Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Júlia Moreira Barreiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
Escola Palavra Viva Ensino Fundamental
1 º ano
2
Manhã: Entrada - 7 horas e 30 minutos
HORÁRIO DE ENTRADA Manhã: Entrada - 7 horas e 30 minutos Saída - 12horas Tarde: Entrada – 13 horas Saída – 17 horas e 30 minutos Observação: O horário deve ser sempre respeitado para que o aluno tenha um bom aproveitamento pedagógico.
3
GRADE CURRÍCULAR Disciplinas Disciplinas extras Língua Portuguesa 05
Matemática História 02 Geografia Ciências Arte 01 Educação Física Disciplinas extras Inglês 02 Espanhol 01 Informática Música Geometria -- Prod. de Texto
4
HORÁRIO MANHÃ Horário Aula Segunda-feira 07h30 - 08h20 1º aula
Ed. Física 08h h10 2º aula História 09h h30 Lanche 9h h20 3º aula 10h h10 4º aula L. Portuguesa 11h10-12h 5º aula Música
5
HORÁRIO TARDE Horário Aula Segunda-feira 13h - 13h50 1º aula Música
Ed. Física 14h h00 3º aula Matemática 15h - 15h20 Lanche 15h h50 15h h40 4º aula Geografia 16h40-17h30 5º aula
6
OBJETIVO A equipe Palavra Viva tem como objetivo o desenvolvimento integral do aluno. Priorizamos a alfabetização do aluno levando em conta todo o conhecimento já adquirido. Temos como compromisso a alfabetização de nossos alunos até o final do ano letivo levando em conta sempre a individualidade, respeitando as fases de desenvolvimento e a maturidade neurológica de cada um.
7
NÍVEIS DA LINGUAGUEM ESCRITA
Nível Pré-Silábico - Nessa fase a criança utiliza diversos caracteres para a escrita de palavras, frases e textos. Nível Silábico - Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras. Nível Alfabético - a criança agora entende que: a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores, a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas, a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras
8
O ERRO NO 1º ANO A Equipe Palavra Viva entende que o “erro” do aluno deve ser trabalhado, pois, demonstra a construção da escrita. Com o passar do tempo o aluno começa ter uma certa preocupação com a ortografia, porque nesse momento não está mais descobrindo a escrita. Alguns erros ortográficos podem permanecer por um tempo, um exemplo disso são as regras de acentuação que serão assimiladas com o desenvolvimento escolar do aluno.
9
Objetivos do currículo obrigatório
Língua Portuguesa: A letra cursiva será apresentada primeiramente de forma lúdica, fazendo sempre referência a letra de impressa. Sempre trabalharemos com músicas, poemas, trava línguas, textos jornalísticos, dentre outros, sempre respeitando o gênero textual pertinente a idade do educando. Matemática: Ao final do ano letivo o aluno será capaz de realizar adições e subtrações com duas casas decimais sem reservas, além disso também é trabalhado situações problemas envolvendo sistema monetário. História: O aluno aprende que ele faz parte da história e que ela é escrita partindo de situações individuais e em grupo. Geografia: Trabalhamos exercícios de lateralidade e começamos a perceber a paisagem do lugar onde vivemos e descrevê-la geograficamente. Ciências: Conceitos de saúde e higiene são trabalhados e alguns experimentos são realizados. Arte: Desenvolvemos nessa disciplina a criatividade do aluno. Educação Física: Desenvolver o sistema motor e sua consciência corporal.
10
Disciplinas Extras Produção de texto: O objetivo principal é desenvolver a criatividade textual oral para então alcançarmos a escrita com o decorrer do ano. Inglês: No 1º ano, inicia-se o reconhecimento da escrita associada ao som da pronúncia e da imagem. Espanhol: Enfatizar as quatro destrezas: compreensão de leitura, oralidade, escrita e compreensão auditiva, dentro dos conhecimentos próprios para o 1° ano. Informática: Tem como objetivo a alfabetização tecnológica, através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.
11
R.D. Culinária (Quinzenal)
Integral Horário 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª feira 6ª feira 7h – 7h50 Agenda 7h50 - 8h40 8h15 (auxiliar) 8h30 (auxiliar) P.At. __________ O.F. Lanche ESP ___________ Biblioteca P. A. – 1º Tri ______________ 8h40 – 9h 9h – 9h50 T.C. 9h50 – 10h40 10h – 10h50 G.R. R.D. Culinária (Quinzenal) B./ J.E. R.D. P.L. 10h40 – 11h30 11h – 11h50 P.Q./ Q.D. G.A. Pátio/ P.Q. Pátio/ S.E. Violão / Capoeira ____________ Pátio/ S.E. Judô (1º ao 5º Ped. Manhã) 11h30 – 12h 12h30 – 12h30 12h – 12h50 13h – 13h50 13h – 14h 12h30 – 14h A.R. A.P.M. Xadrez / C.I. Xadrez Ballet (1º e 2º Ano) Fut. (1º e 2º Ano) Robótica C.I. Ballet (3º e 4º Ano) Fut. (3º e 4º Ano) Fut.(5º Ano)/ Judô (1º ao 4º Ped. Tarde) Judô (5º ao 9º)
12
Extras.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.