A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Professora: Alexsandra Ribeiro

2 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos
Teoria Celular: Elaborada por Schleiden e Schwann. Afirma que: todo ser vivo é formado por células e que uma célula só se origina de uma célula preexistente. A única exceção à teoria celular são os vírus.

3 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos
A célula: É a unidade básica formadora de todos os seres vivos, vista somente ao microscópio. É formada por 3 partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Seres unicelulares – são formados por uma célula. Ex: bactéria. Seres pluricelulares – são formados por várias células. Ex: ser humano.

4 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos
Tipos de células: Procariótica: célula em que o material genético se encontra disperso na célula;

5 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos
Tipos de células: Eucariótica: célula em que o material genético se encontra dentro do núcleo;

6 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos
Níveis de organização dos seres vivos: A organização dos seres vivos vai muito além da organização da matéria bruta. Enquanto esta é formada por átomos que podem reunir-se e formar moléculas e, às vezes, cristais, nos seres vivos as moléculas organizam-se de modo extremamente complexo, formando unidades denominadas células. (Observe o esquema a seguir)

7 Níveis de organização dos seres vivos

8 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia
Ciclo Vital: Todos os seres vivos passam por uma série de mudanças durante a vida; eles nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem – ciclo vital.

9 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia
Crescimento e desenvolvimento: Os seres pluricelulares crescem devido ao aumento do número de células. Á medida que o corpo se forma, as células se especializam e se tornam diferentes umas das outras, formando os tecidos, órgãos e sistemas. Para crescer e se desenvolver, o organismo retira substâncias do ambiente e as transforma, aumentando a matéria dentro das células.

10 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia
Funções do alimento: Crescimento e desenvolvimento; Renovação do corpo; Produção de energia.

11 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia
Respiração Celular X Fotossíntese Características Respiração Fotossíntese Função Produzir energia Fabricar alimento Reagentes Glicose e oxigênio Água, gás carbônico e luz solar Produtos Água, gás carbônico e energia Seres envolvidos Animais e vegetais Plantas e algas

12 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia
Classificação dos seres vivos quanto ao tipo de nutrição: Seres autotróficos – seres vivos que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. Ex:algas e plantas. Seres heterotróficos – seres vivos que não produzem seu próprio alimento. Ex: fungos, animais, etc. OBS: METABOLISMO – conjunto de transformações que ocorrem dentro do corpo dos seres vivos.

13 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Reprodução: Definição – capacidade dos seres vivos gerarem novos descendentes. Garante a sobrevivência da espécie; Classificação: Reprodução assexuada Reprodução sexuada

14 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Reprodução assexuada: Não há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, não há variabilidade genética (não há sexo). Sempre origina seres idênticos (clones). (Reprodução assexuada em amebas) IMPORTANTE!!! SEXO – qualquer processo de recombinação genética!

15 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Reprodução sexuada: Há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, há variabilidade genética (há sexo). Ocorre fecundação (união dos gametas), formando a célula-ovo (ou zigoto). OBS! HERMAFRODITAS – seres vivos capazes de produzir os dois tipos de gametas (óvulos e espermatozóides).

16 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Hereditariedade: Capacidade dos seres vivos de gerarem serem semelhantes; Ocorre devido ao material genético (DNA) na forma de genes, encontrados no interior do núcleo das células.

17 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Evolução: Inúmeras transformações que ocorrem nos seres vivos ao longo de milhares de anos. Pode ser evidenciada através das mutações, fósseis, embriologia comparada, bioquímica e outras.

18 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Mutação: São erros que ocorrem RARAMENTE nos genes, fazendo surgir novos genes diferentes dos originais. Pode ser provocada por substâncias químicas no ambiente e radiações.

19 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Seleção natural: Características que se desenvolvem nos seres vivos, aumentando ou diminuindo suas chances de sobrevivência no ambiente, ou seja, os mais adaptados ao ambiente sobrevivem.

20 BONS ESTUDOS!!!!


Carregar ppt "Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google