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GESTÃO DE BENEFÍCIOS.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE BENEFÍCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE BENEFÍCIOS

2 SISTEMA DE BENEFÍCIOS AO CIDADÃO SIBEC

3 O que é SIBEC? É um sistema informatizado, com acesso via internet, para a operacionalização das atividades de gestão de benefícios (manutenção) pelos municípios. Permite também consultar desde a situação do benefício de uma família específica, até informações gerenciais sintéticas, como a folha de pagamento do Programa Bolsa Família e dos Programas Remanescentes no município. Facilita o trabalho do Gestor Municipal porque pode ser utilizado em qualquer computador com acesso à internet, sem a necessidade de instalar programas ou configurar o computador para realizar as atividades de gestão de benefícios.

4 O que é SIBEC? O Sistema possui diferentes perfis de acesso em âmbito local, todos eles sob a responsabilidade do gestor municipal de realizar o credenciamento. Os perfis municipais disponíveis são: Coordenador Municipal: acesso completo (consulta, manutenção e relatórios) – Grupo de Usuário: PBECW044 Operador Municipal: acesso completo (consulta, manutenção e relatórios) - Grupo de Usuário: PBECW045 Atendimento Municipal: acesso restrito (consulta) - Grupo de Usuário: PBECW051 Instância de Controle Social: acesso restrito (consulta) - Grupo de Usuário: PBECW046

5 REQUISITOS PARA USO DO SIBEC
Para utilizar o SIBEC é necessário: aderir formalmente ao Programa Bolsa Família, submetendo à aprovação do MDS o “Termo de Adesão ao Programa Bolsa Família”, elaborado conforme a Portaria GM/MDS nº 246, de 20 maio de 2005; ter um computador com acesso à internet; dispor de senha de acesso, conforme Instrução Operacional nº 15, de 13 de dezembro de 2006. 5

6 Instrução Operacional nº 15
Divulgar aos estados e municípios orientações sobre os procedimentos para Credenciamento de Usuários ao Sistema de Benefícios ao Cidadão – SIBEC; É o passo a passo com os procedimentos que devem ser adotados durante o processo de credenciamento. O documento traz também informações detalhadas para se entender o processo, tais como: perfis de acessos, registro de senhas, documentação exigida, níveis de acesso, dentre outras 6

7 Procedimento para Credenciamento de Usuários
O processo de credenciamento prescinde de informações pessoais dos futuros usuários, acompanhadas de cópia das documentações, que devem ser providenciadas, individualmente, pelo gestor municipal do PBF no município. Todas estas informações devem ser registradas em formulário oficial da CAIXA, intitulado Ficha de Cadastramento de Usuário Externo – FICUS/E, para qualificação do usuário ao sistema por meio da emissão da senha eletrônica, individual e intransferível. 7

8 Os passos para o Credenciamento de Usuários
Passo a) O gestor municipal do PBF deve orientar usuário do Sistema sobre o preenchimento da Ficha de Cadastramento de Usuário Externo – FICUS/E (anexo I do Guia); Passo b) O município deve enviar ofício à CAIXA assinado pelo gestor municipal do Programa Bolsa Família. Anexar ao ofício da prefeitura os documentos: As FICUS/E dos usuários do sistema, acompanhadas de cópia das documentações (RG e CPF); e Cópia do Formulário de Designação do Gestor Municipal do Programa Bolsa Família, encaminhado ao MDS conforme a Portaria GM/MDS nº 246, de 20 de maio de 2005. 8

9 Os passos para o Credenciamento de Usuários
Passo c) A CAIXA analisa a documentação entregue pelo município e, para cada usuário, envia o documento Comunicado de Cadastramento de Usuário Externo, (Anexo II do Guia) e a Política de Segurança para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas (Anexo III deste Guia); Passo d) O gestor municipal do PBF recebe o Comunicado de Cadastramento de Usuário Externo da CAIXA e a Política de Segurança para Acesso aos Recursos Computacionais da CAIXA por Entidade Externas entrega ao respectivo usuário do sistema. O Comunicado deverá ser aberto apenas pelo usuário; 9

10 Os passos para o Credenciamento de Usuários
Passo e) O gestor municipal do PBF deve orientar o usuário do sistema sobre o cadastramento das senhas; Passo f) O usuário do SIBEC deve cadastrar duas senhas, de acordo com as orientações apresentadas no Guia de Credenciamento: SENHA DO CARTÃO CIDADÃO; e SENHA INTERNET. 10

11 Acessando o SIBEC Passo a) Na internet, digitar o endereço para acesso ao portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - (MDS). Passo b) Na tela principal apresentada, clicar no ícone Bolsa Família (no lado direito), conforme ilustra a figura abaixo: 11

12 Acessando o SIBEC Passo c) Na tela do Programa Bolsa Família, lado esquerdo, é apresentado o menu de opções de navegação. Para prosseguir no acesso ao sistema, basta clicar na opção Gestão de Benefícios e logo em seguida no submenu Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), conforme mostra a figura seguinte: 12

13 Acessando o SIBEC Passo d) Na tela Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC), clicar em ACESSE AQUI O SISTEMA DE BENEFÍCIOS AO CIDADÃO (SIBEC), localizado na parte inferior da tela e indicado pela figura abaixo: OBS: Caso o gestor municipal opte por digitar o endereço da URL, basta copiar o link abaixo: 13

14 Primeiro acesso ao SIBEC (usuários novos)
Passo a) Na tela de Identificação de Usuários, clicar no botão CADASTRAR SENHA INTERNET, conforme a figura abaixo: 14

15 Primeiro acesso ao SIBEC (usuários novos)
Passo b) Informar o NIS e clicar em CADASTRAR SENHA 15

16 Primeiro acesso ao SIBEC (usuários novos)
Passo c) Digitar a Senha do Cartão do Cidadão, que é obtida na agência da CAIXA de relacionamento da prefeitura, e clicar em CONFIRMAR, conforme é indicado pela seta da figura abaixo: 16

17 Primeiro acesso ao SIBEC (usuários novos)
Passo d) Ler o contrato que é apresentado na tela e, caso concorde com as condições, clicar em ACEITO Passo e) Criar, digitar e confirmar uma senha de 6 a 8 dígitos alfanuméricos para acesso ao SIBEC, conforme orientações constantes na tela abaixo, e clicar em CADASTRAR SENHA 17

18 Primeiro acesso ao SIBEC (usuários novos)
Passo f) Ler o conteúdo de cadastramento de senha, conforme mostra a tela abaixo, e clicar em OK 18

19 Tela de Identificação de Usuário
Preencher os campos NIS e Senha (senha internet). Clicar em ENVIAR 19

20 Tela de Identificação de Usuário
Em seguida é apresentada a tela para identificação do CNPJ. 20

21 Tela principal do SIBEC
21

22 Funcionalidades do Sistema
Opção INFRA-ESTRUTURA A opção Infra-estrutura do menu permite o download dos arquivos: Calendário operacional PBF, Calendário operacional PETI/AJO, Calendário de pagamentos, Manual operacional PBF, Manual operacional PETI e Manual operacional AJO. 22

23 Funcionalidades do Sistema
Opção INFRA-ESTRUTURA – Calendário Operacional 23

24 Funcionalidades do Sistema MÓDULO CONSULTA DE BENEFÍCIOS
24

25 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Passo a) No menu, clicar em seqüência nas opções CONSULTA, BENEFÍCIO, POR FAMÍLIA. É exibida a tela SIBEC Consulta benefício – por família – 25

26 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Passo b) Preencher o campo NIS do responsável legal. Este campo é de preenchimento obrigatório. Passo c) Preencher o campo Nome do responsável legal - O nome do responsável familiar é preenchido automaticamente assim que o NIS for encontrado na base de cadastro. Passo d) Selecionar no campo Programa social o programa desejado - Nesta caixa, aparecerá(ão) o(s) programa(s) social(is) que o beneficiário faz parte. Em geral, essa opção é preenchida automaticamente, salvo nos casos em que existam mais de um programa relacionado para o beneficiário. Passo e) Clicar no botão LISTAR para visualizar o resultado da consulta de benefícios por família. 26

27 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Em seguida, é exibida a tela Consulta benefício – por família – Nesta tela são apresentadas informações sobre o benefício da família. 27

28 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Passo f) Na tela SIBEC Consulta benefício – por família – , selecionar o link (azul) na coluna Programa social para ver detalhamentos do benefício. Em seguida, é exibida a tela SIBEC Consulta benefício – por família – Nesta tela, é possível saber qual (is) tipo(s) de benefício(s) a família recebe, valor, situação, validade, etc 28

29 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Passo g) Na tela SIBEC Consulta benefício – por família – , clicar no link Número (cor azul) para visualizar o detalhamento desse tipo de benefício. Em seguida, é exibida a tela Consulta benefício - por beneficiário , conforme mostra a figura abaixo: 29

30 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Para visualizar o detalhamento de histórico familiar, clicar em HISTÓRICO FAMILIAR. : 30

31 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Passo h) Na tela Sibec - Consulta benefício - por beneficiário , clicar no link NIS (cor azul) para visualizar as variáveis sociais existentes para o NIS selecionado. Em seguida, é exibida a tela Dados cadastrados pessoais – , conforme mostra a figura abaixo: 31

32 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Para visualizar o histórico de situação de benefício, clicar em HISTÓRICO DE SITUAÇÃO; será apresentado um histórico de alterações já realizadas para este beneficiário. 32

33 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Na tela SIBEC Consulta benefício – por família – , ao clicar no campo INFORMAÇÕES DE CARTÃO E SENHA, é exibida tela com dados sobre cartão, senha e entrega. 33

34 Funcionalidades do Sistema
Opção CONSULTA Na tela SIBEC Consulta benefício – por família – , ao clicar no ícone (ver detalhe do registro), é exibida a tela com dados sobre os beneficiários indiretos, conforme a figura abaixo: 34

35 Funcionalidades do Sistema MÓDULO MANUTENÇÃO DE BENEFÍCIOS
MÓDULO MANUTENÇÃO DE BENEFÍCIOS 35

36 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO A opção Manutenção permite a realização das atividades de gestão de benefícios: bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de benefícios. Se essas atividades são realizadas, a situação dos benefícios é modificada. Importante: É imprescindível conhecer o conteúdo da Portaria GM/MDS nº 555, de 11 de novembro de 2005, para uma eficiente operacionalização do Sistema com domínio de informação das atividades de gestão de benefícios. 36

37 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO Regras para a manutenção na família Cancelamento: Atua sobre o benefício com situação de Liberado ou Bloqueado. O cancelamento no nível de Família exerce ação em todos os benefícios da família, sejam eles básico, variáveis, BVJ ou extraordinários. Reversão de benefícios: Atua sobre o benefício em qualquer situação, exceto às de bloqueado. A reversão de benefícios submete todos os benefícios do responsável familiar ao processo de reavaliação única. Para que isso ocorra à base do SIBEC receberá diariamente as atualizações realizadas no Cadastro Único por meio do processo de alteração cadastral diária. Conseqüentemente, o benefício será reavaliado em tempo real e apresentará duas situações: Se o resultado da reavaliação for positivo, o benefício passará a apresentar a situação de concedido. Caso o resultado da reavaliação seja negativo, será exibido no histórico do benefício o motivo principal que impediu a sua reversão. 37

38 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO Regras para a manutenção na família Bloqueio: Atua sobre benefício com situação de Liberado e Em pagamento. O bloqueio no nível de Família incide em todos os benefícios da família, sejam eles básico, variáveis, BVJ ou extraordinários. Desbloqueio: Atua sobre benefício com situação de Bloqueado. O desbloqueio no nível de Família incide em todos os benefícios da família, sejam eles básico, variáveis, BVJ ou extraordinários. 38

39 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO Reflexos das ações de manutenção no benefício Cancelamento: O benefício na situação de Cancelado não gera parcelas de pagamento na folha de pagamento.O cancelamento recai sobre todo o benefício, inclusive sobre parcelas não sacadas. Reversão de benefícios: Libera as parcelas retroativas que forem marcadas para recebimento para a próxima folha de pagamento. Para o Gestor Municipal a reversão, comandada até 60 dias a retroação é automática. Para o Gestor Federal o comando de reversão possibilita a retroação em até 12 parcelas. 39

40 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO Reflexos das ações de manutenção no benefício Bloqueio: O benefício gera parcelas na folha de pagamento com situação de Bloqueado e as parcelas não sacadas também são bloqueadas. Desbloqueio: Libera todas as parcelas bloqueadas na base de pagamento, no período da validade das parcelas, e o benefício passa a gerar parcelas na folha de pagamento. 40

41 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Por intermédio dessa função, é possível realizar todas as atividades de gestão de benefícios. Passo a) Na tela SIBEC – Menu, clicar nas opções MANUTENÇÃO, BENEFÍCIO, SITUAÇÃO. É exibida a tela SIBEC – Manutenção de situação de benefício – 41

42 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Passo b) Preencher o campo NIS do responsável legal. Este campo é de preenchimento obrigatório. Passo c) Preencher o campo Nome do responsável legal. O nome do responsável familiar é preenchido automaticamente, assim que o NIS for encontrado na base de cadastro. Passo d) Selecionar no campo Programa social o programa desejado. Nesta caixa, aparecerá(ão) o(s) programa(s) social(is) que o beneficiário faz parte. Em geral, essa opção é preenchida automaticamente, salvo nos casos em que existam mais de um programa relacionado para o beneficiário. Passo e) Clicar no botão LISTAR para visualizar o resultado da consulta de benefícios por família. É exibida a tela SIBEC - Manutenção de situação de benefício , com os dados do NIS do responsável legal. Sobreposta a esta, aparecerá uma tela de alerta sobre manutenção de benefício, conforme mostra a figura abaixo: Para prosseguir, clicar no botão OK 42

43 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Caso esteja digitando um NIS inválido, o sistema apresentará a seguinte mensagem: Caso esteja digitando um NIS não pertencente ao seu município, o sistema apresentará a seguinte mensagem: 43

44 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Bloquear Passo a) Na tela SIBEC – Manutenção de situação de benefício – , no campo Ação, na lista, selecionar Bloquear. 44

45 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Bloquear Passo b) Na mesma tela, no campo Motivo, selecionar o motivo adequado à situação. Passo c) Preencher obrigatoriamente o campo Justificativa. 45

46 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Bloquear Passo d) Na mesma tela, clicar no botão CONFIRMAR. É exibida a mensagem sobre bloqueio. Passo e) Clicar no botão OK para confirmar a ação de bloqueio ou no botão CANCELAR para interromper a ação efetuada. 46

47 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Desbloquear Passo a) Na tela SIBEC - Manutenção de situação de benefício , no campo Ação, na lista, selecionar Desbloquear. 47

48 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Desbloquear Passo b) Preencher obrigatoriamente o campo Justificativa Passo c) Na mesma tela, clicar no botão CONFIRMAR. É exibida a mensagem sobre desbloqueio. Passo d) Clicar no botão OK para confirmar a ação de desbloqueio ou no botão CANCELAR para interromper a ação efetuada. 48

49 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Desbloquear Importante: Para realizar o desbloqueio de benefício bloqueado pelo motivo “procedimentos de fiscalização” é necessário encaminhar ofício à Coordenação-Geral de Fiscalização da Senarc, conforme modelo específico disponível em A tentativa de desbloqueio pelo município ocasionará a exibição da seguinte mensagem: 49

50 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Cancelar Passo a) Na tela SIBEC - Manutenção de situação de benefício , no campo Ação, selecionar Cancelar. 50

51 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Cancelar Passo b) Na mesma tela, no campo Motivo, selecionar o motivo adequado à situação. Passo c) Preencher obrigatoriamente o campo Justificativa. 51

52 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Cancelar Passo d) Na mesma tela, clicar no botão CONFIRMAR. É exibida a mensagem sobre cancelamento. Passo e) Clicar no botão OK para confirmar a ação de cancelamento ou no botão CANCELAR para interromper a ação efetuada. 52

53 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Desfazer ação Importante: Caso queira desfazer a ação de cancelamento no mesmo dia do comando, basta seguir os passos do item a seguir: Passo a) Na tela SIBEC – Manutenção de situação de benefício – , no campo Ação, selecionar Desfazer Ação Passo b) Na mesma tela, clicar no botão CONFIRMAR. É exibida a mensagem sobre desfazer ação: “Atenção Sr. Usuário. Esta ação retornará o benefício e as parcelas a situação imediatamente anterior. Confirma?” 53

54 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Desfazer ação Passo c) Clicar no botão OK para confirmar a ação ou no botão CANCELAR para interromper a ação efetuada. Importante: Caso a ação de DESFAZER AÇÃO seja comandada em data diferente do mesmo dia do comando, o sistema apresentará a seguinte mensagem: 54

55 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Reverter benefício Passo a) Na tela SIBEC - Manutenção de situação de benefício , no campo Ação, selecionar Reverter Benefício. Passo b) Preencher obrigatoriamente o campo Justificativa. 55

56 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Reverter benefício Passo c) Na mesma tela, clicar no botão CONFIRMAR. É exibida a mensagem sobre reversão de benefício. Passo d) Clicar no botão OK para confirmar a ação de reversão ou no botão CANCELAR para interromper a ação efetuada. 56

57 Funcionalidades do Sistema
Opção MANUTENÇÃO do Menu Reverter benefício Importante: Para realizar a reversão de benefício já cancelado pelo motivo “procedimentos de fiscalização” é necessário encaminhar ofício à Coordenação-Geral de Fiscalização da Senarc, conforme modelo específico disponível em A tentativa de reversão pelo município ocasionará a exibição da seguinte mensagem: 57

58 Funcionalidades do Sistema
MÓDULO RELATÓRIOS 58

59 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Esta função permite a emissão de diversos tipos de relatórios, são eles: • Analítico: • acompanhamento operacional: - cartões não entregues; - situação de benefícios (Automático); - cartões emitidos; • acompanhamento financeiro: - folha de pagamento; - benefícios não pagos. • Sintético: - relatório sintético de cartões emitidos; - monitoramento dos motivos de manutenção; - benefícios não pagos; - evolução de benefícios. • Consulta relatórios e arquivos 59

60 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório – Cartões não entregues (analítico e sintético) Esse relatório contém a lista dos cartões emitidos a cada período de 180 dias e não ativados até a data da sua construção. Com ele, o município pode conhecer quais famílias do PBF tiveram concessão de benefícios e ainda não estão com os seus cartões para saque. Passo a) Na tela SIBEC – Menu, clicar nas opções RELATÓRIO, ANALÍTICO, ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL, CARTÕES NÃO ENTREGUES. Aparecerá a tela Cartões não entregues Selecionar o programa social, a abrangência, a data da extração e clicar em SOLICITAR. 60

61 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório – Cartões não entregues (analítico e sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. 61

62 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório – Cartões não entregues (analítico e sintético) Passo c) Na tela Download de Arquivo, que é a tela de transferência de arquivo, clicar em ABRIR para visualizar o arquivo na internet ou clicar em SALVAR para salvá-lo em seu computador. 62

63 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório – Situação de benefícios (Automático) - (analítico e sintético) Relatório mensal que contém o histórico das ações de gestão de benefícios do município desde outubro de 2003. Passo a) Na tela SIBEC – Menu, clicar nas opções RELATÓRIO, ANALÍTICO, ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL, SITUAÇÃO DE BENEFÍCIO (AUTOMÁTICO). Aparecerá a tela Situação de benefícios - posição mensal Selecionar o tipo de Programa social, a Abrangência, o Mês/ano e clicar em SOLICITAR. 63

64 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório – Situação de benefícios (Automático) - (analítico e sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. Passo c) Na tela Download de Arquivo, que é a tela de transferência de arquivo, clicar em ABRIR para visualizar o arquivo na internet ou em SALVAR para salvá-lo em seu computador. 64

65 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Cartões emitidos (analítico e sintético) Relatório mensal gerado a partir de informações do Sistema de Cartão do Cidadão (SICID), que contém a referência do mês em que o cartão foi emitido, nome do beneficiário, endereço, data de nascimento do titular do cartão, NIS e município de origem Passo a) Na tela SIBEC - Menu, clicar nas opções RELATÓRIO, ANALÍTICO, ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL, CARTÕES EMITIDOS. Surgirá a tela Cartões emitidos por município Selecionar, na lista, a UF, o Município, e clicar em VISUALIZAR. 65

66 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Cartões emitidos (analítico e sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. 66

67 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Cartões emitidos (analítico e sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. Passo c) Na tela Download de Arquivo, que é a tela de transferência de arquivo, clicar em ABRIR para visualizar o arquivo na internet ou clicar em SALVAR para salvá-lo em seu computador. 67

68 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Folha de Pagamento (analítico e sintético) Esse relatório, gerado mensalmente, é o mais completo disponível no SIBEC. Contém as principais informações cadastrais do responsável legal e seus dependentes (nome, endereço, NIS, código domiciliar) além de trazer informações sobre todos os benefícios da família (situação de benefício, valor, competência inicial e final) Passo a) Na tela SIBEC – Menu, clicar nas opções RELATÓRIO, ANALÍTICO, ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO, FOLHA DE PAGAMENTO. Aparecerá a tela Folha de pagamento - por UF/município Selecionar o tipo de Programa social, a Abrangência, a Folha de pagamento e clicar em SOLICITAR. 68

69 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Folha de Pagamento (analítico e sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. Passo c) Na tela Download de Arquivo, que é a tela de transferência de arquivo, clicar em ABRIR para visualizar o arquivo na internet ou em SALVAR para salvá-lo em seu computador. 69

70 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Benefícios não pagos (analítico e sintético) Esse relatório contém informações sobre as parcelas de benefício não sacadas pelos beneficiários, respeitado o prazo de validade da parcela que é de 90 dias para o saque. As informações disponíveis neste relatório referem-se aos três meses anteriores a sua geração. Exemplo: o arquivo gerado no mês de dezembro de 2007 mostra os benefícios não sacados nos meses de setembro, outubro e novembro de 2007. Passo a) Na tela SIBEC - Menu, clicar nas opções RELATÓRIO, ANALÍTICO, ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO, BENEFÍCIOS NÃO PAGOS. Aparecerá a tela Benefícios não pagos - por UF/município Selecionar o tipo de Programa social, a Abrangência, a Data de extração e clicar em SOLICITAR. 70

71 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Benefícios não pagos (analítico e sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. Passo c) Na tela Download de Arquivo, que é a tela de transferência de arquivo, clicar em ABRIR para visualizar o arquivo na internet ou clicar em SALVAR para salvá-lo em seu computador. 71

72 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Evolução de benefícios (sintético) Relatório consolidado da evolução de benefícios no município (quantidade de inclusão de famílias e desligamento de famílias no município). Este relatório permite ao município saber qual a quantidade de famílias que entram e saem no PBF, mensalmente. Passo a) Na tela SIBEC – Menu, clicar nas opções RELATÓRIO, SINTÉTICO, ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO, EVOLUÇÃO DE BENEFÍCIOS. Aparecerá a tela Evolução de benefícios nos municípios Selecionar o tipo de Programa social, a Abrangência, a Folha de pagamento e clicar em SOLICITAR. 72

73 Funcionalidades do Sistema
Opção RELATÓRIO do Menu Relatório - Evolução de benefícios (sintético) Passo b) Na tela Consulta relatórios e arquivos – , marcar o campo Seleção e clicar em SALVAR. Passo c) Na tela Download de Arquivo, que é a tela de transferência de arquivo, clicar em ABRIR para visualizar o arquivo na internet ou em SALVAR para salvá-lo em seu computador. 73

74 Muito Obrigado!


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