A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES SOBRE OS GANHOS LÍQUIDOS DAS OPERAÇÕES COM AÇÕES, EXISTE A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA. ATUALMENTE A ALÍQUOTA ESTÁ EM 15%.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES SOBRE OS GANHOS LÍQUIDOS DAS OPERAÇÕES COM AÇÕES, EXISTE A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA. ATUALMENTE A ALÍQUOTA ESTÁ EM 15%."— Transcrição da apresentação:

1

2 AÇÕES SOBRE OS GANHOS LÍQUIDOS DAS OPERAÇÕES COM AÇÕES, EXISTE A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA. ATUALMENTE A ALÍQUOTA ESTÁ EM 15%.

3 Eventos com ações PROVENTOS: a) Dividendos: a mais importante forma de remuneração do acionista. (25% do lucro líquido). Representam uma parcela do lucro líquido da empresa do mesmo exercício. b) Juros sobre o capital próprio: remuneram o capital do acionista investido na empresa até o valor em vigor da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Obs. Embora não seja obrigatória a distribuição de juros sobre o capital próprio, as empresas a realizam por considerá-la vantajosa. POR QUE?

4 EVENTOS COM AÇÕES PROVENTOS POR CONTABILIZÁ-LA COMO DESPESA, O QUE REDUZ O LUCRO TRIBUTÁVEL E O IMPOSTO DE RENDA A PAGAR.

5 EVENTOS COM AÇÕES DIREITOS Subscrição: a assembleia dos acionistas da empresa decide aumentar seu capital mediante emissão de ações.

6 Eventos com ações OS ATUAIS ACIONISTAS: a) DIREITO DE PREFERÊNCIA (PERÍODO NÃO INFERIOR A 30 DIAS) PARA A AQUISIÇÃO DAS NOVAS AÇÕES. b) % EQUIVALENTE A SUAS POSIÇÕES ACIONÁRIAS. c) PREÇO PRÉ-ESTABELECIDO (é inferior ao preço da ação vigente no mercado da bolsa). CASO O ACIONISTA OPTE POR NÃO SUBSCREVER AS NOVAS AÇÕES O QUE OCORRE?

7 Bônus de subscrição Quando uma empresa planeja efetuar uma subscrição de ações. Atuais acionistas: realizem a subscrição em uma data futura, a um determinado preço. Esse direito pode ser atualizado monetariamente ou não e tb. Pode ser negociado em bolsa..

8 QUANDO EXERCER O DIREITO DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO Preço do bônus está acima do preço da ação do mercado, não é interessante, por que? Outro fator que leva o acionista a não exercer o direito de bônus de subscrição?

9 Recompra de ações Cabe à assembleia dos acionistas. É executada pelas empresas quando a cotação de suas ações em bolsa está muito baixa. (oferta- demanda). Para recompras até o limite de 10% do capital, a decisão não precisa ser submetida à CVM..

10 LIQUIDEZ DAS AÇÕES As ações com o objetivo de obter ganhos a médio e longo prazos, em oposição a resultados imediatos, podem ser divididas em: 1° linha: grande liquidez. Empresas tradicionais. Exemplos: Vale; Petro. 2° linha: um pouco menos líquidas. Empresas de boa qualidade (grande e médio porte).Exemplo: Tenda 3° linha: pouca liquidez. Companhias de médio e pequeno portes. Negociação caracteriza-se pela descontinuidade. Exemplo: Localiza; GOL; Iguatemi Qual dos três tipos possibilitam maiores ganhos?.

11 Negociação Para negociar na bolsa, uma empresa precisa realizar um processo de abertura de capital. Primeiro lançamento de ações no mercado (mercado primário). Somente mercado primário: efetiva captação de recursos. Financiar seus investimentos (via abertura; via aumento de capital). Maior parte das operações realizadas nas bolsas de valores representa o mercado secundário. Não representa fonte de captação de recursos para as empresas..

12 ABERTURA DE CAPITAL Uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores. Autorização CVM. Mercado considera que a plena abertura de capital ocorre quando há lançamento de ações ao público..

13 Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: a)Relatório da administração, demonstrações financeiras anuais e respectivo parecer de auditoria independente; b)Demonstrações Financeiras Padronizadas; c)Informações Trimestrais; d)Informações Anuais; e)Assembleia Geral Ordinária; f)Assembleia Geral Extraordinária; g)Edital e atas; h)Divulgação de fatos relevantes..

14 Abertura de capital Atualmente, a informação ganhou perfil de ferramenta mercadológica. A companhia que busca reconhecimento perante o mercado e objetiva fixar sua imagem institucional mantém política de divulgação de informações superior ao patamar legal..

15 Vantagens da abertura de capital a)Diluição do risco. b)As empresas passam a ter uma gestão profissional X empresas familiares. c)Quando as ações passam a ser negociadas em bolsa, o valor da empresa passa a ser precificado pelos agentes investidores do mercado (operações de compra e venda). d)Usado para uma eventual saída, total ou parcial, de investidores, bem como para solucionar partilha de herança..

16 Desvantagens da abertura de capital a)Diluição do lucro da empresa; b)Necessidade legal de divulgar ao público (inclusive concorrentes) informações estratégicas. Exemplos: Balanço Patrimonial; demonstrações de origens e aplicações de recursos. c)Aumento dos custos envolvidos no processo de abertura de capital e emissão de ações..

17 AVALIAÇÃO DE AÇÕES a)Preço de uma ação é consequencia do fluxo de caixa futuro previsto para a empresa emissora, ou então dos lucros projetados. b) Os analistas utilizam toda a informação disponível a respeito da empresa e da economia. c) Essas técnicas podem ser classificadas: técnica e a fundamentalista..

18 ANÁLISE TÉCNICA ESTUDO DO COMPORTAMENTO PASSADO DOS PREÇOS E DE VOLUMES NEGOCIADOS DOS ATIVOS, A FIM DE SE INSERIR ACERCA DO COMPORTAMENTO FUTURO. (GRÁFICOS – ANÁLISE GRÁFICA). ANÁLISE FUNDAMENTALISTA UTILIZA INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMPRESA (DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, PERSPECTIVAS DE INVESTIMENTOS E O SETOR EM QUE ATUA)..

19 BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS – BM&FBOVESPA FINALIDADE: FUNCIONAR COMO UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA A NEGOCIAÇÃO, REALIZAÇÃO, REGISTRO E LIQUIDAÇÃO DE TRANSAÇÕES COM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS, COMO AÇÕES, BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO, ENTRE OUTROS. ATUAMENTE: SÃO NEGOCIDAS QUASE EXCLUSIVAMENTE AÇÕES E DERIVATIVOS (todos os contratos referenciados em um ativo básico, ou seja, são contratos que derivam de um ativo objeto. Exemplo: dólar)..

20 BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS – BM&FBOVESPA 26 de outubro de 2007: processo de desmutualização. Bovespa realizou oferta pública de ações. Deixou de ser sem fins lucrativos. Transformou-se em uma sociedade por ações e passou a ser chamada de Bovespa Holding S.A. Em 2008: criada a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA). Integração: BM&F e Bovespa..

21 MEGABOLSA Sistema de negociação da Bovespa: processa ordens de compra ou venda eletronicamente. Processo se tornou mais justo e transparente. Premissa nesse ambiente: oferta e demanda. Haja igualdade de condições entre os participante: bolsa exige que as informações sejam de domínio público (empresas que possuem ações na bolsa..

22 AFTER MARKET “Após o mercado”. Pregão eletrônico funciona após o fechamento do pregão regular. Regras: a)Apenas ações no mercado à vista; b)Somente ações que tenham sido negociadas no pregão regular; c)O preço (compra e venda) só pode variar até 2% em relação ao valor de fechamento das ações no horário normal; d)As oscilações de preços registradas no after market não impactam no Ibovespa..

23 CIRCUIT BREAKER Mecanismo que limita a oscilação de um índice. Implementado na Bovespa (31/10/1997) – durante a crise da Ásia, seguindo o modelo da Bolsa de Nova York. É acionado toda vez que o Ibovespa atinge um limite de oscilação de 10% negativos em relação ao fechamento do dia anterior. Faz com que todos os negócios sejam suspensos por 30 minutos. Após a reabertura dos negócios, caso a tendência continue a mesma e a oscilação alcance 15%, o pregão é interrompido por 1 hora. (acionado diversas vezes – 2008)..

24 HOME BROKER Permitir o acesso de um número cada vez maior de pequenos investidores ao mercado acionário. Principais características: a)Enviar ordens de compra e venda imediatas ou programadas. ( mercado à vista e no mercado de opções). b)Acompanhamento da carteira de ações que o investidor possui. c)Acesso às cotações dos ativos no mercado. d)Envio ao investidor da confirmação das operações realizadas e do resumo financeiro (nota de corretagem)..

25 NOTA DE CORRETAGEM Documento que registra a operação realizada em bolsa com indicação da espécie, quantidade de títulos, preço, data do pregão, valor da negociação, da corretagem cobrada e dos emolumentos devidos. Documento que a sociedade corretora apresenta ao seu cliente registrando a operação realizada..

26 ÍNDICES DO MERCADO Os índices de ações possuem como objetivo principal representar as oscilações das cotações das ações e tornar possível a medição da performance do mercado acionário no tempo. O mais importante no mercado mundial: Dow Jones (1884). 30 empresas. Outro índice tradicional: S&P500 (criado: Standard & Poor’s). 500 empresas. Nasdaq.

27 DOW JONES INDUSTRIAL AVERAGE É uma "avaliação de mercado", designadas a dizer o que as empresas transacionadas no mercado de valores estão fazendo, de forma genérica. Como o índice não é calculado pela Bolsa de Valores de Nova Iorque, seus componentes são escolhidos pelos editores do jornal financeiro norte-americano The Wall Street Journal. Não existe nenhum critério pré-determinado, a não ser que os componentes sejam companhias norte-americanas líderes em seus segmentos de mercado.The Wall Street Journal As empresas que compõe o índice DJIA são ocasionalmente substituídas para acompanhar as mudanças do mercado. Exemplo de empresas: 3M; Alcoa; GE; Coca-Cola. O Índice Dow Jones é simplesmente o valor avaliado de trinta grandes ações industriais, cujos negócios passam pela Bolsa de Nova York. Ex: General Motors, Goodyear, IBM e Exxon são os tipos de empresas que compõem este índice.

28 S&P500 O Standard & Poor's 500 projeta o desempenho das 500 companhias líderes nos setores mais importantes da economia norte-americana.economia Sua composição é composta por companhias de alta capitalização, com mais de 80% de companhias listadas na Bolsa de Nova Iorque. Exemplo Apple; Wal- Mart.

29 Nasdaq O Nasdaq Composite é o índice de referência da NASDAQ (National Association of Security Dealers Automated Quotations), a Bolsa de Valores que concentra o maior volume de negociação de ações dos Estados Unidos, tanto em número de negócios quanto em valor financeiro.Bolsa de Valores É composta basicamente, por ações de empresas de tecnologia. Reúne gigantes como Microsoft, Intel dentre outras. Pode-se dizer que este índice reflete o comportamento da chamada Nova Economia..

30 No Brasil Ibovespa: calculado desde 4 de junho de 1968. Importância: refletir o comportamento das ações mais negociadas no mercado brasileiro. É apurado com base nas ações de maior liquidez nos últimos 12 meses. A fim de manter sua representatividade, a carteira é revista ao fim de cada quadrimestre..

31 OUTROS ÍNDICES APURADOS NO BRASIL a)Índice Brasil (IBrX): representa uma carteira de cem ações selecionadas entre as de maior negociação na Bovespa. b) índice de Energia Elétrica (IEE): refletir o comportamento das ações das empresas geradoras, distribuidoras ou holdings de energia. c) índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC): medir o desempenhode uma carteira composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa (alinhar os objetivos da administração das empresa aos interesses dos acionistas)..

32 OUTROS ÍNDICES APURADOS NO BRASIL d) Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG): estender a todos os acionistas as mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia..

33 DERIVATIVOS São contratos que derivam de um ativo objeto. Por que surgiram os derivativos? Finalidade principal: hedge..

34 OS TRÊS AGENTES DESSE MERCADO: Diferenciados pelo risco que cada um assume. Hedger: agente financeiro que procura os mercados de derivativos com o objetivo de se proteger das oscilações inesperadas desses mercados. b) Especulador: agente financeiro que entra e sai rapidamente no mercado, fazendo “apostas”. Promovem a liquidez, pois absorvem o risco do hedger. c) Arbitrador: atividade do mercado financeiro e de commodities que consiste em comprar mercadorias (moeda estrangeira) – numa praça e vendê-la em outra por preço maior..

35 BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS (BM&F) Instrumentos derivativos mais utilizados no âmbito do mercado financeiro: a) Swap: significa “troca” ou “permuta”. Exemplo: uma empresa possui recursos investidos em uma LTN e possua uma dívida em dólares. b) Mercado a termo. Negociação entre dois agentes econômicos de compra ou venda de determinado bem, mercadoria ou ativo financeiro para uma data futura. (grandes ganhos ou perdas)..

36 BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS (BM&F) c) Mercado futuro: compromisso de comprar ou vender um determinado produto a uma quantidade e a preço específico, em uma data preestabelecida. Entretanto não precisa ser mantido até o vencimento..

37 FUNDOS DE INVESTIMENTOS Qualquer concentração de recursos na forma de um condomínio com o objetivo de investi-los na aquisição de ativos financeiros e valores mobiliários..

38 FUNDOS DE INVESTIMENTOS Principal objetivo: propiciar ao investidor uma eficiente ferramenta para aplicar seus recursos excedentes. Características: a)Perfis diferenciados; b)Terceirizar as decisões do investimento; c)Funciona como um investidor de longo prazo para a economia..

39 POR QUE APLICAR EM FUNDOS DE INVESTIMENTOS? a)Pode de negociação. b)Transformar curto prazo em longo prazo. c)Gestão profissional..

40 FUNDOS DE INVESTIMENTO Cota: menor parcela de um fundo de investimento. Nominativas e intransferíveis. Exceto: decisão judicial; execução de garantia ou sucessão universal..

41 FUNDOS ABERTOS Não impõem qualquer restrição à saída dos cotistas..

42 FUNDOS FECHADOS a)Quantidade de cotas foi emitida de forma limitada e distribuída a uma quantidade restrita de investidores. b)Após distribuídas as cotas não podem ser resgatadas, exceto na data de encerramento do fundo. c)Podem ser negociadas em bolsa de valores. d)São utilizados para financiar: shopping centers; parques temáticos. e)Nascem com uma data de encerramento (10 anos ou mais)..

43 FUNDOS EXCLUSIVOS São fundos abertos com apenas um cotista..

44 RISCO Toda e qualquer alternativa de investimento existente no mercado financeiro pode ser analisada sob três aspectos: a)rentabilidade: recompensa pelo adiamento da decisão de consumir; b)Liquidez: converter o investimento em dinheiro; c)Segurança: certeza de que, ao deixar de consumir no presente, o consumo futuro será igual ao montante esperado..

45 CÁLCULO DA RENTABILIDADE Retorno esperado: calculada antes do investimento; Rentabilidade ou retorno observado: calculada depois do vencimento da aplicação ou da realização do ativo. Obs> se o retorno esperado fosse sempre igual ao observado, praticamente não haveria mercado..

46 INCERTEZA E O RISCO Medida matematicamente Probabilidade de ocorrer algo diferente do esperado.

47 TIPOS DE RISCO a) RISCO OPERACIONAL: OCORRÊNCIA DE PERDAS OCASIONADAS POR FALHAS EM SISTEMAS, EQUIPAMENTOS OU FALHAS HUMANAS. EX: TODDY. b) RISCO LEGAL: CONTRATOS MAL FORMULADOS, DOCUMENTOS INADEQUADOS OU DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE. c) RISCO DE LIQUIDEZ: DIFICULDADE DE COMPRAR OU VENDER UM ATIVO. d) RISCO DE CRÉDITO: PROBABILIDADE DE OS TÍTULOS ADQUIRIDOS PELO INVESTIDOR NÃO SEREM HONRADOS NA DATA OU NAS CONDIÇÕES ACORDADAS (default). Exemplo: Grécia..

48 TIPOS DE RISCO QUANDO A EMISSÃO É DE RESPONSABILIDADE DE UM GOVERNO FEDERAL, ELE RECEBE O NOME DE TÍTULO SOBERANO, E SEU RISCO É MENSURADO PELAS AGÊNCIAS DE RATING).

49 AGÊNCIAS DE RATING As principais do mercado: a)Fitch b)Standard & Poor’s c)Moody’s

50 RISCO-PAÍS É NOTICIADO NOS PRINCIPAIS JORNAIS. MAS, AFINAL, O QUE É RISCO PAÍS? CRIADO: BANCO J. P. MORGAN (1994) MEDIDA DE RISCO DE CRÉDITO IMPLÍCITA DOS TÍTULOS SOBERANOS EMITIDOS POR PAÍSES EMERGENTES. REPRESENTA UMA FORMA NUMÉRICA DE SE COMPARAR, ENTRE PAÍSES EMERGENTES, A CAPACIDADE DE DETERMINADA NAÇÃO HONRAR SEUS COMPROMISSOS EXTERNOS (COMPREENDEM O PAGAMENTO DO PRINCIPAL MAIS JUROS DA DÍVIDA). COMO É A INTERPRETÇÃO?.

51 TIPOS DE RISCO e) RISCO DE MERCADO: INCERTEZA EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS ATIVOS EM FUNÇÃO DE OSCILAÇÕES DE VARIÁVEIS COMO 1.TAXAS DE JUROS; 2.CÂMBIO; 3.PREÇO DAS AÇÕES, DENTRE OUTRAS..

52 RISCO DE MERCADO O RISCO DE MERCADO MAIS FÁCIL DE SER IMAGINADO É O RISCO ABSOLUTO. (RISCO DE UM DETERMINADO ATIVO SE COMPORTAR DE MANEIRA INESPERADA). O RISCO DE MERCADO PODE SER CLASSIFICADO COMO RISCO RELATIVO. (UTILIZA-SE PARÂMETROS DE COMPARAÇÃO PARA A RENTABILIDADE DE UM ATIVO). BENCHMARK. EXEMPLO: UM FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO NO IBOVESPA.

53 Risco de mercado diversificável X Risco de mercado não diversificável O RISCO NÃO SISTÊMICO OU NÃO SISTEMÁTICO: PODE SER ELIMINADA PELA DIVERSIFICAÇÃO DOS ATIVOS QUE COMPÕEM A CARTEIRA DE INVESTIMENTOS. O RISCO SISTÊMICO, SISTEMÁTICO OU CONJUNTURAL: REPRESENTA UMA ESPÉCIE DE RISCO QUE NÃO PODE SER ELIMINADO PELA DIVERSIFICAÇÃO. EXEMPLO: CRISES DE ABRANGÊNCIA MUNDIAL.


Carregar ppt "AÇÕES SOBRE OS GANHOS LÍQUIDOS DAS OPERAÇÕES COM AÇÕES, EXISTE A INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA. ATUALMENTE A ALÍQUOTA ESTÁ EM 15%."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google