A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Orientações sobre o Estágio I ( Disciplinas Pedagógicas ) Adaptado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Orientações sobre o Estágio I ( Disciplinas Pedagógicas ) Adaptado."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Orientações sobre o Estágio I ( Disciplinas Pedagógicas ) Adaptado por: Monitora Viviane Silva da Rosa

2 Orientações sobre o Estagio I – Disciplinas Pedagógicas

3 O Estágio “Estágio é o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar para aprender a prática de uma profissão.” Em Pedagogia: # Estágio I – Disciplinas Pedagógicas (4ª fase) # Estágio II – Ensino Fundamental (4ª fase) # Estágio III – Educação Infantil (5ª fase) # Estágio IV – Gestão Escolar (6ª fase) # Estágio V – Orientação e Supervisão Escolar (7ª fase)

4 Objetivos aprofundar conhecimentos técnicos e instrumentais por meio da inserção nas escolas de Educação Básica; elaborar e aplicar propostas que correspondam a ações pedagógicas e educacionais; possibilitar a formação da consciência crítica-criativa como um espaço privilegiado para seu crescimento intelectual; oportunizar a inserção do acadêmico na prática da atividade docente e no convívio com o ambiente da escola, compartilhando experiências e projetos educativos, visando o desenvolvimento de competências na suas múltiplas dimensões: técnica, humana, política, social, ética e estética.

5 Avaliação a) assiduidade e participação nos encontros de orientação; b) cumprimento do cronograma e das atividades a serem realizadas durante o desenvolvimento do estágio no respectivo módulo de estudo; c) adequação pedagógica e técnica dos planos de intervenção na escola; d) desempenho na intervenção; e) apresentação no seminário de socialização; f) apresentação do relatório dentro das normas técnicas; g) pertinência, coerência e consistência dos relatórios produzidos.

6 Aprovação Será considerado aprovado o acadêmico que, como resultado final da avaliação descrita no item anterior, obtiver média igual ou superior a 7 (sete). Não obtendo a média, o acadêmico será considerado reprovado.

7 O Estagio I – Disciplinas Pedagógicas Refere-se ao Estágio-Pesquisa em Docência no Normal Médio (Magistério) (2 entrevistas com profs. Do Magistério) O acadêmico que puder comprovar experiência de 200h (cerca de 3 meses) de serviço durante o curso ou no máximo 2 anos antes do início (a partir de 2006), pode aproveitar essas horas e fazer um : MEMORIAL DE EXPERIÊNCIA DOCENTE (não precisa fazer entrevista)

8 Datas 31 – 07 = 1º encontro Entrega de material e leitura do Manual 07 – 08 = 2º encontro Explicações e Orientações 14 – 08 = 3º encontro Levantar bibliografia, fazer Fundamentação Teórica e Roteiro de Entrevistas. 02 – 10 = 4º encontro Entrega de Relatórios para correção. 06 – 11 = 5º encontro Socialização Agosto – Orientações e Contato com professores e Escolas Setembro – Entrevistas e Escrever Relatório Outubro – Entrega relatório para correção Novembro – Socialização e entrega Relatório Final

9 Memorial da Prática Docente O que deve contemplar - Até 3 páginas - Cabeçalho como Modelo -Trazer: -Histórico da docência; -Metodologia, atualização, referencias teóricas; -As mudanças na sua prática (como fui e como sou); -Pq ser prof? Anexos - Comprovante do Tempo de Serviço (substitui a ficha 1) - Ficha 2 – Avaliação da Socialização do Estágio - Ficha 3 – Auto-avaliação do desempenho da experiência docente - Ficha 4 – Avaliação do Relatório do Estágio

10 Entrevista (individual ou duplas) Primeiros Passos - Entrar em contato com 2 profissionais de Magistério e falar sobre as entrevistas; - Informar a Monitora sobre a escola que será visitada (onde o entrevistado atua); -Preparar a Fundamentação Teórica e o Roteiro de Entrevista; -Visitar a Escola e levar a documentação necessária (Carta de Apresentação e Termo de Compromisso);- - Fazer a Entrevista e Preparar o Relatório. Dicas - Leia o Anexo XIII do Manual que traz algumas orientações para a fundamentação teórica e o roteiro de entrevista. - Não esqueça de levar a Ficha 1 para ser preenchida pelos entrevistados no dia que realizar a entrevista. - O Termo de Compromisso de Estágio deve ser preenchido, assinado e carimbado pela escola (direção/secretaria)

11 Relatório de Estágio O que deve conter -Capa e Folha de Rosto -Sumário -Introdução -Fundamentação Teórica -Roteiro de Entrevistas -Respostas dos Professores entrevistados -Analise das entrevistas em relação à fundamentação teórica -Considerações Finais -Referências -Anexos: -Termo de Compromisso de Estágio, Ficha I de Desempenho - Avaliação do Entrevistado, Ficha II Avaliação da Socialização, Ficha III Auto-Avaliação e Ficha IV de Avaliação do Relatório

12 Socialização do Estágio Dia: 06 de Novembro de 2009 Todos devem preparar uma apresentação criativa e significativa Faça slides de apresentação, coloque Fotos significativas, apresente exemplos de sua prática, fale da fundamentação teórica, inclua músicas significantes, traga trabalhos de alunos... Lembre-se: sua presença nos dias de estágio são indispensáveis. Não falte e entregue tudo em dia!!!!


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Orientações sobre o Estágio I ( Disciplinas Pedagógicas ) Adaptado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google