A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03) Professora: Alexsandra Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03) Professora: Alexsandra Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03) Professora: Alexsandra Ribeiro

2 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Teoria Celular: Teoria Celular: Elaborada por Schleiden e Schwann. Elaborada por Schleiden e Schwann. Afirma que: todo ser vivo é formado por células e que uma célula só se origina de uma célula preexistente. Afirma que: todo ser vivo é formado por células e que uma célula só se origina de uma célula preexistente. A única exceção à teoria celular são os vírus. A única exceção à teoria celular são os vírus.

3 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos A célula: A célula: É a unidade básica formadora de todos os seres vivos, vista somente ao microscópio. É a unidade básica formadora de todos os seres vivos, vista somente ao microscópio. É formada por 3 partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. É formada por 3 partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Seres unicelulares – são formados por uma célula. Ex: bactéria. Seres unicelulares – são formados por uma célula. Ex: bactéria. Seres pluricelulares – são formados por várias células. Ex: ser humano. Seres pluricelulares – são formados por várias células. Ex: ser humano.

4 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Tipos de células: Tipos de células: Procariótica: célula em que o material genético se encontra disperso na célula; Procariótica: célula em que o material genético se encontra disperso na célula;

5 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Tipos de células: Tipos de células: Eucariótica: célula em que o material genético se encontra dentro do núcleo; Eucariótica: célula em que o material genético se encontra dentro do núcleo;

6 Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Níveis de organização dos seres vivos: Níveis de organização dos seres vivos: A organização dos seres vivos vai muito além da organização da matéria bruta. Enquanto esta é formada por átomos que podem reunir-se e formar moléculas e, às vezes, cristais, nos seres vivos as moléculas organizam-se de modo extremamente complexo, formando unidades denominadas células. (Observe o esquema a seguir) A organização dos seres vivos vai muito além da organização da matéria bruta. Enquanto esta é formada por átomos que podem reunir-se e formar moléculas e, às vezes, cristais, nos seres vivos as moléculas organizam-se de modo extremamente complexo, formando unidades denominadas células. (Observe o esquema a seguir)

7 Níveis de organização dos seres vivos

8 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Ciclo Vital: Ciclo Vital: Todos os seres vivos passam por uma série de mudanças durante a vida; eles nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem – ciclo vital. Todos os seres vivos passam por uma série de mudanças durante a vida; eles nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem – ciclo vital.

9 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Crescimento e desenvolvimento: Crescimento e desenvolvimento: Os seres pluricelulares crescem devido ao aumento do número de células. Os seres pluricelulares crescem devido ao aumento do número de células. Á medida que o corpo se forma, as células se especializam e se tornam diferentes umas das outras, formando os tecidos, órgãos e sistemas. Á medida que o corpo se forma, as células se especializam e se tornam diferentes umas das outras, formando os tecidos, órgãos e sistemas. Para crescer e se desenvolver, o organismo retira substâncias do ambiente e as transforma, aumentando a matéria dentro das células. Para crescer e se desenvolver, o organismo retira substâncias do ambiente e as transforma, aumentando a matéria dentro das células.

10 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Funções do alimento: Funções do alimento: Crescimento e desenvolvimento; Crescimento e desenvolvimento; Renovação do corpo; Renovação do corpo; Produção de energia. Produção de energia.

11 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Respiração Celular X Fotossíntese CaracterísticasRespiraçãoFotossíntese Função Produzir energia Fabricar alimento Reagentes Glicose e oxigênio Água, gás carbônico e luz solar Produtos Água, gás carbônico e energia Glicose e oxigênio Seres envolvidos Animais e vegetais Plantas e algas

12 Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Classificação dos seres vivos quanto ao tipo de nutrição: Classificação dos seres vivos quanto ao tipo de nutrição: Seres autotróficos – seres vivos que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. Ex:algas e plantas. Seres autotróficos – seres vivos que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. Ex:algas e plantas. Seres heterotróficos – seres vivos que não produzem seu próprio alimento. Ex: fungos, animais, etc. Seres heterotróficos – seres vivos que não produzem seu próprio alimento. Ex: fungos, animais, etc. OBS: METABOLISMO – conjunto de transformações que ocorrem dentro do corpo dos seres vivos. OBS: METABOLISMO – conjunto de transformações que ocorrem dentro do corpo dos seres vivos.

13 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Reprodução: Reprodução: Definição – capacidade dos seres vivos gerarem novos descendentes. Definição – capacidade dos seres vivos gerarem novos descendentes. Garante a sobrevivência da espécie; Garante a sobrevivência da espécie; Classificação: Classificação: Reprodução assexuada Reprodução assexuada Reprodução sexuada Reprodução sexuada

14 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Reprodução assexuada: Reprodução assexuada: Não há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, não há variabilidade genética (não há sexo). Não há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, não há variabilidade genética (não há sexo). Sempre origina seres idênticos (clones). Sempre origina seres idênticos (clones). (Reprodução assexuada em amebas) IMPORTANTE!!! SEXO – qualquer processo de recombinação genética!

15 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Reprodução sexuada: Reprodução sexuada: Há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, há variabilidade genética (há sexo). Há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, há variabilidade genética (há sexo). Ocorre fecundação (união dos gametas), formando a célula-ovo (ou zigoto). Ocorre fecundação (união dos gametas), formando a célula-ovo (ou zigoto). OBS! HERMAFRODITAS – seres vivos capazes de produzir os dois tipos de gametas (óvulos e espermatozóides).

16 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Hereditariedade: Hereditariedade: Capacidade dos seres vivos de gerarem serem semelhantes; Capacidade dos seres vivos de gerarem serem semelhantes; Ocorre devido ao material genético (DNA) na forma de genes, encontrados no interior do núcleo das células. Ocorre devido ao material genético (DNA) na forma de genes, encontrados no interior do núcleo das células.

17 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Evolução: Evolução: Inúmeras transformações que ocorrem nos seres vivos ao longo de milhares de anos. Pode ser evidenciada através das mutações, fósseis, embriologia comparada, bioquímica e outras. Inúmeras transformações que ocorrem nos seres vivos ao longo de milhares de anos. Pode ser evidenciada através das mutações, fósseis, embriologia comparada, bioquímica e outras.

18 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Mutação: Mutação: São erros que ocorrem RARAMENTE nos genes, fazendo surgir novos genes diferentes dos originais. São erros que ocorrem RARAMENTE nos genes, fazendo surgir novos genes diferentes dos originais. Pode ser provocada por substâncias químicas no ambiente e radiações. Pode ser provocada por substâncias químicas no ambiente e radiações.

19 Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Seleção natural: Seleção natural: Características que se desenvolvem nos seres vivos, aumentando ou diminuindo suas chances de sobrevivência no ambiente, ou seja, os mais adaptados ao ambiente sobrevivem. Características que se desenvolvem nos seres vivos, aumentando ou diminuindo suas chances de sobrevivência no ambiente, ou seja, os mais adaptados ao ambiente sobrevivem.

20


Carregar ppt "Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03) Professora: Alexsandra Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google