A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se movimenta a água na superfície terrestre?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se movimenta a água na superfície terrestre?"— Transcrição da apresentação:

1 Como se movimenta a água na superfície terrestre?
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Como se movimenta a água na superfície terrestre? Como se movimenta a água na superfície terrestre? Precipitação Condensação Evaporação Escoamento Evapotranspiração Retenção Retorno ao oceano Infiltração

2 Dinâmica de uma bacia hidrográfica | O que é um rio?
Curso de água permanente que corre num leito escavado e alargado por si próprio. Leito Área ou superfície coberta pela água de um rio. Caudal Quantidade de água de um rio que passa numa secção do seu leito. Exprime-se em m³/s.

3 Como se organizam os rios?
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Como se organizam os rios? Como se organizam os rios? Rede hidrográfica Conjunto de cursos de água constituído por um rio principal e respetivos afluentes. Subafluentes Afluentes Rio principal

4 Como se organizam os rios?
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Como se organizam os rios? Como se organizam os rios? Bacia hidrográfica Área constituída por terras cujas águas escorrem para um rio e seus afluentes.

5 Erosão fluvial Desgaste Transporte Acumulação
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Erosão fluvial Erosão fluvial Designa-se erosão fluvial a que é provocada pelos rios e cursos de água. As ações de erosão fluvial são três: Desgaste Transporte Acumulação

6 Vale aberto de fundo plano
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | As secções de um rio e tipos de vale As secções de um rio e tipos de vale Secção superior Secção média Secção inferior Vale em “V” fechado Vale em “V” aberto Vale aberto de fundo plano

7 Vale em “V” fechado Inclinação acentuada Leito estreito
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | As secções de um rio e tipos de vale Vale em “V” fechado Inclinação acentuada Leito estreito Vertentes íngremes Ação predominante de desgaste

8 Vale em “V” aberto Inclinação suave Leito largo
A TERRA | Clima e Formações Vegetais | As secções de um rio e tipos de vale Vale em “V” aberto Inclinação suave Leito largo Vertentes pouco abruptas Ação predominante de transporte

9 Vale aberto de fundo plano
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | As secções de um rio e tipos de vale Vale aberto de fundo plano Inclinação quase inexistente Leito plano e largo Vertentes pouco íngremes Ação predominante de acumulação

10 Formas de relevo fluvial
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial De acordo com as características climáticas, o relevo, o solo, a cobertura vegetal e a ação do ser humano em cada região, existem diferentes formas de relevo relacionadas com os rios. Essas formas são diferentes, dependendo da secção do rio onde nos encontramos.

11 Formas de relevo fluvial – Secção superior
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção superior Gargantas Aparecem em áreas de rochas duras nas quais o rio escava um vale estreito.

12 Formas de relevo fluvial – Secção superior
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção superior Rápidos Formam-se quando uma cascata sofre desgaste depois de muito tempo e o desnível diminui.

13 Formas de relevo fluvial – Secção média
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção média Meandros Evidenciam um aspecto sinuoso do rio, adaptando-se às características do terreno.

14 Formas de relevo fluvial – Secção inferior
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção inferior Estuário É um tipo de foz, na qual o rio desagua por um único canal.

15 Formas de relevo fluvial – Secção inferior
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Formas de relevo fluvial Formas de relevo fluvial – Secção inferior Delta É a foz de um rio, que desagua por mais do que um canal.

16 Elementos topográficos de uma bacia hidrográfica
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Elementos topográficos de uma bacia hidrográfica Elementos topográficos de uma bacia hidrográfica Nascente Garganta Cascata Vale Rio principal Meandro We need different picture – the one from page 151 fig.22-D Foz

17 Rede hidrográfica europeia
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Rede hidrográfica europeia Rede hidrográfica europeia Rede hidrográfica bastante densa Rios pouco extensos quando analisados numa perspetiva mundial O rio mais extenso é o Volga, que percorre km.

18 Rede hidrográfica de Portugal continental
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Rede hidrográfica de Portugal continental Rede hidrográfica de Portugal continental O regime dos rios portugueses é irregular, pois no inverno, fruto da maior precipitação, os caudais são maiores. Os principais rios são internacionais: Tejo, Douro e Guadiana. Principais rios nacionais: Mondego e Sado. Regime: variação de do caudal de um rio ao longo do ano.

19 Rede hidrográfica dos arquipélagos
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Rede hidrográfica dos arquipélagos Rede hidrográfica dos arquipélagos Dada a pequena dimensão das ilhas, a rede hidrográfica é composta por ribeiras que apresentam uma disposição radial, fruto do relevo acidentado. O relevo possibilita a existência de torrentes.

20 Bacias hidrográficas de Portugal
Dinâmica de uma bacia hidrográfica | Bacias hidrográficas de Portugal Bacias hidrográficas de Portugal O território português é dominado pelas bacias hidrográficas de quatro rios: Minho, Douro, Tejo e Guadiana ocupando 63% do território nacional. Nos arquipélagos as bacias são bastante pequenas.


Carregar ppt "Como se movimenta a água na superfície terrestre?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google