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1 O PLANO DE NEGÓCIOS P.N. Business Plan. 2 O PLANO DE NEGÓCIOS O PLANO DE NEGÓCIOS Parte 1: Motivação para fazê-lo O que é ?

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1 1 O PLANO DE NEGÓCIOS P.N. Business Plan

2 2 O PLANO DE NEGÓCIOS O PLANO DE NEGÓCIOS Parte 1: Motivação para fazê-lo O que é ?

3 3 O que é um PLANO DE NEGÓCIOS - P.N. ? O Plano de Negócios não é ainda uma ferramenta muito difundida no Brasil; Com a abertura da economia para o mundo globalizado verifica-se que isso tem mudado nos últimos anos; O P.N. está se tornando o instrumento de planejamento das empresas.

4 4 O que é um PLANO DE NEGÓCIOS - P.N. ? O Plano de Negócios está se tornando uma metodologia altamente difundida e aplicada tanto em empresas quanto fora delas. Por que? O Plano de Negócios é uma linguagem! É o planejamento de uma empresa!

5 5 Porquê eu?

6 6 Porquê as empresas fecham? Não conseguimos ver o negócio por inteiro

7 7 Viabilidade Planejamento Apoio Capital Não conseguimos ver o negócio por inteiro

8 8 Plano de Negócios média pequena micro indústria Comércio Serviços iniciante consolidadas Em reestruturação

9 9 O que é um PLANO DE NEGÓCIOS - P.N. ? Ele mostra todos os detalhes: quem são os empreendedores, qual é o produto, quais e quantos são os clientes, quem são os concorrentes; qual é o processo tecnológico de produção e vendas, qual é a estrutura de gerenciamento, quais são as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros.

10 10 E por que é feito o P.N. ? Por inúmeros motivos, entre os quais alguns são fundamentais: 1)É um instrumento de diminuição de riscos. Ao fazer o Plano de Negócios, o empreendedor estuda a viabilidade de um produto sob todos os aspectos;

11 11 E por que é feito o P.N. ? 2)É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo. Sim, é um instrumento de reflexão sobre a empresa: vale a pena? É o negócio que sonhei ?

12 12 E por que é feito o P.N. ? 3) Depois de feito, o Plano de Negócios indica novos caminhos entre eles, mesmo a desistência da idéia.

13 13 E por que é feito o P.N. ? 4)É um espaço onde os erros saem mais baratos no papel ou na tela do computador !!!

14 14 E por que é feito o P.N. ? 5)É também uma linguagem entre o empreendedor e todos os seus parceiros: sócios, empregados, investidores, bancos, contadores, agências governamentais de fomento e financiamento, etc..

15 15 RESUMINDO: O Plano de Negócios deve ser feito com o objetivo de: identificar oportunidades e ameaças; suportar as decisões que o empreendedor deverá tomar para se tornar bem sucedido; ser um instrumento que permite ao empreendedor condensar as informações que são obtidas no mercado; sensibilizar os parceiros e os investidores; avaliar as diversas influências ambientais incidentes sobre o seu novo negócio, podendo assim, minimizar o seu risco.

16 16 P.N. - uma nova metodologia... Portanto, antes de abrir a sua empresa, elabore um Plano de Negócios. Este instrumento irá facilitar o planejamento do seu empreendimento, ao mesmo tempo que evitará que você abra um negócio baseado apenas num entusiasmo, sem um estudo prévio.

17 17 A relação empresa - mercado O P N é um instrumento eficaz na relação empresa-mercado pois é conjunto de informações elaboradas de forma organizada, sobre o empreendimento nos seus aspectos mais importantes. A empresa: sua missão, metas, sócios, gerentes e estratégias; Seus produtos, seus serviços, seus benefícios, mercado e clientes; O patrimônio e a vida financeira realizada e projetada.

18 18 O P.N. é o instrumento de business entre as empresas O Plano de Negócios é uma ferramenta aceita e utilizada em todo o mundo entre as empresas. Ele possui várias aplicações estratégicas e operacionais tais como: Alavancar e prospectar novos negócios; Negociar a empresa; Promover alianças; Obter capital de risco; Participar de editais; Comunicar com o público interno; Comunicar com a sociedade em geral, clientes, fornecedores, governo, instituições financeiras.

19 19 O PLANO DE NEGÓCIOS P.N. O PLANO DE NEGÓCIOS P.N. Parte 2: Formato Apresentação

20 20 Apresentação do PN Formato e encadernação Tamanho de 5 a 35 páginas excluindo anexos; Faça uma cuidadosa revisão gramatical, de ortografia e de pontuação use a verificação ortográfica do editor peça uma revisão de um especialista

21 21 Apresentação do PN Formato e encadernação Utilize papel mais encorpado - por ex. 90 gr. Utilize índice - não esqueça de revisa-lo Utilize separadores com orelha para os capítulos Cada capítulo em página nova !

22 22 Apresentação do PN Formato e encadernação Garanta uma aparência profissional use no máximo 2 ou 3 fontes (Helvética para títulos, Times Roman ou Palatino para corpo) use negrito, itálico ou grifo para destaques; use bulletspara identificar itens- por ex: 4 Aasasas... u Asasaas... o Asasasas...

23 23 Apresentação do PN Formato e encadernação Encaderne o plano com aparência profissional utilize binders- fichários discretos; alternativamente utilize encadernação espiral; evite encadernação que não se mantém aberta; numere individualmente cada cópia do plano distribuida.

24 24 Apresentação do PN Distribuição Mantenha controle da distribuição do plano; Distribua seu plano apenas para interessados potenciais; Use numeração menor que 12 !

25 25 Apresentação do PN Distribuição Proíba a cópia ou reprodução ! Indique confidencialidade; Solicite a assinatura de documento de confidencialidade - Non Disclosure - ???

26 26 Apresentação do PN Apresentação Oral Fundamental quando o propósito for o de obtenção de capital ; Limite a apresentação a 20 minutos; Seja conciso e fácil de entender; Seja entusiasta - mas não exagere ! Use recursos audio-visuais (Power Point, slides, etc)

27 27 Apresentação do PN Apresentação Oral Envolva os membros da equipe: marketing - 5 min em marketing financeiro - 5 minutos no financeiro, etc isto vende uma visão de equipe ! Faça uma pequena demonstração do seu produto se possível - rápida e concisa ! Forneça uma cópia do seu Plano para leitura de mais detalhes pelos investidores.

28 28 Apresentação do PN Follow up Faça contato através de ligação telefônica ou carta após 7-10 dias da entrega do plano; Avalie a reação para orientar os seus próximos passos.

29 29 Apresentação do PN Itens para revisão Eu apresentei de forma completa a visão da minha empresa ? Eu tenho a equipe técnica e de gerenciamento necessária ? Existe mercado para o meu produto ? A descrição do produto ou serviço é clara ? Eu defini com clareza o meu mercado alvo ?

30 30 Apresentação do PN Revisão Eu conheço a concorrência - pontos fracos e fortes ? O Plano Financeiro é realista ? O Plano descreve o ROI -return on investments ?

31 31 Elaborando seu plano de negócios

32 32 Estrutura do Plano De Negócios Sumário Executivo Resumo da empresa Produtos e Serviços Análise do Mercado Estratégia do Negocio Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro

33 33 Sumário executivo

34 34 Sumário executivo É um extrato competente e motivante do Plano de Negócios. Qual a área de negócios, qual o produto ou serviço, qual o mercado e que fatia desse mercado queremos obter? Tudo isso, sem explicar em detalhes, mas dito de maneira clara, objetiva e sucinta.

35 35 Composição do Sumário Executivo Objetivo do plano de negócios A empresa ou produto: a oportunidade que foi identificada, sua transformaçÃo em negocio O que será vendido, qual o mercado para os produtos da empresa e como será feita a abordagem a este mercado? Qual a missão da empresa, a imagem que se pretende projetar dela, os fatores críticos de sucesso?

36 36 Um resumo de como o produto ou serviço será vendido, como vai se manter atualizado e como serão cumpridos os objetivos da empresa, isto é, como vai ser sua operação Quem são os seus sócios e a estrutura de propriedade da empresa? Quais os investimentos necessários para a empresa ou unidade de negócios se posicionar no mercado?

37 37 Quanto serás necessário mensalmente para manter a empresa em funcionamento sem faturar? Qual a receita prevista e como vai ser sua evolução? Em que ponto a empresa passa a ter receitas capazes de cobri suas despesas? Quando os investidores irão recuperar seus investimentos e quais as perspectivas futuras?

38 38 Conceitos estudados Sumário executivo

39 39 Descrevendo a oportunidade O que falta ao consumidor? O que faria o consumidor se interessar e comprar alguma coisa? O que poderia ajudar as pessoas a realizar suas tarefas diárias, seus objetivos imediatos e de longo prazo, a enfim, seus sonhos de vida? O que poderia mudar a vida das pessoas?

40 40 Exemplo A habilidade de reconhecer oportunidades Segundo os Christopher Mayer, os heróisdo Silicon Valley não são aqueles que descobrem soluções técnicas brilhantes, mas sim aqueles que estão constantemente olhando para o mundo exterior,farejando novas oportunidades e criando novas formas de valor para preenchê-las, por exemplo a Yahoo!, que criou um bom índice de conteúdos apenas porque percebeu que a Internet precisava de algo mais completo do que um mecanismo de busca.

41 41 A Intuit que percebeu que o PC tinha que oferecer uma solução financeira que trouxesse mais benefícios a uma pessoa do que simplesmente fazer contas no papel com lápis. Para Meyer, as inovações dores de maior êxito, de um modo geral, são aquelas que encontram uma nova maneira de combinar teologia se existentes para criar valor para as pessoas.

42 42 Segundo Bran Ferren, vice-presidente da Walt Disney, há dois gêneros de inovadores-os que têm idéias geniais e os que pensam na melhor forma de resolver as necessidades dos clientes. Embora idéias geniais sejam mais excitantes, Ferrem argumenta que as idéias que resolvem melhor os problemas dos consumidores são as que resultam em histórias empresariais de sucesso.

43 43 Exercício Pense e um negócio bem-sucedido que você conhece. Qual foi a oportunidade vislumbrada pelos que iniciaram o projeto?

44 44 Resumo da empresa

45 45 O resumo da empressa O formatação ou modelagem do negócio Pronto para escrever o plano quando conseguimos perceber uma oportunidade e formatar um negócio a partir dela. É escrever como a empresa vai ser

46 46 Exemplo de modelagem do negócio O BC imponha aos bancos que realizem um controle sobre a lavagem de dinheiro. Uma empresa de software fica sabendo e analisa como é feita a lavagem de dinheiro e, a partir daí, imagina um software que poderá atender os requisitos do BC. Entende rapidamente que vários bancos vão a querer encontrar uma solução para o mesmo problema é que seu software poderá têm valia para eles. O fabricante do sobtware prepara-o para ser um produto que possa ser oferecido ao mercado: monta equipes de produto, comercial e uma de suporte.

47 47 Unidade de negócios A unidade de negócios solução em ou organizações de grande porte e Melhor que criar uma empresa Necessidade de plano de negócios

48 48 Exemplo Philips, Possui uma unidade de aparelhos eletrônicos de entretenimento é uma unidade de equipamentos eletrônicos para uso médico e hospitalar

49 49 Efeito turbo É o resultado é produzido por uma extensão do negócio, constituindo uma unidade que pode ampliar o negócio original, trazendo pequenas despesas adicionais e novas receitas de valor, e aumentando os lucros Exemplo colégio

50 50 Informações sobre propietários Curriculuns Forma de dividir responsabilidades

51 51 Proprietários Investidores Fazer parte da Administração Adquirir ações negociadas na bolsa

52 52 Especificação da forma Jurídica Capital Sede Divisão das cotas ou açoes

53 53 Plano para começar a empresa Gastos iniciais de abertura e operação nos primeiros meses Local de funcionamento

54 54 Resumo da empresa Descrevendo a oportunidade Proprietários Sumário do Start-up Serviços da empresa Localização da empresa


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