A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISÃO GERAL: HISTÓRIA, ATUALIDADE E FUTURO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISÃO GERAL: HISTÓRIA, ATUALIDADE E FUTURO LOGÍSTICA INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 VISÃO GERAL: HISTÓRIA, ATUALIDADE E FUTURO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

2 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRANSPORTE DE CARGA ATIVIDADE DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS, DE UM PONTO A OUTRO DO TERRITÓRIO, PODENDO SER NACIONAL OU INTERNACIONAL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

3 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTE
EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO HUMANA DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTE ADAPTAÇÃO ÀS NECESSIDADE ATRAVÉS DO TEMPO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

4 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO 1º ESTÁGIO: TRAÇÃO HUMANA APERFEIÇOAMENTO ATRAVÉS DA INVENÇÃO DE OBJETOS QUE FACILITASSEM ESTE TRANSPORTE: CESTA, CARROÇAS, ETC.. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

5 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO 2º ESTÁGIO: TRAÇÃO ANIMAL PROCESSO DE DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS PROPÍCIOS A ESTA TAREFA: CAVALO, BOI, ETC... LOGÍSTICA INTERNACIONAL

6 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO 3º ESTÁGIO: TRANSPORTE AQUÁRIO UTILIZAÇÃO DE UM SIMPLES TRONCO DE ÁRVORE, QUE DEPOIS COMEÇOU A SER UNIDO E AMARRADO, FORMANDO ENTÃO UMA JANGADA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

7 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
1º - IMPULSÃO ATRAVÉS DA FORÇA HUMANA. 2º - IMPULSÃO PELA FORÇA DOS VENTOS, O QUE PERMITIU LIGAÇÃO DE ALGUNS PAÍSES LIGADOS POR MARES E OCEANOS. 3º - BARCO A VAPOR, O QUE INCREMENTOU LARGAMENTE AS TROCAS COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

8 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO 4º ESTÁGIO: INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA TROUXE O CAMINHÃO E COMPLEMEMTOU A REVOLUÇÃO DE TRANSPORTE EM TERRA, POSSIBILITANDO A INTERLIGAÇÃO DE PONTOS DISTANTES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

9 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO 5º ESTÁGIO: MODAL VOADOR COM A CRIAÇÃO DO AVIÃO, FOI POSSÍVEL A INTEGRAÇÃO DEFINITIVA DOS PAÍSES. TRANSPORTE DE MERCADORIAS DE UM LUGAR A OUTRO, EM QUESTÃO DE HORAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

10 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO A GLOBALIZAÇÃO É UM FENOMENO RECENTE, DESENCADEADO PELA EXPLOSÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO QUE HOUVE APÓS A SEGUNDA GUERRA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

11 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO ENTRETANTO, EMBORA O COMÉRCIO INTERNACIONAL TENHA AUMENTADO DRASTICAMENTE, HÁ MILÊNIOS AS NAÇÕES JÁ O PRATICAM. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

12 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO ANTES DO SÉCULO XX, O COMÉRCIO ENTRE AS NAÇÕES DEPENDIA DE MERCADORES CORAJOSOS, QUE SE AVENTURAVAM EM REGIÕES REMOTAS , NA ESPERANÇA DE CONSEGUIR GANHAR A VIDA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

13 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO DESSA FORMA, SERÁ QUE PODEMOS CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE QUE ESSE MERCADORES DO PASSADO FORAM OS PRIMEIROS A SE ENVOLVER COM A “LOGÍSTICA INTERNACIONAL”? LOGÍSTICA INTERNACIONAL

14 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO COM CERTEZA SIM. O TERMO LOGÍSTICA VEM DO GREGO LOGISTIKE, QUE SIGNIFICA “A ARTE DE CALCULAR”, USANDO ITENS CONCRETOS, PORTANTO REAIS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

15 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO TAL ARTE, DEU ORIGEM À MODERNA LOGÍSTICA QUE EVOLUI A CIÊNCIA DE DETERMINAR ASPECTOS EMINENTEMENTE CONCRETOS DA GESTÃO DE NEGÓCIOS RELACIONADOS DESDE TRASNPORTE E EMBALAGEM ATÉ ARMAZENAGEM E GERENCIAMENTO DE ESTOQUES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

16 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO ENTRETANTO, A INTERPRETAÇÕ MODERNA DO TERMO “LOGÍSTICA” É DE ORIGEM MILITAR. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

17 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EVOLUÇÃO DE INÍCIO, O TERMO LOGÍSTICA FOI USADO PARA DESCREVER AS ATIVIDADES RELACIONADAS A AQUISIÇÃO DE MUNIÇÕES E SUPRIMENTOS ESSENCIAIS PARA AS TROPAS. PORTANTO, ESSE TERMO BASEAVA-SE NO CONCEITO MILITAR E ENGLOBAVA O MOVIMENTO FISÍCO DE MERCADORIAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

18 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ATUALIDADE HOJE, O TERMO LOGÍSTICA É MUITO MAIS ABRANGENTE E ENGLOBA NÃO SÓ AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO TRANSPORTE FISÍCO DE MERCADORIAS, MAS TAMBÉM PARTE DO GERENCIAMENTO DAS RELAÇÕES COM FORNEDORES E CONSUMIRDORES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

19 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ATUALIDADE ATUALMENTE, TEMOS POR COMPLETO, TODO O SISTEMA DE TRANSPORTE POSSÍVEL, QUE É COMPOSTO POR: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

20 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ATUALIDADE COMPLEXO TERRESTRE: MODAIS RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO COMPLEXO AQUAVIÁRIO: MODAIS MARÍTIMO, FLUVIAL E LACUSTRE COMPLEXO AÉREO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

21 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ATUALIDADE SABE-SE QUE O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL FOI IMPULSIONADO PELA NOÇÃO DE QUE OS PAÍSES SE BENEFICIAM, ECONOMICAMENTE, PELAS TROCAS MÚTUAS E PELA NOÇÃO DE QUE O COMÉRCIO CONTRIBUI PARA O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO MUNDIAL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

22 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ATUALIDADE OS PROFISSIONAIS DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL, FORAM OS PRINCIPAIS FACILITADORES DESSE CRESCIMENTO, UMA VEZ QUE ELES SÃO GESTORES QUE GARANTEM A ENTREGA SEGURA E PONTUAL DE MILHÕES DE DÓLARES EM MERCADORIAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

23 ELES SÃO RESPONSÁVEIS POR: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
CONHECER AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO TRANSPORTE PROVIDENCIAR O TRANSPORTE CORRETO GARANTIR QUE AS MERCADORIAS SEJAM EMBALADAS ADEQUADAMENTE PROVIDENCIAR SEGURO APROPRIADO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

24 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
MINIMIZAR RISCOS REFERENTES A PAGAMENTOS INTERNACIONAIS GARANTIR QUE A MERCADORIA SEJA ACOMPANHADA PELA DOCUMENTAÇÃO ADEQUADA DEFINIR AS RESPONSABILIDADES DAS PARTES LOGÍSTICA INTERNACIONAL

25 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
CONCEITO DE LOGÍSTICA É A PARTE DO PROCESSO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA O FLUXO BIDIRECIONAL, DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA, ALÉM DO ARMAZENAMENTO DE MERCADORIAS, SERVIÇOS E INFORMAÇÕES A ELAS REALACIONADAS, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO, COM O PROPÓSITO DE ATENDER EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

26 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
fornecedor cliente produção distribuição suprimento EMPRESA FLUXO INFORMATIVO LOGÍSTICA INTERNACIONAL FLUXO MATERIAL FLUXO FINANCEIRO

27 CONCEITO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL
É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O FLUXO E A ARMAZENAGEM DE MERCADORIAS, SERVIÇO E INFORMAÇÕES A ELAS RELACIONADAS, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO, LOCALIZADO EM OUTRO PAÍS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

28 Por quê a Logística Internacional é importante ???
FORD FIESTA EUROPEU Carburadores e distribuidores – Belfast-Irlanda Medidores de combustível, de óleo e de água, em Enfield, Inglaterra Radiadores em Basildon, Inglaterra Transmissões em Bordeaux, França Motores em Leamington, Inglaterra, e Wülfrath e Colonia na Alemanha Montagem final em Dagenham, Inglaterra; Searlouis, Alemanha e Valencia, Espanha.

29 Por quê a Logística Internacional é importante ???
BOEING 777 Projeto : engenheiros em 8 localidades Fabricação : empresas em 72 países

30 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS OU SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM)
LOGÍSTICA INTERNACIONAL

31 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SCM INCLUI O PLANEJAMENTO E O GERENCIAMENTO DE TODAS ATIVIDADES RELATIVAS A COMPRA, APROVISIONAMENTO, CONVERSÃO E GERENCIAMENTO LOGÍSTICO. TAMBÉM INCLUI A COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO COM PARCEIROS DE DISTRIBUIÇÃO, QUE PODEM SER FORNECEDORES, INTERMEDIÁRIOS, PRESTADORES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS E CLIENTES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

32 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EM ESSÊNCIA, A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRA O GERENCIAMENTO DA OFERTA E DA DEMANDA NAS EMPRESAS ENTRE ELAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

33 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PREVISÃO DE DEMANDA COMPRA PLANEJAMENTO DE NECESSIDADE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO ESTOQUE DE FABRICAÇÃO ARMAZENAGEM MANUSEIO DE MATERIAIS EMBALAGEM INDUSTRIAL ESTOQUE DE PRODUTOS ACABADOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

34 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PLANEJAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO PROCESSAMENTO DE PEDIDO TRANSPORTE SERVIÇO AO CONSUMIDOR LOGÍSTICA INTERNACIONAL

35 SUPPLY CHAIN MANAGEMENT LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MARKETING (TRADE MARKETING) VENDAS LOGÍSTICA INTERNACIONAL SCM LOGÍSTICA

36 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADE MARKETING AINDA É CONFUNDIDO POR ALGUNS, COMO APENAS UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO E A COMUNICAÇÃO DE PRODUTOS. O CONCEITO É NA VERDADE, BEM MAIS AMPLO DO QUE ISSO, POIS ESTABELECE A NECESSIDADEDE SE ADAPTAREM PRODUTOS, LOGÍSTICA E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE MODO A CONQUISTAR O CONSUMIDOR NOS PONTOS DE VENDA POR MEIO DE PARCERIA ENTRE OS FABRICANTES E SEUS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

37 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADE MARKETING 1ª PARTE DO RACIOCÍNIO LOGÍSTICA – TRAZER MARCAS E PRODUTOS ACABADOS ATÉ O PONTO DE VENDA, DEIXANDO OS DISPONÍVEIS PARA OS CONSUMIDORES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

38 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADE MARKETING 2ª PARTE DO RACIOCÍNIO COMO DESTACAR AS MARCAS E SE DIFERENCIAR DOS CONCORRENTES, COM OS CANAIS DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃO?? LOGÍSTICA INTERNACIONAL

39 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADE MARKETING 3ª PARTE DO RACIOCÍNIO DENTRO DO MARKETING MIX, DIVERSAS MUDANÇAS VÊM OCORRENDO NOS ÚLTIMOS ANOS E DUAS DELAS SÃO SIGNIFICATIVAS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

40 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADE MARKETING 3ª PARTE DO RACIOCÍNIO A PRIMEIRA DELAS, REFERE-SE AO MODELO DE COMUNICAÇÃO HISTÓRICO UTILIZADO PARA A CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DAS MARCAS, ESCORADOS PELA MÍDIA DE MASSA TRADICIONAL: TV, RÁDIO, REVISTA, JORNAL E OUTDOORS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

41 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADE MARKETING 3ª PARTE DO RACIOCÍNIO A SEGUNDA, É A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DO PONTO DE VENDA FÍSICO OU VIRTUAL, NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES. ASSIM CRESCE A IMPORTÂNCIA DE SE DESTACAR A MARCA DENTRO DO PONTO DE VENDA: ESCOLHA DE UM BOM PONTO DE VENDA QUE FORTALECE AS MARCAS, EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS, MATERIAL DE MERCHANDISING, AÇÕES PROMOCIONAIS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

42 TRADE MARKETING MODELOS DE ATUAÇÃO ENTRE FABRICANTES E PONTOS DE VENDA
1º MODELO – AQUELES QUE ACREDITAM QUE O PONTO DE VENDA PRECISA E MUITO DELES; AFINAL, SEM ELES O PONTO DE VENDA NÃO EXISTIRIA, OU MESMO QUE TENTASSE, NÃO CONSEGUIRIA ATRAIR O CONSUMIDOR PARA DENTRO DA LOJA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

43 TRADE MARKETING MODELOS DE ATUAÇÃO ENTRE FABRICANTES E PONTOS DE VENDA
2º MODELO – AQUELES QUE RECLAMAM O TEMPO TODO DE COMO É DIFÍCIL NEGOCIAR COM O PONTO DE VENDA E ACREDITAM QUE O PONTO DE VENDA É INJUSTO E QUER TIRAR PROVEITO MÁXIMO DE VANTAGEM SOBRE O FABRICANTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

44 TRADE MARKETING MODELOS DE ATUAÇÃO ENTRE FABRICANTES E PONTOS DE VENDA
3º MODELO – AQUELES QUE RECONHECEM QUE O PONTO DE VENDA TEM UM PAPAEL CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NOS SEUS NEGÓCIOS E QUE DEVEM CONCENTRAR RECURSOS E ESFORÇOS NO DESENVOLVIMENTO DE MARKETING POR MEIO DOS CANAIS DE VENDA = TRADE MARKETING LOGÍSTICA INTERNACIONAL

45 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DEBATE PROPOSTO: SEPAREM SE EM GRUPO DE APROXIMADAMENTE 5 PESSOAS FAÇAM UMA ANÁLISE SOBRE OS TRÊS MODELOS DE ATUAÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS ESCOLHAM O MODELO QUE ADOTARIAM PARA SUA EMPRESA, JUSTIFICANDO A ESCOLHA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL


Carregar ppt "VISÃO GERAL: HISTÓRIA, ATUALIDADE E FUTURO LOGÍSTICA INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google