A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.

3 Mas como isso acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.

4 Os cloroplastos são organelas celulares que estão presentes nas células das plantas, cianobactérias e algas. Elas têm a função de produzir alimento (açúcar) para a célula que à contém. Os cloroplastos são muito importantes na fotossíntese das plantas, algas e cianobactérias pois eles contém clorofila. No processo de fotossíntese, a clorofila captura a luz do sol e transforma em energia, e como subproduto ela libera o oxigênio para a atmosfera. Dessa maneira a atmosfera iniciou um lento processo de acumulação de oxigênio que possibilitou a evolução de outros organismos mais complexos. Cloroplastos no citoplasma de células vegetais

5 Vamos falar da Clorofila? A clorofila consiste no pigmento verde das plantas que transforma a luz solar em alimento para a planta. A fotossíntese é um dos processos biológicos mais importantes da natureza, pois a energia solar é transformada em energia química. É o processo de síntese orgânica realizado pelos vegetais portadores de clorofila, que lhes permite produzir os seus alimentos utilizando-se da energia da terra, da água, do ar (gás carbônico) e da luz. Através da fotossíntese, a clorofila tem a capacidade de concentrar energia solar em grande abundância.

6 Que em apenas uma dose de 30 ml de suco de clorofila (dose diária recomendada por especialistas) é possível repor vitaminas, aminoácidos, minerais e muito oxigênio;

7 Estômatos Os estômatos são aberturas na epiderme, limitados por duas células especializadas, as células-guarda, as quais controlam a abertura e o fechamento do poro (ostíolo). Eles ocorrem em todas as partes aéreas das plantas, mas são mais abundantes nas folhas. As raízes geralmente não os possuem. Eles são os responsáveis por permitir as trocas gasosas. A planta troca gás carbônico e oxigênio com o ambiente através dos estômatos. Durante a fotossíntese, a planta permite a entrada de CO 2 na folha e a liberação do O 2 para o ambiente. Por outro lado, durante a respiração ela libera CO 2 para o ambiente e permite a entrada do O 2. Além dos gases, a planta perde água, também pelos estômatos, através da transpiração. Representação gráfica do estômato na folha. Os estômatos abrem e fecham em resposta a sinais ambientais e fisiológicos. Assim, controlam a perda de água através da transpiração e a entrada e saída de oxigênio e gás carbônico.

8

9 1- A Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de necessária para a sua sobrevivência. 2- A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada 3- Substância que dá a coloração verde das folhas. 4- São organelas celulares que estão presentes nas células das plantas, cianobactérias e algas. 5- Eles são os responsáveis por permitir as trocas gasosas.


Carregar ppt "A Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google