A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana da Cidadania 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana da Cidadania 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Semana da Cidadania 2011

2 O que é Cidadania? Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e de outras pessoas. É nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. Cidadania deve ser divulgada e reconhecida como um direito e dever de todos para o bem estar e o desenvolvimento da nação.

3

4 A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir patrimônios públicos, saber dizer desculpe, por favor quando necessário... Ser gentil com um Obrigado (a), um Bom dia... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

5 "A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos." Juarez Távora - Militar e político brasileiro.

6 A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, porém com teorias desiguais, desumanas e embates violentos que perduraram muitos anos até que o real significado desta palavra se expandiu se tornando hoje conhecido em todo mundo, afinal cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade.

7 Infelizmente há cidadãos que praticam atos de violência para com a própria cidadania. Violam vidas desde crianças a idosos, roubam sonhos, vendem injustiças e isso tem se tornado cada vez mais comum. Assim sendo, a pobreza, a desigualdade social, o baixo acesso popular à justiça não são mais problemas exclusivos das grandes metrópoles.

8

9 Na última década, a violência tem estado presente em nosso dia-a-dia, no noticiário e em conversas com amigos. Todos conhecem alguém que sofreu algum tipo de violência. Há diferenças na visão das causas e de como superá-las, mas a maioria dos especialistas no assunto afirma que a violência é algo evitável, desde que políticas de segurança pública e social sejam colocadas em ação.

10

11 É preciso atuar de maneira eficaz tanto em suas causas primárias quanto em seus efeitos. É preciso aliar políticas sociais que reduzam a vulnerabilidade dos moradores das periferias, sobretudo dos jovens, à repressão ao crime organizado. Uma tarefa que não é só do Poder Público, mas de toda a sociedade civil.

12

13 Existem quatro tipos de violência:
    Violência física: uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. Violência psicológica: rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão, que não deixa marcas visíveis, mas marca por toda a vida.

14

15 Negligência: ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento. Violência sexual: abuso de poder no qual a criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais com ou sem violência física.

16

17 Segundo Fante (2005), no contexto escolar ainda há muitos tipos de exclusões, perseguições, discriminações, rejeições envolvendo as relações interpessoais. Devido a inversão de valores e a violência presentes na sociedade. O autor afirma que o termo bullying se refere à atitude agressiva, intencionais e que se repetem, causando dor e angústia. Pode se manifestar através de um apelido desagradável, de uma brincadeira inconveniente ou de humilhações dentro de uma relação desigual. A insistência ainda pode despertar uma revolta ou provocar uma agressão física.

18 A Sociedade precisa se mobilizar em busca pela PAZ do mesmo modo que se mobiliza para as guerras.

19

20 Cultura da Paz Como se cultiva a paz?
Eliminando qualquer tipo de violência. A maneira de falar; o timbre da voz; um sorriso autêntico; atitudes pacíficas, reações faciais, tudo isso pode exprimir a cultura da paz. Um simples bom dia é suficiente para transmitir paz. Repetir no pensamento todas as expressões e imagens que possam produzir calma, tranqüilidade, tolerância, respeito, amizade e perdão porque fazem muito bem ao corpo e à alma. Desejar o melhor para si e para os outros.

21 Que todos os dias seja praticada a Cidadania.
Amar sem medida, pois somente por amor pode-se alcançar vida plena. Este é o grande projeto de Cristo: que todos tenham vida e vida em abundância. A violência consegue contrariar tudo que Ele nos ensinou. Se o mundo pudesse amar como Ele amou, certamente a paz reinaria. Que todos os dias seja praticada a Cidadania.

22

23 Carta ao jovem Caro jovem, não permita que a idéia de que somos desinteressados da realidade em que vivemos se prolifere: levante, lute e combata. Enquanto houver uma criança passando fome não se pode falar em felicidade e, muito menos, em cidadania. Conquiste seu título honroso de cidadão combatendo as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de nossa sociedade. Através da cidadania é que iremos alcançar uma melhor qualidade de vida humana.

24 Presidente Médici, RO. Nova Riachuelo.


Carregar ppt "Semana da Cidadania 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google