A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião de Ciências 13/05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião de Ciências 13/05."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Ciências 13/05

2 Aula 14: Introdução a teia alimentar
- Ligação do ser humano aos animais dos quais nos alimentamos - Ligação dos animais dos quais nos alimentamos com seus alimentos - Ligação de alguns destes alimentos aos seres humanos - Assinalação dos heterotróficos, conceito já conhecido - Quais sobraram? Plantas. O que elas comem? - Conceitos de heterotrófico (revisão) e autotrófico

3 Aula 16: O experimento de Sauresse
- Breve revisão da aula 14 - Divisão do método científico em 3 etapas simplificadas:             - Pergunta                               - Hipótese             - Experimento - Análise destas 3 etapas no experimento de Sauresse             - Pergunta: Como as plantas crescem?             - Hipótese: As plantas utilizam nutrientes do solo para crescer             - Experimento: Esquema do experimento de Sauresse

4 Aula 17: Fotossíntese - Se as plantas não tiram tiram o necessário para produzir seu alimento do solo, de onde elas tiram? - Gás carbônico e Água são utilizados para aprisionar a energia solar em energia química nas moléculas orgânicas, liberando como subproduto o oxigênio. - A enzima responsável por esta reação é a clorofila, pigmento de cor verde, responsável pela coloração característica das plantas

5 Aula 18: Respiração celular nas plantas
- Breve revisão da aula anterior - Como as plantas se utilizam das moléculas orgânicas, cheias de energia, que ela produziu na fotossíntese? - 1°: Parte delas são utilizadas como "tijolos" para produzir seus tecidos - 2°: Parte é quebrada, liberando a energia para seu próprio uso - Escrever a reação da respiração celular, evidenciando sua semelhança com a fotossíntese espelhada. 

6 Aula 19: Respiração celular nos animais
- Breve revisão da aula anterior - Quando os animais se alimentam das plantas, eles se apropriam das moléculas orgânicas por elas produzidas. O que eles fazem com elas? - 1°: Assim como as plantas, os animais utilizam parte destas moléculas para constituir seus tecidos. - 2°: Assim como as plantas, eles quebram parte delas para produzir energia para seu uso - Revisão da reação simplificada de respiração celular - Evidência da perda de matéria e energia em diferentes níveis tróficos

7 Aula 20: Combustíveis fósseis
- Como visto nas aulas passada, as plantas se utilizam das moléculas orgânicas, cheias de energia, como tijolos para constituir seus tecidos. - Grandes grupos de plantas e algas do passado foram soterrados. As moléculas orgânicas que as constituíam , sob grande pressão e temperatura, se modificaram em carvão mineral, petróleo e gás natural, os combustíveis fósseis. - Quando queimamos estes combustíveis, realizamos uma reação (combustão) similar a respiração celular, liberando energia e gás carbônico. - O gás carbônico liberado agrava o efeito estufa.

8 Aula 21: Revisão - Revisão das reações estudadas neste módulo em um sentido mais global. - Entrega de texto impresso que resume as idéias discutidas.

9 Reunião de Ciências 10/06

10 Passado Aula 16: O experimento de Sauresse Aula17: Experimentos da fotossíntese Aula18: Equação da fotossíntese

11 Aula 19: O transporte da água em plantas
- A aula surgiu de uma demanda por experimentos após trabalharmos os experimentos da fotossíntese - Experimento do ponto ciência: - Na falta da luz negra, fui realizar outro: - Procurei por anelina, não achei. Experimento deu errado. -Ao final, dei as flores para alunos. s

12 Aula 20: Metabolismo da glicose
- Glicose como matéria prima para outras moléculas - Glicose como fonte de energia: Respiração celular - Dalcy leva o experimento pronto com a flor que eu dei pra ela. s

13 Semana das vidas urbanas
Aula 21: A humanidade e o uso da terra Aula 22: Debate sobre a relação alimento-capital Aula 23: Comitê interdisciplinar dos Concluintes

14 Presente Aula 24: A combustão
- O plano para esta aula era um xerox com um texto sobre reações químicas e sua representação gráfica. Porém, o xerox não ficou pronto pra aula. - Já havia feito a aula sobre combustão. - Reação da combustão; combustível; invenção do motor movido a combustão interna; Revolução industrial e efeito estufa

15 Aula 26: Xerox sobre reações químicas
Futuro Aula 25: Formação do petróleo e efeito estufa Aula 26: Xerox sobre reações químicas 18/06 - Saída de campo Aula 27: Debate sobre questionário  Aula 28: Aula sobre pirâmide trófica Aula 29: Aula sobre o ciclo do carbono Aula 30: Montagem do cartaz Aula 31: Montagem do cartaz Aula 32: Apresentação dos cartazes

16 Aula 25: Xerox sobre reações químicas
Futuro Aula 25: Xerox sobre reações químicas - O plano para esta aula era um xerox com um texto sobre reações químicas e sua representação gráfica. Porém, o xerox não ficou pronto pra aula. - Já havia feito a aula sobre combustão. - Reação da combustão; combustível; invenção do motor movido a combustão interna; Revolução industrial e efeito estufa


Carregar ppt "Reunião de Ciências 13/05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google