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Ampliando Funcionalidades com Microsoft Exchange 2003 Ricardo Matos, IT Consultant Novabase.

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Apresentação em tema: "Ampliando Funcionalidades com Microsoft Exchange 2003 Ricardo Matos, IT Consultant Novabase."— Transcrição da apresentação:

1 Ampliando Funcionalidades com Microsoft Exchange 2003 Ricardo Matos, IT Consultant Novabase

2 Agenda Desafio e Visão – Messaging Análise de Benefícios – Microsoft Exchange 2003 Migração para Exchange 2003 Próximos passos

3 Desafio e Visão – Messaging

4 Budgets de IT Custo e Complexidade de IT Source: Forrester

5 Os clientes exigem cada vez mais… Utilizadores Finais querem… Tecnologia para se ligarem, comunicarem e colaborarem – onde e quando quiserem Maior facilidade e disponibilidade: basta ligar e funciona Acesso às últimas tecnologias e ferramentas O Management exige… Maior retorno nos investimentos de IT Uma previsibilidade financeira e uma estratégia de evolução Capacidade rápida de adaptação às necessidades do negócio O desafio dos IT Managers Aumento da diversidade da tecnologia e complexidade Custos mais elevados gerados por soluções ad-hoc Ir de encontro aos SLAs com recursos limitados

6 Surgem novas formas de acesso: Terminais Convergentes Capacidade de acesso a informação e ferramentas de suporte ao negócio com informação em tempo real em qualquer lugar. Reforço da produtividade: Aproximar as ferramentas de backlog e informação junto do colaborador, levando-as até aos terminais móveis. Paradigma da Mobilidade

7 Messaging é apenas a ponta do Iceberg Messaging Básico Calendário Partilha via Public Folders Unified messaging Instant Messaging Acesso Wireless Intranet Project Collaboration Conferência

8 Comunicações Integradas Unified Messaging Infra-estrutura de Comunicação Calendário e reuniões Instant Messaging Voic /Unified Messaging FaxSMS Gestão de tarefas Gestão de contactos Mobilidade Acesso wireless seguro aos dados a partir de qualquer dispositivo Procura/SincronizaçãoNotificações

9 Unified Messaging Rede Interna Mailbox Mailbox Voice Mail Unified Messaging Applicações: OWA, OMA Protocolos: ActiveSync, POP, IMAP, RPC / HTTP, MAPI, … Programmability: Web services, Web parts Client Access PBX / VoIP I N T E R N E T PublicFolders Fax IM

10 Em suma… Soluções de IT que permitam: Aumentar os níveis de colaboração Incremento da produtividade individual dos colaboradores Efectiva redução de custos / Retorno de Investimento Alinhamento com o negócio

11 Análise de Benefícios Microsoft Exchange 2003

12 Resumo de Benefícios Uma solução de Messaging tem de oferecer: Aumento da produtividade do IW através de funcionalidades de colaboração Acesso à Informação a partir de qualquer local Níveis de disponibilidade adequados aos requisitos de Negócio Redução dos custos operacionais Segurança da Informação Estes factores traduzem-se num rápido ROI

13 Online Meetings Documents Contacts Tasks Team Calendar Discussion s … Members & Active Directory Aumento da Produtividade do IW Características Mais do que TarefasReuniões Listas de contactos e de distribuição Funcionalidades do cliente outlook - Reading panes, fonts, favorites, search, threaded , follow-up folders, … Plataforma integrada (Sharepoint, IM, AD, etc) Inúmeros add-ons (fax, sms, voice mail, etc) Benefícios Aumento da produtividade do Information Worker Sistematização da forma de colaboração entre os diversos colaboradores

14 HTTPS Exchange 2003 Enterprise Direct Push Technology WAP Percorrer a sua mailbox com o Outlook Mobile Access Utilizar Outlook Web Access remotamente Manter-se em contacto com um dispositivo Windows Mobile via ActiveSync Utilizar o Outlook 2003 remotamente de forma segura sem VPN HTML RPC/HTTPS Acesso à Informação de qualquer local

15 Reforço da produtividade individual Solução segura e alinhada com os requisitos de negócio Formação de utilizador nula - Interface familiar Esforço reduzido de implementação e administração Instantaniedade no acesso à informação Maior Flexibilidade para a presença nos negócios Outlook Web Access (OWA) RPC sobre HTTP ActiveSync over the air Outlook Mobile Access Allways up-to-date Push Remote Wipe, Policies Solução de certificados Nativos na própria solução Acesso ao Mail: de um kioske do seu pc de casa com o seu portátil, fora da empresa através de dispositivos móveis e convergentes clientes hetrerogéneos Instantaniedade na recepção de s Disponibilização destes serviços a baixo custo Reduzido esforço de operação ResultadosSoluçãoDesafio

16 Acesso à Informação de qualquer local ActiveSync e Push Dispositvo com Windows Mobile e MSFP Servidor a correr Exchange 2003 SP2 2. O Exchange 2003 notifica o dispositivo que alterações ocurreram na mailbox 3. O dispositivo envia imediatamente um pedido para receber o e- mail 1. Um mail é enviado para a mailbox do utilizador que se encontra no servidor Exchange O Mail é enviado pelo servidor de Exchange para o dispositivo

17 Disponibilidade do Serviço O é mission critical!! O Downtime tem um custo elevado… Perda de tempo e dinheiro Quebra de produtividade dos colaboradores Insatisfação do utilizador final & clientes Necessidade de garantir a disponibilidade da plataforma: Através de mecanismos de redundância 2 servidores de entrada para front-end (smtp e acesso web) Cluster de 2 nós para o back-end Benefícios Plataforma mais resiliente, aumentando a disponibildiade do serviço de mail Menor necessidade de intervenções urgentes por parte da equipa de IT ISA Firewall Perimeter Network (DMZ) Ti Front-End Servers Ti Back-End Servers

18 Disponibilidade do Serviços Para monitorizar o Microsoft Exchange: Inteligência embutida out-of-the-box – mais de mil regras de monitorização Capacidade de analisar todos os componentes do sistema Monitorização das dependências Conhecimento de base para reduzir o tempo de resolução Reporting Monitorização da experiência do utilizador final Necessidade de monitorizar a plataforma 24x7: Existência de um vasto conjunto de ferramentas e monitorização para Microsoft Exchange (e.g. MOM, OpenView, etc) Benefícios: Redução de custos de operação por via da automação da gestão Aumento da disponibilidade da plataforma Pró-actividade via análise de desempenho e planeamento de capacidade – maior previsibilidade de custos

19 Diminuição de Custos Operacionais Redução de Custos via Consolidação: Flexibilidade de arquitectura e suporte até mailboxes / server Funcionalidades de gestão de quotas para optimização do storage Optimização da Largura de banda: Cache local da mailbox, calendário, contactos, tarefas, … Maior compressão na comunicação e sincronismos inteligentes Integração Single Sign-on: Integração com a Active Directory Estratégia integrada com outras plataformas de colaboração Benefícios Diminuição dos custos de hardware e software Maior escalabilidade para acomodar o dinamismo do negócio Melhor experiência de utilizador final – aumento de produtividade Funcionamento sobre links mais lentos e com menor custo Menor complexidade a gerir e redução dos custos de operação

20 Segurança A Segurança é uma prioridade!! Necessidade de encriptação da informação. Segurança dos dispositivos móveis Remote Wipe Policies Mecanismos de antivírus e anti-spam (Antigen) Recuperação de mailboxes Benefícios Garantia da confidencialidade da informação Menor número de problemas Optimização dos recursos Recuperação simples da Informação Compliance com normas internacionais Antigen Antigen Antigen ISA Server Exchange Front End Exchange Site 1 Exchange Site 2 Exchange Public Folder Server Exchange Mailbox Server

21 Migração para Exchange 2003

22 Consiste na conversão da plataforma existente numa solução de Microsoft Exchange 2003 Este processo pressupõe: Análise de mais valias e verificação de ROI e TCO Definição de um Road Map de evolução Validação de competências do parceiro e casos reais de implementação Garantia de que o processo de migração tem um impacto residual ou nulo na produtividade dos colaboradores Garantia da existência de mecanismos para medir o sucesso da Implementação Garantia de formação ao staff nas novas tecnologias Obtenção do apoio e suporte do Management Comunicação ao longo da empresa

23 Processo de Migração Uma vez tomada a decisão de migrar, é necessário: Criar uma base sólida para a migração Garantir a coexistência com a plataforma existente Executar uma migração simples Em suma, é necessário assentar numa metodologia simples, concreta e comprovada

24 Metodologia de Novabase Metodologia Análise do as-is state e definição do to-be state, quer em termos técnicos, quer em termos organizacionais Documento Levantamento da Infra- estrutura e Requisitos Desenho lógico e físico da infra- estrutura de sistemas e dos serviços a implementar Documento Arquitectura da Infra-estrutura Definição de estratégias, processos e planeamento da implementação da arquitectura proposta Documento Plano de Implementação Instalação, configuração, migração e tuning de sistemas, serviços e dados. Documento Relatório de Implementação Execução, após planeamento, de testes de validação da solução em ambiente de qualidade Documentos Plano de Testes e Relatório de Testes Levantamento da Infra-estrutura e Definição de Requisitos Desenho de Arquitectura e Plano de HW Recomendado Protótipo da Solução e Testes de Validação Implementação da Solução e Acompanhamento / Formação on-job Plano de Implementação

25 Levantamento Levantamento de informação sobre a actual arquitectura e objectivos a atingir com a migração Documentação de: Servidores, Mailboxes, sites, links e gateways de SMTP Administração e responsabilidades Ambiente de cliente Requisitos e objectivos

26 Desenho Desenho da arquitectura da nova plataforma Documento de Arquitectura Interligação com a infra-estrutura Windows 2003; Desenho geral do sistema: Topologia da rede de correio electrónico; Atribuição de servidores a Routing Groups Atribuição de utilizadores a servidores; Localização de servidores; Dimensionamento de servidores; Protocolos de acesso interno e externo; Desenho dos Routing Groups: Características do Routing Group; Configuração; Salvaguarda e recuperação de informação; Ligação à Internet do ponto de vista do correio electrónico; Definição de funcionalidade do , Calendar e Meeting Scheduling; Requisitos de hardware e software.

27 Piloto de Testes Juntamente com a fase anterior, tem uma importância fulcral no sucesso do projecto Envolve a realização de um protótipo em ambiente de laboratório, com o objectivo de: Assegurar a correcta adequação da arquitectura proposta a todas as condicionantes do projecto Simulação do ambiente real para validação do processo de migração Validar cenários de coexistência Testar processo de roll-back Documentação: Plano de Testes Relatório de Testes

28 Plano de Implementação Definição do plano de migração Pré-requisitos; Faseamento e cronograma geral da instalação; Identificação de riscos e plano de contingência Lista de pontos a verificar para implementação completa do sistema Identificação clara de paragens e envolvimento de staff do cliente Plano de formação

29 Implementação e Acompanhamento No seguimento das fases anteriores tem-se um ambiente estável de coexistência (mails, directório, calendário, contactos) Migração faseada de acordo com o plano definido Utilizadores piloto DepartamentosLocalizações Avaliação e controlo constante da migração Migração em paralelo de mailboxes e postos de trabalho Acompanhamento permanente por parte do staff do cliente Formação on-job Testes finais Elaboração do manual de operação e relatório de implementação Acompanhamento ao início de produção

30 Casos Típicos Migração de Lotus Notes para Microsoft Exchange Satisfação dos utilizadores (outlook) Sem necessidade de formação aos novos colaboradores Manutenção mais simples - IT Acesso de utilizadores externamente Passagem de know-how para o cliente Migração para Active Directory e Exchange 2003 Serviços de Desenho, Teste e Implementação Cenários puros de coexistência com as duas plataformas a funcionar em simultâneo Sincronização com o roll- out de Outlook 2003 Infra-estrutura de Lotus Notes Problemas: Utilizadores acham a interface pouco amigável Investimento em formação Necessidade de manter dois directórios Estratégia da IBM (Websphere vs Wokplace family) Suporte para utilizadores móveis Corte com a casa-mãe ResultadosSoluçãoCenário

31 Casos Típicos Migração de SendMail para Microsoft Exchange Redução dos custos de operação da plataforma Aumento da colaboração Aumento da produtividade através do acesso externo Melhorias de segurança e backup Suporte à plataforma Base para futuros projectos (portal, fax) Passagem de know-how para o cliente Migração para Active Directory e Exchange 2003 Serviços de Desenho e Implementação Efectivação da Migração realizada ao fim de semana Scripts para a configuração dos clientes Infra-estrutura de Linux SendMail Pretendem um sistema de comunicação mais sofisticado: Acesso externo Mobilidade Colaboração (contactos, agendas, etc) Pretendem ainda: Maior segurança (AV e anti-spam) Melhor suporte Operação mais standard ResultadosSoluçãoCenário

32 Próximos passos

33 Demonstração do processo de Migração no Demo Room da Novabase IIS POC – Proof of Concept Dimensionamento de um projecto Realização de Case Study / Análise de ROI para viabilização do projecto

34 Resumindo A adopção de uma plataforma Exchange Server 2003 oferece: Aumento de produtividade através de funcionalidades avançadas de colaboração Uma redução efectiva de custos de operação Previsibilidade / RoadMap de evolução A sua avaliação deve sempre passar por uma análise de ROI Migração: Planear correctamente e testar e a migração será fácil e eficiente A selecção criteriosa do parceiro permite auxiliar na demonstração do valor da plataforma mitigar o risco do processo

35 Perguntas e Respostas?

36 Recursos Úteis Casos Práticos Cenários de Migração Cenários de Migração (Inglês) ITs Showtime Webcasts Oferta Novabase

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