A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação."— Transcrição da apresentação:

1 Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação Latino-americana de Integração ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: são eliminadas as barreiras tarifárias e não- tarifárias ao comércio entre os países membros Ex.: Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte UNIÃO ADUANEIRA: adoção de uma tarifa externa comum e de políticas comerciais comuns em face de terceiros países Ex.: Mercosul MERCADO COMUM: Livre circulação de bens, serviços e de fatores de produção e coordenação de políticas macroeconômicas (cambial, monetária e fiscal) Não há exemplo de modelo de integração nesse caso UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA: adoção de uma moeda única e de política monetária unificada, conduzida por banco central comunitário. Ex.: UE – União Europeia

2 Mercosul 2ª metade da década de 1980 – negociações
1991 – Tratado de Assunção – criação do Mercosul 1994 – Tratado de Ouro Preto – regras para o funcionamento do bloco 1º/01/1995 – início oficial do bloco – crescimento no bloco – crises no bloco A partir de 2004 – recuperação A partir de 2008 – reflexos negativos decorrentes da crise econômico-financeira internacional 2012 – afastamento temporário do Paraguai e entrada da Venezuela como membro pleno O Mercosul não consegue evoluir na proposta da TEC para funcionar como União Aduaneira Prof Claudinei Perencin

3 NAFTA – tratado de livre comércio entre EUA, Canadá e México
UE – composta atualmente por 28 países-membros, possui uma moeda única e é o bloco mais avançado no mundo no critério de integração ALCA – tentativa fracassada de criar um bloco comercial que reuniria todo o continente americano (com exceção de Cuba)

4 Definições: Risco-país – conceito que diz respeito ao grau de incerteza associado a investimentos feitos em determinado país. Dumping – comercialização desleal de mercadorias, principalmente em mercados estrangeiros por empresas ou grupos de empresas, a preços abaixo do custo da produção, com o objetivo de enfraquecer a concorrência ou levá-la à falência para, em seguida, dominar o mercado. Salvaguardas – medida que suspende temporariamente a importação de um produto, de forma a permitir que a indústria local se adapte às mudanças repentinas no grau de concorrência externa. Commodity – matéria-prima (vegetal, animal ou mineral) em estado bruto por com baixo valor agregado, produzida por muitos países e geralmente vendida no mercado internacional por baixos preços.

5 Barreiras comerciais Qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática adotada por um governo que cause restrições ou distorções ao comércio internacional. Tarifárias: instrumento de política comercial que influencia os preços de mercado sem impor, diretamente, a quantidade a ser comprada ou vendida. Seu emprego, na maioria das vezes, é justificado pela necessidade de proteger o produto nacional da concorr6encia predatória. Não-tarifárias: discriminam o produto estrangeiro sem se referir ao pagamento de tributos. Se, por um lado, algumas medidas são benéficas (proteção da saúde humana e preservação do meio ambiente), por outro lado podem significar discriminação e protecionismo comercial, de praticadas de forma muito rigorosa ou pouco criteriosa.

6 Barreiras não-tarifárias
Proibição de importações Licenças de importação Cotas Controles de preço Medidas sanitárias e fitossanitárias Normas de qualidade Normas e regulamentos técnicos Regras de origem Barreiras logísticas

7 Exercícios: a) Sobretaxa Restrições fitossanitárias
4. Barreiras comerciais: a) Sobretaxa Restrições fitossanitárias Cota reduzida e tarifa elevada Lei antidumping e tarifa elevada b) Tarifa elevada E B A União Europeia é o bloco mais avançado do mundo na integração entre seus países-membros (união monetária e econômica) possuindo atualmente 28 países-membros. O Mercosul tenta se configurar como União Aduaneira, é mais fraco economicamente e formado apenas por 5 países-membros. E D


Carregar ppt "Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google