A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Prof. Alberto Ignácio Olivares Olivares IESC-2007

2 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
1. APRESENTAÇÃO A necessidade de aprendizagem deverá coincidir com as habilidades atitudes e valores, como elemento essencial para a resolução dos problemas identificados . Assim, o processo educativo não deve ser considerado apenas como um momento da vida acadêmica ,mas sim como um investimento na formação para o trabalho . O Portifólio será construído a partir das vivencias diárias que sejam relevantes na prática e servirá de base para acompanhamento daquela família desde o primeiro ano até o terceiro,de forma que ao final do acompanhamento o aluno acrescentará além dos itens verificados no diagnostico familiar os encaminhamentos referentes ás condutas clinicas necessárias. Após a vivencia da situação problema o aluno deverá: ° Relatar o caso/situação °Realizar comentários °Identificar lições imediatas (O que eu aprendi) °Elaborar plano de estudo do caso/situação °Quais as descobertas feitas (Que respostas eu encontrei) °Angustias /Expectativas

3 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
2. OBJETIVO °Apresentar um instrumento de aprendizagem e avaliação que permita aos alunos terem um entendimento claro do que se espera que eles construam durante o módulo. °Avaliar e acompanhar o aluno durante a construção do instrumento,buscando o alcance dos objetivos propostos tanto ao final de cada etapa como do curso como um todo. °Considerar o Portifólio como uma das etapas do processo de avaliação ,capaz de atender tanto o aluno quanto o tutor e o professor,com o propósito de interagir mais dinamicamente no processo Ensino x Aprendizagem. ° Relatar uma situação a cada vez em que o aluno esteja em área ,que será documentada e acompanhada. °Fazer o Aluno refletir sobre sua metodologia de aprendizado

4 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
3.LINHAS METODOLÓGICAS -O ponto inicial deste modelo de aprendizagem, e repensar a nossa prática, tendo como ponto de partida a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) ,que tem algumas características básicas: °Ser centrada no estudante °Considerar o contexto no qual o estudante vai aplicar o seu conhecimento °Desenvolver a capacidade do aluno para identificar e resolver problemas °Incentivar a troca de experiências. 4. AVALIAÇÃO.- A avaliação de habilidades e atitudes obedecerá ao cronograma próprio do módulo, assim ela será formativa e certificada. A avaliação formativa será realizada durante o curso tendo como objetivo aferir o desempenho do aluno atribuído nota para os seguintes itens:

5 . AVALIAÇÃO: 1.CONHECIMENTO – Nível de conhecimento demonstrado no desenvolvimento das atividades.2. CRIATIVIDADE – Capacidade de encontrar novas e melhores formas no desempenho das tarefas estabelecidas.3. INICIATIVA – Autonomia no desempenho de suas atividades , fazer acontecer. 4. PLANEJAMENTO – Capacidade de planejar as atividades com antecedência e em concordância com o tutor .5. COMPROMISSO NO CUMPRIMENTO DAS TAREFAS – Capacidade de executar tarefas de acordo com as metas planejadas e prazos estabelecidos 6. MOTIVAÇAO – Disposição demonstradas na aprendizagem de novos conhecimentos , estar estimulado a agir positivamente frente a situações problemas do serviço. 7.CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE 8. FLEXIBILIDADE - Adaptabilidade a mudanças 9.ASSIDUIDADE / PONTUALIDADE- Presença constante e pontual ao local de estudo. 10. RESPONSABILIDADE - Responder de forma ética e moral as ações vivenciadas durante a pratica acadêmica .11.DISCIPLINA – Observância das normas propostas pela instituição ,para a excursão do processo.12. APRENDIZADO – Verificação da aptidão e capacidade de ação pra o grau de complexidade esperado de acordo com a serie .13. RELACIONAMENTO – Facilidade de se relacionar com profissionais / usuários em ambiente de trabalho.14. AUTO- CRITICA – Capacidade de reconhecer seus próprios erros e limitações . Esta avaliação será preenchida pelo tutor ao final do modulo.Cada item será pontuado obedecendo a escala de ( 0 a 10 )A media final será a média da somatória dos 14 itens observados

6 MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
PAPEL DO TUTOR °Acompanhar semanalmente a construção do portifólio,discutindo,questionando,supervisionando e avaliando os casos / situações °DISCUTIR com o aluno as conclusões do portifólio da semana anterior


Carregar ppt "Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google