AS3); Reconhecimento do marcador otimizado.

27 osgART Biblioteca em C/C++ que integra o ARToolkit aos poderosos recursos do toolkit gráfico OpenSceneGraph. O osgART possui alta qualidade de renderização e suporte a reprodução de vídeos. A biblioteca osgART é uma excelente escolha para desenvolvimento aplicativos de realidade aumentada pela sua gama de recursos.

28 SudaRA SudaRA é uma biblioteca desenvolvida em C++ com suporte a recursos de orientação a objetos, baseado na ARToolKit, oferecendo recursos como suporte para os modelos 3D, som, rede, rastreamento de múltiplos marcadores, através de uma interface simples e bem estruturada. Possui versão somente para Windows.

29 AndAR AndAR (Android Augmented Reality) é um projeto otimizado para plataforma Android baseado no ARToolkit. Esse projeto é liberado sobre a licença GNU General Public Licence.

30 FLARToolKit É uma versão do ARToolKit portada para Actionscript (V3) que pode ser utilizada para desenvolver aplicações em realidade aumentada para WEB. Essa biblioteca possui todas as características do ARToolKit, reconhece o marcador e projeta a imagem em 3D. Utiliza os principais motores gráficos 3D (Papervision3D, Away3D, Sandy e Alternativa3D).

31 ATOMIC - RAD Ferramenta RAD (Rapid Application Development ou Desenvolvimento rápido de aplicações) que permite facilmente desenvolver aplicações em RA sem ter nenhum conhecimento de programação.

32 Ferramentas para modelagem 3D
Existem diversas ferramentas para modelagem de objetos tridimensionais, tais como, Autodesk 3DS Mask, Vivaty, Blender entre outras.

33 Autodesk 3DS Mask Oferece uma solução completa de modelagem, animação, simulação e renderização 3D para desenvolvedores de jogos, cinema e animação gráfica. Distribuída em versões comercial e estudantil.

34 Vivaty Studio É uma ferramenta para modelagem de objetos em 3D, desenvolvido pela Vivaty, aplicado na edição dos formatos X3D e VRML(Virtual Reality Modeling Language – Linguagem para Modelagem de Realidade Virtual).

35 SketchUp Desenvolvida pela Google, possui uma versão gratuita e paga, ferramenta de fácil utilização permitindo que qualquer pessoa possa utilizar. Existem diversos modelos prontos que podem ser utilizados.

36 Blender É um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Fundation, para modelagem, animação, texturização, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações em 3D.

37 Interatividade “Interatividade é, a partir dos anos 80, uma condição revolucionária, inovadora da informática, da televisão, do cinema, do teatro, dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade, etc.” O Que É Interatividade Marco Silva

38 Interatividade “Há uma crescente "indústria da interatividade", usando o adjetivo "interativo", para qualificar qualquer coisa cujo funcionamento permite ao seu usuário algum nível de participação ou troca de ações.” O Que É Interatividade Marco Silva

39 Interatividade “Nos anos 90 ocorre com o termo interatividade o mesmo que ocorreu com o termo pós-modernidade nos anos 80: banalização. Antes, qualquer coisa era chamada de pós-moderna principalmente pela mídia impressa.” O Que É Interatividade Marco Silva

40 Interatividade “Hoje muita coisa é definida como interativa. Tenho visto o adjetivo ser usado nos contextos mais diversos. A consequência disso é que o termo interatividade tornou-se tão elástico a ponto de perder (se é que chegou a ter!) a precisão de sentido.” O Que É Interatividade Marco Silva

41 Interatividade “O termo virou marketing de si mesmo. Vende mídias, vende notícias, vende tecnologias, vende shows e muito mais. É a chamada "indústria da interatividade".” O Que É Interatividade Marco Silva

42 Interatividade “O adjetivo "interativo" tem servido para qualificar qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao seu usuário algum nível de participação ou de suposta participação.” O Que É Interatividade Marco Silva

43 Interatividade “Os exemplos estão aí abundantes. O cinema cujas cadeiras balançam sincronizadamente com o filme exibido é chamado de cinema interativo. Interativo apenas porque as cadeiras balançam, mas ninguém está interagindo com coisa alguma. Na televisão, quando o programa supõe respostas dos telespectadores por telefone é chamado de TV interativa.” O Que É Interatividade Marco Silva

44 Interatividade “Interativa somente porque as pessoas respondem x ou y, sim ou não. No teatro, quando os atores se envolvem diretamente com pessoas da plateia, previamente preparadas ou não, é teatro interativo.” O Que É Interatividade Marco Silva

45 Interatividade “O conceito de interação vem de longe. Na física refere-se ao comportamento de partículas cujo movimento é alterado pelo movimento de outras partículas. Em sociologia e psicologia social a premissa é: nenhuma ação humana ou social existe separada da interação.” O Que É Interatividade Marco Silva

46 Interatividade “O conceito de interação vem de longe, entretanto o conceito de interatividade é recente. Pode ter surgido no final dos anos 70 e início da década de 80 no contexto das novas tecnologias de informação. Um dado que permite esta afirmação é a ausência do termo nos dicionários de informática até meados dos anos 80. Ainda está por ser feita a genealogia do termo.” O Que É Interatividade Marco Silva

47 Interatividade “P. Lévy diz que até cerca de 1975 o computador era uma máquina binária, rígida, restritiva, centralizadora, mas que, depois, passou a incorporar a tecnologia do hipertexto, criando interfaces amigáveis. Seria, provavelmente, nessa época de transição da máquina rígida para a máquina conversacional, que os informatas, insatisfeitos com o conceito genérico de "interação", buscam no termo interatividade a nova dimensão conversacional da informática.” O Que É Interatividade Marco Silva

48 Interatividade “De modo geral autores, artistas e tecnólogos não têm feito diferença entre interação e interatividade. E há os que dizem que interação refere-se a relações humanas, enquanto interatividade está restrita à relação homem-máquina (tecnologias, equipamentos, sistemas, no sentido do sistema hipertextual, da tecnologia informática). Em princípio não aceito tal posição.” O Que É Interatividade Marco Silva

49 Interatividade “A interatividade está na disposição ou predisposição para mais interação, para uma hiperinteração, para bidirecionalidade (fusão emissão-recepção), para participação e intervenção. Digo isso porque um indivíduo pode se predispor a uma relação hipertextual com outro indivíduo.” O Que É Interatividade Marco Silva

50 Interatividade “A palavra interatividade está nas vizinhanças semânticas das palavras ação, agenciamento, correlação e cooperação, das quais empresta seus significados.” A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

51 Interatividade Graus de interatividade Kretz – 1985 – seis gradações:
1- interatividade zero nos romances, discos, cassetes, que são acompanhados linearmente, do começo ao fim; A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

52 Interatividade Graus de interatividade Kretz – 1985 – seis gradações:
2 – Interatividade linear, quando os romances, discos e cassetes são folheados e saltados em avanços e recuos; A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

53 Interatividade Graus de interatividade Kretz – 1985 – seis gradações:
3 – Interatividade arborescente, quando a seleção se faz pela escolha em um menu: videotexto arborescente, jornais ou revistas; A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

54 Interatividade Graus de interatividade Kretz – 1985 – seis gradações:
4 – Interatividade linguística, que utiliza acesso por palavras-chave, formulários etc; A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

55 Interatividade Graus de interatividade Kretz – 1985 – seis gradações:
5 – Interatividade de criação, que permite ao usuário compor uma mensagem por correspondência; A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

56 Interatividade Graus de interatividade Kretz – 1985 – seis gradações:
6 – Interatividade de comando contínuo, que permite a modificação, o deslocamento de objetos sonoros ou visuais mediante a manipulação do usuário como nos games; A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

57 TAREFA PARA ENTREGAR NA PRÓXIMA AULA
Interatividade Graus de interatividade TAREFA PARA ENTREGAR NA PRÓXIMA AULA PESQUISAR OUTROS AUTORES E APRESENTAR OS GRAUS DE INTERATIVIDADE NA HIPERMÍDIA DEFENDIDOS POR UM DELES E SUAS JUSTIFICATIVAS. A interatividade no ciberespaço Lúcia Santaella

58 Design Digital Dúvidas?


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