A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distorção do Ego em termos de Falso e Verdadeiro Self D.W.Winnicott (1960) Adriana Simão Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distorção do Ego em termos de Falso e Verdadeiro Self D.W.Winnicott (1960) Adriana Simão Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica."— Transcrição da apresentação:

1 Distorção do Ego em termos de Falso e Verdadeiro Self D.W.Winnicott (1960) Adriana Simão Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica

2 No caminho do desenvolvimento emocional do bebê, a satisfação de um instinto resulta em fortalecimento do ego ou do Self Verdadeiro. À medida em que o bebê experimenta, através de um ambiente provisional bom (a mãe), a coesão dos vários elementos sensório-motores que deve gerar um gesto espontâneo, está a indicar a existência de um Self Verdadeiro.

3 O Falso Self é uma estrutura defensiva que tem como função ocultar ou proteger o Self Verdadeiro de condições ambientais anormais. As repetidas falhas maternas em satisfazer o gesto do bebê ou a substituição pelo seu próprio gesto, levando à submissão, é o estágio inicial do Falso Self.

4 Quando a adaptação da mãe é suficientemente boa, o bebê experimenta o pleno exercício da onipotência até sua renúncia. Gradativamente o bebê reconhece o objeto externo.

5 Quando a adaptação da mãe não é suficientemente boa, o processo do uso de símbolo fica fragmentado. O bebê permanece isolado. Para sobreviver, é forçado à uma falsa existência.

6 Self Verdadeiro É espontâneo É criativo Sente-se real Falso Self Sensação de irrealidade Sentimento de futilidade

7 Graus do Falso Self 1.Oculta o VSelf: FSelf se implanta como real, é a pessoa real. as carências essenciais acabam por denunciar o falso self. 2.Defende o VSelf: ao VSelf é permitido uma vida secreta 3.Representação do FSelf: em atitudes sociais polida e amável.

8 A análise do Falso Self 1.O FSelf organizado está associado a uma rigidez de defesas 2.O contato inicial do analista é com o FSelf do paciente 3.O analista deve estar preparado para entrar em contato com a extrema dependência que antecede à emergência do VSelf. 4.O maior progresso na área do FSelf é reconhecer a não-existência do paciente.


Carregar ppt "Distorção do Ego em termos de Falso e Verdadeiro Self D.W.Winnicott (1960) Adriana Simão Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google