A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo menstrual e fertilização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo menstrual e fertilização"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo menstrual e fertilização
Prof.ª Sheyla Alves Rodrigues Disciplina: Biologia do Desenvolvimento

2 Diferenças na Gametogênese
Mobilidade; Tamanho; Constituição cromossomal; Conseqüências da gametogênese anormal: Síndromes da não-disjunção: Monossomia; Trissomia; Causas possíveis.

3 Ciclo reprodutivo feminino
Ativação pelo hipotálamo – GnRH; Centros controladores de secreção tônica; Centros controladores da onda pré-ovulatória. Atuação da adenohipófise; FSH estrógeno e maturação do folículo; Após o desenvolvimento o folículo libera inibina que bloqueia seletivamente o FSH, ocorrendo a elevação de LH. LH ovulação, corpo lúteo e progesterona; A progesterona atinge o pico entre 5 e 7 dias, seus valores elevados controlam a secreção de GnRH e hipofisários; Sem a gestação, 10 a 15 dias após a formação, o corpo lúteo produz ocitocina estimulando a produção de prostaglandina no endométrio.

4 Desenvolvimento Folicular
Estágio I: Os folículos começam a formar-se no ovário fetal com 12 a 16 semanas de gestação; Quando um oócito entra na meiose, induz uma única camada de células fusiformes provenientes do estroma para circundá-lo completamente, precursores das células da granulosa; Prolongamentos citoplasmáticos dessas células aderem à membrana plasmática do oócito; Forma-se, por fora das células fusiformes, uma membrana denominada lâmina basal; A estrutura resultante constitui o folículo primordial.

5 Desenvolvimento Folicular
Estágio I: A partir de 21 a 31 semanas de gestação, as células fusiformes adquirem formato cubóide e passam a constituir as células da granulosa, está formado um folículo primário; À medida que as células da granulosa se dividem e formam várias camadas ao redor do oócito, é criado um folículo secundário; As células da granulosa secretam mucopolissacarídeos, que formam um halo protetor, a zona pelúcida, ao redor do oócito; Aumento de diâmetro do folículo secundário, até 150 micra e forma-se a teca interna.

6 Desenvolvimento Folicular
Estágio II: Ocorre em apenas de 70 a 80 dias após a menarca; Após o período médio de cada ciclo menstrual, um pequeno grupo de folículos secundários é recrutado; As pequenas coleções de líquido folicular coalescem em uma única área central, o antro; As células da granulosa continuam proliferando e desenvolvem entre si junções abertas, deslocam o oócito para uma posição excêntrica sobre uma haste, onde passa a ser circundado por uma camada de células da granulosa, que recebe a denominação de disco prolígero (cumulus oophorus); surge a teca externa, folículo de De Graaf ou folículo antral

7 Desenvolvimento Folicular
Estágio III: Ocorre apenas no ovário reprodutivo pós-puberal e ocorre em um único ovário por mês; 5 a 7 dias após o início das menstruações,um único folículo de De Graaf é selecionado de seu grupo e passa a constituir o folículo dominante desse ciclo; Há o aumento do líquido antral, as células da granulosa se separam, e o disco prolígero se afrouxa e vascularização da teca aumenta; A porção da lâmina basal, adjacente à superfície do ovário, sofre proteólise;

8 Desenvolvimento Folicular
Estágio III: O folículo rompe-se suavemente e lança o oócito, com seu disco prolígero aderido, no interior da cavidade peritoneal, nesse momento, a divisão meiótica inicial é completada; O oócito secundário resultante é carreado para o interior da trompa; A outra célula-filha, denominada primeiro corpúsculo polar, é descartada; Na trompa de Falópio, a penetração de um espermatozóide faz com que seja completada a segunda divisão meiótica e produz o óvulo haplóide (23 cromossomos) e o segundo corpúsculo polar.

9 Desenvolvimento Folicular

10 Fases do Ciclo Menstrual
Fase Menstrual: Dura 4 a 5 dias; Corresponde a descamação do endométrio; Ocorre a liberação de sangue e tecido. Fase Proliferativa: Dura cerca de 9 dias; Ocorre o crescimento do folículo ativado por estrógeno; Aumento de espessura e teor de água do endométrio; Aumento das glândulas e alongamento das artérias. Fase Secretora: Dura cerca de 13 dias; Ocorre formação, funcionamento e crescimento do corpo lúteo; A progesterona ativa o epitélio glandular e glicogênio; Anastomoses arteriovenosas.

11 Fases do Ciclo Menstrual
Quando não ocorre fertilização: O corpo lúteo degenera e forma o corpo albicans; Ocorre redução dos níveis de estrógeno e progesterona; Inicia-se a fase de isquemia do endométrio; Ruptura do endométrio, seu deslocamento gera o sangramento; Ocorre a menstruação.

12 Fases do Ciclo Menstrual
Quando ocorre fertilização: Ocorre a clivagem do zigoto e blastogênese; Implantação do blastocisto no 6º dia da fase secretora; Produção de gonadotrofina coriônica pelo sinciciotrofoblasto do córion; Manutenção do corpo lúteo secretando estrógeno e progesterona; Não ocorre menstruação; Inicia-se a fase gravídica; Formam-se os anexos embrionários.

13

14 Transporte dos gametas
Transporte do ovócito: O ovócito é expelido com o fluido folicular; Ocorre a capitação pelas fímbrias que inicia a varredura com os cílios das células; A movimentação continua por ondas peristálticas.

15 Transporte dos gametas
Transporte do espermatozóide: Migram do epidídimo, canal deferente até a uretra por contrações peristálticas; Na passagem pela vesícula seminal, próstata e glândulas bulbouretrais são acrescentadas secreções ao fluido seminal; Na liberação do ejaculado a enzima vesiculase coagula o sêmen impedindo o refluxo pela vagina.

16 Transporte dos gametas
Fases da ejaculação: Emissão – lançamento do sêmen na próstata após peristaltismo do ducto deferente e da vesícula seminal; Ejaculação – o sêmen é expelido pela uretra por ação dos músculos bulboesponjosos. Transporte no útero: Ação da musculatura dos órgãos; Ação da prostaglandina na musculatura; O papel da frutose; pH ácido vaginal e básico uterino.

17 Transporte dos gametas

18 Maturação do Espermatozóide
Capacitação: Até 7 horas após a ejaculação; A capa glicoprotéica e proteínas seminais são removi-das da superfície do acrossoma; Modificação do potencial de membrana e composição da membrana; Ocorre em associação a enzimas uterinas ou da tuba; Possibilita a reação acrossômica para a digestão da corona radiada do ovócito; No contato ocorre modificação das membranas com perfuração do acrossoma liberando hialuronidase e acrossina;

19 Fertilização A penetração do espermatozóide ativa a modificação estrutural da zona pelúcida e bloqueia a penetração de outros espermatozóides; O ovócito secundário entra na segunda divisão meiótica; Ocorre a fusão dos núcleos e as primeiras clivagens; Forma-se o blastocisto que migra pelos movimentos peristálticos da tuba uterina e é lancada no útero; Na fixação desse a parede uterina ocorre o processo de nidação.

20 Processo de Fertilização

21 Fim!


Carregar ppt "Ciclo menstrual e fertilização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google