A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido."— Transcrição da apresentação:

1 Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido em dois momentos:

2 . Refutação ou ironia – etapa em que Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. Formulava aos interlocutores perguntas e procurava evidenciar suas contradições. Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos;

3

4 . Maiêutica – etapa em que Sócrates propunha aos discípulos uma nova série de questões, com o objetivo de ajuda-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias. Por isso, essa fase é chamada de “maiêutica”, termo que em grego significa “arte de trazer á luz”.

5 Um corruptor da juventude?
Sócrates não dava importância à condição socioeconômica de seus discípulos. Dialogava com ricos e pobres, cidadãos e escravos. O que importava eram as qualidades interiores de cada pessoa, indispensáveis no processo de autoconhecimento.

6 . Como não fazia distinção entre seus interlocutores e questionava tudo, incluindo as crenças e os valores comuns, foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade ateniense.

7 . Por isso, recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta, veneno mortal extraído de uma planta de mesmo nome.

8 . Diante dos juízes, Sócrates assumiu uma postura altaneira e imperturbável, de quem nada teme. Permanecia absolutamente em paz com sua própria consciência O trecho a seguir é extraído de sua defesa diante das acusações que lhe foram feitas:

9 . “Estás enganado, se pensas que um homem de bem deve ficar pesando, ao praticar seus atos, sobre as possibilidades de vida ou de morte. O homem de valor moral deve considerar apenas, em seus atos, se eles são justos ou injustos, corajosos ou covardes (Platão, Apologia de Sócrates, p.80).

10 . E, assim, Sócrates concluiu, dirigindo-se aos que o absolveram:
“Bem, é chegada a hora de partirmos, eu para a morte, vós para a vida. Quem segue melhor destino, se eu, se vós, é segredo para todos, exceto para a divindade” (p.97).

11


Carregar ppt "Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google