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Os Sofistas.

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Apresentação em tema: "Os Sofistas."— Transcrição da apresentação:

1 Os Sofistas

2 PERÍODO SOCRÁTICO A partir do último pré-socrático (Anaxágoras), a filosofia grega migra para Atenas. Os sofistas inauguram o período socrático. Sofista: designa qualquer um que pratique uma forma de sophia. Surgem atendendo a necessidade de uma nova educação - paidéia, educação racionalista e democrática acessível a todos, destinada a formação do cidadão que deveria viver na pólis (cidade). Vem substituindo a educação tradicional, religiosa, conservadora e aristocrática.

3 Contexto histórico Época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões. Atenas vence os Persas, assumindo a hegemonia e ingressando no mundo internacional com economia, comércio e liderança política. A partir disso, a areté (virtude política) não dependeria da tradição familiar, seria praticada livremente e igualmente por todos. A democracia é dialogal e dialética. O lógos (palavra), assume papel preponderante.

4 Areté praticada por todos

5 Sofistas >Se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades). >Substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão.

6 >Sofistas: Professores ambulantes, viajavam de cidade em cidade, cobravam pelos ensinamentos. >Atraiam a juventude ansiosa para participar da vida pública. Interessavam-se pelo homem e pelo seu lugar na sociedade. Primeiros sofistas conhecidos eram Protágoras, Górgias e Isócratres. Também eram sofistas: Hípias, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco

7 >Críticos aos mitos tradicionais, recusavam tudo o que lhes parecia ser especulação filosófica desnecessária. Achavam que mesmo que houvesse resposta para muitas questões filosóficas, os homens nunca poderiam encontrar explicações verdadeiramente seguras para os enigmas da natureza e do universo. Em filosofia, este ponto de vista é designado por “ceticismo”.

8 Protágoras de Abdera cerca de 487- 420 a.C.)
"O homem é a medida de todas as coisas“. Queria dizer que a justiça e a injustiça, o bem e o mal devem ser sempre avaliados em função das necessidades dos homens. Seu propósito era formar cidadãos, cuja vida em sua plenitude, é a vida pública.

9 >O homem que participa da cidade democrática, deve ser ensinado a pensar, raciocinar e falar. A formação do zôon politikón (cidadão) é atravéz do domínio da palavra, isso o tornará político. >Os sofistas proferiam e ensinavam seus discípulos a utilizar a arte da fala que permitia provar o pró e o contra, a tese e a tese contrária. Foi essa indiferença pela conteúdo que o pecado atribuído pelos sofistas.

10 >Distinguiam a natureza (physis), da norma (nomoi), ou, o espontâneo do convencional, o necessário do contingente, o dado do construído. >Trouxeram grande contribuição a análise da linguagem, à crítica do direito natural e convencional, além de instituírem a cultura propriamente grega.

11 02) Nas modernas pesquisas sobre o papel e o lugar dos Sofistas na filosofia grega, principalmente depois dos trabalhos pioneiros de William Guthrie, a valoração desse personagem tem se alterado, principalmente no que tange à critica aos limites da dialética na obtenção da verdade. Acerca disso, podemos afirmar que: I. o sofista é, de fato, um falastrão que procura tão somente ludibriar o seu público. II. sem a participação dos sofistas, o filósofo poderia desenvolver melhor suas reflexões sobre a ética, o conhecimento, a política etc. III. os sofistas, apesar de serem criticados durante muito tempo nos diversos autores da História da Filosofia, constituíram-se em personagens indispensáveis para o questionamento do processo do conhecimento. IV. os sofistas, com seus questionamentos pertinentes, apresentam os limites da dialética no seu afã de busca da verdade. Assinale a alternativa CORRETA. A( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. B( ) Somente as afirmativas II e III são corretas. C( ) Somente as afirmativas I e III são corretas. D( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. E( ) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

12 Principais filósofos da Antiguidade
Sócrates, Platão e Aristóteles, Cada um marcou de uma certa maneira a civilização européia. Sócrates representa uma linha de separação do ponto de vista cronológico e geográfico É o primeiro filósofo nascido em Atenas, e tanto ele como ambos os seus sucessores viveram e exerceram a sua atividade em Atenas.

13 A partir da época de Sócrates, Atenas torna-se o ponto de encontro da cultura grega. É importante notar que todo o projeto filosófico muda essencialmente, se passarmos dos filósofos da natureza para Sócrates.

14 Sócrates

15 Sócrates ( a.C.) personagem enigmática, não escreveu uma única linha. Nasceu em Atenas e aí passou a sua vida, principalmente nas praças e nas ruas, onde conversava com todo o tipo de gente. Aconselhava às pessoas a saírem da escuridão que havia em seus espíritos. Para alcançarem a luz, seria necessário, buscá-la dentro de nós mesmos –através do auto-conhecimento. “Conheça-te a ti mesmo”: mensagem escrita na entrada do templo de Apolo, e sempre proferida por Sócrates.

16 Procura o que em comum não se conhece mas se deseja conhecer.
Perguntador incansável, irritante, dialogava com todos sobre os mais variados assuntos. Interrogava as pessoas sobre as coisas que hipoteticamente deveriam saber e verificava que não sabiam. Fazia perceberem que o que elas sabiam sobre esses assuntos não passavam de sombras, aparências do que elas, de fato, eram. Procura o que em comum não se conhece mas se deseja conhecer.

17 Acredita que as idéias nasceram inatas junto com a alma que é imortal.
Com a continuidade do diálogo, Sócrates ajudava as pessoas a lembrar do que já sabiam, já que ele pensava que a sabedoria estava dentro de nós (inata), não fora. Acredita que as idéias nasceram inatas junto com a alma que é imortal. Função do mestre, inquietar, despertar, destruir as falsas certezas, provocar a dúvida, suscitar a curiosidade.

18 Ironia Socrática Precisamente por se fingir ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usarem a razão. Sócrates podia simular ignorância ou parecer mais estúpido do que na realidade era: a famosa “ironia socrática”.

19 Maiêutica A mãe de Sócrates era parteira e ele também considerava-se um parteiro de idéias: como ele acreditava que elas estavam nas próprias pessoas, sua atividade consistia em interrogá-las até que as idéias nascessem em suas mentes. O mal estar que provoca com suas perguntas se compara com as dores do parto.

20 No entanto, foi condenado à morte devido à sua atividade filosófica
No entanto, foi condenado à morte devido à sua atividade filosófica. Acusado de subversão, por não reconhecer os deuses do Estado, e no Estado introduzir novas divindades, e de corrupção da juventude. Substitui o Oráculo, à sua consciência pessoal.

21 REMINISCÊNCIA Se conhecer é sempre recordar-se, jamais esquecemos as coisas pela primeira vez, porque, ao imaginar que estamos conhecendo, na realidade, as estamos re-conhecendo, vendo-as pela segunda vez. O conhecimento consiste no retorno das idéias que já se achavam na alma de forma adormecida latente (inatas).


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