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Metodologia da Pesquisa O PROJETO DE PESQUISA

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa O PROJETO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa O PROJETO DE PESQUISA
PROFESSORA: Priscilla Indianara Di Paula Pinto

2 CONCEITOS PESQUISA: Atividade planejada, racional e sistemática
PROJETO DE PESQUISA: documento que explica as ações que serão desenvolvidas ao longo do processo da pesquisa. O QUE É UM PROJETO? do latim PRO-JICERE = literalmente é colocar adiante

3 ETAPAS PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Escolha do tema; Delimitação dos objetivos da pesquisa; Levantamento bibliográfico; Definição dos conceitos que compõem o quadro de referência do assunto; Descrição do problema (situação ou fenômeno a ser pesquisado); Elaboração da justificativa;

4 ETAPAS PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Escolha do marco teórico; Escolha da metodologia a ser empregada; Elaboração de um cronograma para a pesquisa; Rascunhar a introdução.

5 O PROJETO DE PESQUISA DEVE RESPONDER ÀS PERGUNTAS:
O que fazer? (definição do tema)‏ Por que fazer? (justificativa da escolha do tema e problema)‏ Para que fazer ?(propósito do estudo: objetivo)‏ Quando fazer? (cronograma)‏ Com o que fazer? (recursos, custeio)‏ Como fazer? (metodologia)‏ Feito por quem? (pesquisadores)‏

6 O PROJETO O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrário o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância; Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação para a elaboração do relatório final; A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento de todos os setores de atividade.

7 ROTEIRO BÁSICO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA:
1 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: CAPA, FOLHA DE ROSTO, incluindo o TÍTULO (Assunto, O quê?, SUMÁRIO) 2 - INTRODUÇÃO 3 – OBJETIVOS ( Para quê?)‏ Objetivo Geral Objetivos Específicos 4 – JUSTIFICATIVA (Por quê? Relevância científica?)‏ 5 – FORMULAÇÃO DO PROBLEMA E HIPÓTESES 6 – QUADRO TEÓRICO 7 – METODOLOGIA (ou plano da pesquisa)‏ Delimitação da Pesquisa (Onde?)‏ Especificação do tipo de pesquisa, universo e amostra Coleta de dados (escolha da técnica de investigação – entrevistas, questionários, etc.)‏ Análise dos dados (especificar as técnicas e procedimentos a serem utilizados nessa fase)‏ 8 – CRONOGRAMA 9 – ORÇAMENTO (*)‏ 10 – REFERÊNCIAS 11 – ANEXOS e/ou APÊNDICES

8 OBSERVAÇÕES NBR 15287/2006 O roteiro do projeto poderá assumir várias formas. De modo geral, a instituição que financia, ou seleciona a pesquisa determina o roteiro do projeto que deverá ser seguido. O pesquisador deve se ater ao roteiro que for determinado.

9 LINGUAGEM E ESCRITA LINGUAGEM CIENTÍFICA: na redação de um trabalho científico não pode-se descuidar da redação. SÃO NECESSÁRIOS: correção gramatical, exposição clara, concisa, objetiva, condizente com a redação científica - cuidado em se evitar períodos extensos; preocupação em se redigir com simplicidade, evitando o colóquio excessivamente familiar e vulgar, os recursos retóricos (eloqüência, oratória); linguagem direta, precisão e rigor com o vocabulário técnico, sem cair no hermetismo (usar termos de compreensão muito difícil).

10 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO SUMÁRIO
NBR 6027/2003 Relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com a indicação da página inicial.

11 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO TÍTULO
DEFININDO O TEMA E TÍTULO (O QUÊ?)‏ CARTÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO O título: Deve-se evitar títulos muito curtos ou excessivamente longos. O tema: É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo profissional, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria.

12 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO INTRODUÇÃO
Deve ser curta, concisa e direta; Não deve ser confundida com exposição do problema, mas poderá incluí-lo; Deverá ser escrita por último, quando o projeto estiver estruturado, uma vez que é um “resumo” de todos os itens (objetivos, justificativa/relevância, âmbito da pesquisa, marco teórico e aspectos metodológicos); É a apresentação inicial do projeto; Deve fornecer esclarecimentos sob o ponto de vista do assunto a ser tratado.

13 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO PROBLEMATIZAÇÃO
Descrição da situação ou fenômeno que o preocupa, intriga ou interessa, especificando os principais conceitos ou variáveis envolvidas; O PROBLEMA, portanto, é a questão que se pretende responder mediante a execução da pesquisa; Questão não resolvida; Objeto de discussão em qualquer área de conhecimento passível de tratamento científico; Indagações sobre a natureza, a causa e as conseqüências de algum fato.

14 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO ELABORAÇÃO DO PROBLEMA
Ser formulado em forma de pergunta; Ser claro e preciso (pois implica identificar quais são os elementos que serão observados); Ser empírico (diretamente observável); Não envolver valores (melhor, menor, maior – palavra que envolve julgamento)‏ Ser possível de medir (mensurável); Ser passível de solução.

15 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO - OBJETIVOS
Essa é uma das partes mais importantes do projeto. Nesta parte do projeto deve se estabelecer o que se espera conseguir com a investigação, definir onde se pretende chegar; Esse item é flexível e pode ser reformulado e acrescido de outros objetivos e questões. Objetivos (Para quê?): Devem ser sempre expressos em verbos de ação; Devem ser definidos de maneira clara, correlacionados com o problema proposto e com a justificativa; Devem ser formulados em uma frase ou parágrafo; Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração (ex: identificar, relatar, analisar, examinar, validar, interpretar, etc.)‏ Os objetivos informarão quais os resultados que se pretende alcançar, ou qual a contribuição que a pesquisa irá efetivamente proporcionar.

16 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO - OBJETIVOS
Devem ser divididos em: Objetivo Geral = está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da monografia (ou tese, ou dissertação) proposta pelo projeto. Em suma, SERÁ A SÍNTESE DO QUE SE PRETENDE ALCANÇAR. Objetivos Específicos = apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares. Em suma, EXPLICITARÃO OS DETALHES E SERÃO UM DESDOBRAMENTO DO OBJETIVO GERAL (etapas).

17 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO - OBJETIVOS
EXEMPLOS DE VERBOS APLICÁVEIS A OBJETIVOS QUANDO A PESQUISA TEM O OBJETIVO : De conhecer:Apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar; De compreender: Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar; De aplicar: Desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar;

18 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO - OBJETIVOS
d) De analisar: Comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar; e) De sintetizar: Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar; f) De avaliar: Argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

19 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO - OBJETIVOS
Lista de alguns verbos operacionais: Apreciar, analisar, escolher, citar, classificar, comparar, controlar, descobrir, descrever, definir, demonstrar, nomear, designar, diferenciar, distinguir, estimar, avaliar, calcular,construir, consertar, desenvolver (método), diagnosticar (manutenção), executar, gerenciar (informática), instalar, integrar, dominar, localizar, montar(uma operação), modelar, organizar 9um posto), praticar, preparar, realizar, explicar, identificar, julgar, Medir, opor, provar, reconhecer, redigir, reagrupar, repertoriar, resolver, selecionar,estruturar,traduzir, transpor,verificar, transformar, utilizar...e os verbos técnicos.

20 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – A JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA
É o único item do projeto que apresenta resposta à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidades que vai financiá-la; A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa.

21 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – A JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA
DE FORMA SUCINTA: DELIMITAÇÃO: recortes a fim de focalizar o tema; RELEVÂNCIA: contribuição para o conhecimento e a sociedade; VIABILIDADE: financeira, material e temporal.

22 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – A JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA
Pergunte a você mesmo: O tema é relevante e, se é, por quê? Quais os pontos positivos que você percebe na abordagem da proposta? Que vantagens e benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar?

23 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – REFERENCIAL TEÓRICO
NBR 10520/2002 (CITAÇÕES)‏ É o levantamento das publicações mais relevantes na área, que serve de base à investigação do trabalho proposto; É uma discussão sobre idéias, fundamentos, problemas e sugestões dos vários autores pertinentes e selecionados; A principal finalidade da revisão de literatura é ressaltar a necessidade do estudo e auxiliar na interpretação dos resultados;

24 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – REFERENCIAL TEÓRICO
Por meio da revisão da literatura publicada você irá traçar um quadro teórico e fará a estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa; Também pode ser chamada de: Fundamentação teórica Marco teórico Quadro teórico Estado da arte Revisão bibliográfica Revisão da literatura, entre outros. Analisam-se as mais recentes obras científicas disponíveis.

25 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – METODOLOGIA
Planos de pesquisa, métodos ou procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa; Nesta etapa você irá definir onde e como será realizada a pesquisa; Descrever os passos que serão dados para atingir o objetivo final da pesquisa.

26 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – METODOLOGIA
FAZ-SE NECESSÁRIO ESPECIFICAR: Tipo de pesquisa; Campo e Período da pesquisa; População e Amostra; Critérios de Inclusão e Exclusão Instrumentos de Coleta de Dados; Procedimentos de Coleta de Dados; Processamento e Análise dos Dados; Aspectos Éticos.

27 TIPOS DE PESQUISA Existem várias formas de classificar as pesquisas:
1. Quanto a sua natureza 2. Quanto a forma de abordagem do problema 3. Quanto aos seus objetivos 4. Quanto aos procedimentos técnicos

28 TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista da sua natureza:
Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais; Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

29 TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista da forma de abordagem do problema: * Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, etc...)‏ * Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzidos em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas.

30 TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista dos seus objetivos :
* Pesquisa exploratória: Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas de torná-lo mais explícito; Procura aprimorar idéias e descobrir instituições. Caracterizada por: Levantamento bibliográfico; Entrevistas com pessoas experientes (especialistas)‏ Análise de exemplos similares NA MAIORIA DOS CASOS ASSUME A FORMA DE: Pesquisa Bibliográfica (revisão de literatura, formulação de problema) ou Estudo de Caso.

31 TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa descritiva OU observacional:
Quando se deseja descrever as características de um fenômeno, ou de determinada população; Em geral procura descrever, não tem compromisso de explicar o(s) fenômeno(s) que descreve, embora sirva de base para a explicação. Utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados como o questionários e a observação sistemática; A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário e que ofereça uma descrição da situação no momento da pesquisa. METODOLOGIA INDICADA PARA: quando se pretende descrever determinados fenômenos → ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS; RELATO DE CASOS.

32 TIPOS DE PESQUISA OBS - ESTUDOS OBSERVACIONAIS:
Estudo de Coorte: envolve o seguimento de grupos de indivíduos num período de tempo, podendo ser descritivos ou analíticos, prospectivos ou retrospectivos; Estudo Transversal: a determinação de todos os parâmetros é feita de uma só vez, sem nenhum período de acompanhamento, ou seja, num ponto determinado do tempo (ex: estudos de prevalência e incidência); Estudo Caso-controle: tentam identificar os fatores de risco para as doenças; partem da presença (casos) ou ausência (controles) de doenças e avaliam retrospectivamente na tentativa de encontrar associação.

33 TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa explicativa:
Quando se deseja analisar as causas ou conseqüências de um fenômeno; É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas; As pesquisas explicativas valem-se quase que exclusivamente do método experimental; Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justifica- lhe os motivos, explicar; Procura identificar e esclarecer os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. METODOLOGIA INDICADA PARA: orientar a coleta de dados em pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.

34 TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista dos procedimentos técnicos (DELINEAMENTO): * Pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de materiais já publicados, constituídos principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet; Boa parte dos estudos exploratórios podem ser definidos com pesquisas bibliográficas. * Pesquisa documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico por nenhum autor, assim, não se confunde com a pesquisa bibliográfica;

35 TIPOS DE PESQUISA PRINCIPAIS FONTES DA PESQUISA DOCUMENTAL:
documentos institucionais conservados em arquivos; documentos institucionais de uso restrito; documentos pessoais, como cartas e s; fotografias, vídeos, gravações; leis, projetos, regulamentos, registros de cartório; catálogos, listas, convites, peças de comunicação; instrumentos de comunicação institucionais; Prontuários, etc.

36 TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa experimental OU intervencionista:
Representa o melhor exemplo de pesquisa científica; Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto; Boa parte daquilo que se conhece nas ciências físicas e biológicas foi obtido mediante procedimentos experimentais.

37 TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa Ex-Post-Facto: neste tipo de pesquisa, são tomadas como experimento situações que se desenvolveram naturalmente; EXEMPLO: Se em determinada região existem duas cidades com aproximadamente o mesmo tamanho, mesmo tempo de fundação e características sócio-culturais semelhantes e numa delas se instala uma indústria, as modificações que aí se produzirem poderão ser atribuídas a esse fato, já que a indústria constitui o único fator relevante observado numa cidade e não na outra.

38 TIPOS DE PESQUISA * Levantamento:
Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento de deseja conhecer; Procede-se a solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado, para em seguida, mediante análise quantitativa, obterem as conclusões correspondentes.

39 TIPOS DE PESQUISA * Estudo de Caso: * Pesquisa-Ação:
Quando se envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento; A maior utilidade do estudo de caso é verificada nas pesquisas exploratórias; * Pesquisa-Ação: Quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo;

40 TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas;

41 POPULAÇÃO E AMOSTRA Quanto a população e a amostra deve- se:
Especificar a área de execução da pesquisa – onde e como será realizada a pesquisa; Especificar a população da pesquisa; Especificar o tipo de amostra e a determinação de seu tamanho; Explicar a forma de seleção dos sujeitos da pesquisa.

42 POPULAÇÃO E AMOSTRA TIPOS DE AMOSTRAGEM:
Probabilística: composta por sorteio (os elementos do universo têm a mesma chance de serem escolhidos) e podem ser (baseadas em procedimentos estatísticos): - amostras causais simples – cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; - amostras causais estratificadas – cada estrato, definido previamente, estará representando a amostra; - amostras por grupamento – reunião de amostras representativas de uma população.

43 POPULAÇÃO E AMOSTRA Não-Probabilística: selecionadas de forma acidental ou intencionalmente. Não garantem nenhuma certeza quanto a representatividade do universo: Selecionada por acessibilidade – longe de qualquer procedimento estatístico, seleciona elementos pela facilidade de acesso a eles; Selecionada por tipicidade – seleção de elementos que se considere representativos da população-alvo; requer profundo conhecimento dessa população: * amostras acidentais – composta por acaso, com pessoas que vão aparecendo; * amostras por quotas – diversos elementos constantes da população, na mesma proporção; * amostras intencionais – escolhidos casos para a amostra que representem um “bom julgamento” da população universo.

44 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
OBSERVAÇÃO: Assistemática: não tem planejamento e controle previamente elaborados; Sistemática: tem planejamento, realiza-se em condições controladas para responder aos propósitos pré-estabelecidos; ENTREVISTA: Padronizada ou estruturada: roteiro previamente estabelecido, requer menor preparo do pesquisador; Despadronizada ou não-estruturada: não existe rigidez de roteiro. Pode-se explorar mais amplamente algumas questões. Permite maior liberdade e maior preparo do pesquisador.

45 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
QUESTIONÁRIO: Tipos de perguntas, podem ser: Abertas: “Qual a sua opinião?” – deixa livre; Fechadas: duas escolhas – sim ou não; De múltiplas escolhas: fechadas com uma série de respostas possíveis; Semi-aberta: pode ser fechada em uma resposta e aberta em outra; Encadeada: resposta está condicionada à primeira questão formulada; FORMULÁRIO

46 ASPECTOS ÉTICOS RESOLUÇÃO Nº 196, 10 de outubro de 1996; SISNEP

47 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA
Dimensiona cada uma das etapas do projeto de pesquisa, no tempo disponível para sua execução;

48 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – REFERÊNCIAS
Em ordem alfabética e dentro das normas técnicas: NBR 6023/2002.

49 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – REFERÊNCIAS
MODELOS: DISSERTAÇÃO: SOARES, Luisa de Marillac Ramos. Com a palavra o professor: suas representações sociais da saúde do educador. Campina Grande, 2002, 153 p. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual da Paraíba. LIVRO: BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MERCADO, Francisco Javier (Orgs.). Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis: Vozes, 2004. ARTIGO DE REVISTA CIENTÍFICA: SEVALHO, Gil. Uma abordagem histórica das representações sociais de saúde e doença. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p , julho-setembro, 1993. OBRA COM TÍTULO E SUBTÍTULO: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Orgs.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

50 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – REFERÊNCIAS
CAPÍTULO DE LIVRO: HOSSNE, William Saad. A regulamentação de pesquisa com seres humanos como instrumento de controle social. In: FORTES, Paulo Antônio de Carvalho; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Bioética e Saúde Pública. São Paulo: Edições Loyola, 2003, p DOCUMENTOS DE INTERNET: BRASIL. Constituição Federal. Lei Orgânica da Saúde nº 8.080, de 19 de setembro de Brasília, DF. Disponível em: < Acesso em 31 de agosto de 2006. AUTOR JÁ CITADO EM OBRA ANTERIOR: ______ (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

51 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – REFERÊNCIAS
OBSERVAÇÕES: É importante atentar para a configuração deste item, de acordo com a ABNT. De maneira geral, a norma diz que: O título do item “referências” deve estar centralizado no topo da página e separado do início das obras por dois (2) espaços de 1,5 cm; As obras devem estar alinhadas à esquerda; Devem ser digitadas em espaçamento simples e separadas entre si por um (1) espaço duplo; Devem ainda ser digitadas em ordem alfabética (pelo sobrenome dos autores) e de forma uniformizada, ou seja, o tamanho e a fonte devem ser a mesma para todas; O recurso tipográfico (destaque) utilizado para destacar os títulos das obras deve ser uniforme em todas as referências, ou seja, utilizar negrito OU itálico OU sublinhado, NUNCA utilizar mais de um desses recursos de destaque; Para esclarecer dúvidas e visualizar exemplos além dos citados, consultar a NBR 6023 (Informação e documentação – Referências – Elaboração).

52 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – APÊNDICES E ANEXOS
Elementos complementares ao projeto elaborados pelo pesquisador: TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO; TERMO DE COMPROMISSO DO PESQUISADOR; MODELO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS; OUTROS.

53 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – APÊNDICES E ANEXOS
Elementos de autoria de outra pessoa, declarações, autorizações de instituições, serviços, centros, empresas, mapas, documentos digitais, fotografias feitas por outros, exames médicos, etc.

54 REFERÊNCIAS ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006. BARROS, A. de J. P. ; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de Metologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2007. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2007. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991; ______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. REIS, F. B. dos; CICONELLI, R. M.; FALOPPA; F. Pesquisa científica: a importância da metodologia. Revista Brasileira de Ortopedia, v.37, n.3, março, 2002.


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