A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA QUANTITATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA QUANTITATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA QUANTITATIVA

2 Pesquisa quantitativa: desenho metodológico:
método de abordagem; método de investigação: modo de operar a construção de dados; técnicas de obtenção de dados; definição do plano de análise (coerente com a abordagem escolhida e a natureza do objeto de estudo); elaboração do relatório de pesquisa.

3

4 Algumas características
Preocupação com a quantificação dos fenômenos (opiniões, atitudes, comportamento etc). Emprego da quantificação nas modalidades de coleta de dados. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas

5 Abordagem: descritiva
Descreve as características de determinado fenômeno. Identifica a existência de relações entre variáveis no fenômeno estudado. Investiga a frequência de ocorrência de um fenômeno e sua relação com outros sem manipulá-lo. Utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário, escalas, e observação sistemática.

6 Levantamento (survey)
Pesquisa em larga escala (grandes amostras): gera medidas precisas e confiáveis que permitam análise estatística; mensura opiniões, atitudes, preferências, comportamentos de um determinado grupo de pessoas. Ex: censos demográficos; estudos epidemiológicos.

7 Levantamento (Survey): desenho
Especificação problema e/ou Objetivos. Operacionalização dos Conceitos e Variáveis. Elaboração do Instrumento de Coleta de Dados. Pré-Teste do Instrumento. Seleção da Amostra. Coleta e Verificação dos Dados. Análise e Interpretação dos Dados. Apresentação dos Resultados.

8 Direitos humanos e a loucura entre a cidade e seus estigmas: uma visita ao processo de desospitalização psiquiátrica no município de Belo Horizonte Andréa Máris Campos Guerra (coordenadora O texto é fruto de pesquisa realizada com vistas a discutir a inserção social de pacientes psiquiátricos internados há longo tempo. Numa perspectiva interdisciplinar(Direito, Comunicação Social e Psicologia), buscamos identificar,de um lado, a imagem social atrelada à figura da loucura entre a população de Belo Horizonte e, de outro, a qualidade de vida e o exercício efetivo dos direitos humanos fundamentais por parte dos usuários do Programa de Desospitalização Psiquiátrica. Encontramos, no primeiro aspecto, uma situação de preconceito em relação ao louco e, no segundo, um avanço no que toca às políticas públicas de Saúde Mental na reversão do modelo manicomial. Palavras-chave: Reforma psiquiátrica; Desospitalização; Direitos humanos; Qualidade de vida (GUERRA et. al , 2003, p )

9 MÉTODO: Etapa 1 Levantamento das imagens da loucura Visando conhecer a opinião do belo-horizontino acerca da loucura, ou seja, a relação cultura-loucura-cidadania que demarca a interpretação construída em torno da figura do louco, a modalidade de pesquisa quantitativa envolveu a técnica survey, através da aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo investigado. Foram aplicadas 400 entrevistas, no mês de fevereiro de 2002, nas nove administrações regionais do município.

10 O método comparativo A comparação nos permite descobrir : As Regularidades, deslocamentos, transformações; construir modelos e tipologias, identificando continuidades e descontinuidades ,semelhanças e diferenças; explicitar as determinações mais gerais que regem os fenômenos sociais (1) A questão da semelhança e diferença demarca as discussões em torno da metodologia comparativa (SCHNEIDER E SCHMITT2, 1998 )

11 METODOLOGIA COMPARATIVA
O sentido da comparação Avaliação de determinados acontecimentos da vida cotidiana. A investigação comparativa como via metodológica de conhecer, ainda que de forma aproximada, a realidade social. No campo perceptivo do senso comum No campo perceptivo da ciência

12 MÉTODO: Etapa 2 Estudo comparativo do nível de qualidade de vida de pacientes inseridos no PDP A fim de realizar o estudo comparativo, tomamos como universo os pacientes que ingressaram no PDP ao tempo da coleta de dados, tendo sido possível interpelar todos os 19 pacientes inscritos no programa ao tempo da pesquisa (dados coletados de dezembro de 2001 a abril de 2002). Trabalhamos, pois, com pesquisa censitária. Os pacientes foram divididos em dois grupos: recém-desospitalizados e desospitalizados pelo menos seis meses antes. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário sociodemográfico e da Escala de Qualidade de Vida para pacientes com esquizofrenia – QLS.BR –, já validada para o Brasil. (GUERRA et. al , 2003, p )

13 Pesquisa de correlação
Busca-se a ocorrência de variáveis em dois momentos ou situações diferentes em contexto natural (realidade em que ocorre o fenômeno). Descreve apenas a ocorrência conjunta dos fenômenos evidenciando relação entre as variáveis, exceto a relação de causalidade (causa-efeito). As suas relações não demonstram relação de causa e feito. É descritiva porque não há a manipulação de variáveis. (CAMPOS,2008, p.51)

14 Pesquisa Experimental
Quase – experimental. Contempla uma ou duas condições de delineamento da experimental.

15 Pesquisa Experimental:
Estabelece relação de causa e efeito com controle e manipulação de varáveis:  Investiga relação de causa e efeito com controle, tratamento e manipulação de varáveis investigadas (independentes e dependentes). Manipula-se a variável independente para avaliar o seu efeito sobre uma variável dependente. define formas de controle e observação dos efeitos que as variáveis produzem no objeto. Utiliza-se amostra randomizada (por meio de sorteios). (CAMPOS,2008, p.51)

16 Pesquisa Experimental: desenho
Formulação do problema. Construção de Hipóteses. Operacionalização das Variáveis. Definição do Plano Experimental. l Determinação dos Sujeitos. Determinação do Ambiente. Coleta de Dados. Análise e Interpretação dos Dados. Apresentação das Conclusões.

17 Em relação ao tempo : Estudo longitudinal. Avalia a mesma variável, em um mesmo grupo de sujeitos , ao longo de um período(anos); Estudo transversal. Avalia a mesma variável em grupos de sujeitos diferentes e que estão em momentos diferentes. (CAMPOS,2008, p.51)

18 efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um
estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental Maria Teresa Gonzaga Alves Fundação João Pinheiro José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais Resumo Nas pesquisas sobre o efeito das escolas, reconhece-se uma clara distinção entre desempenho escolar e aprendizado. A primeira noção se refere ao nível de desempenho em alguma etapa da escolarização, e a segunda, à aquisição de conhecimentos durante a trajetória escolar. Há um consenso na literatura que, para se estudar o sucesso de escolas específicas, é preciso analisar a segunda noção com dados longitudinais. O objetivo deste estudo é medir o efeito das sete escolas públicas de Belo Horizonte semelhantes quanto à localização e ao perfil socioeconômico. O estudo se baseou em dados longitudinais coletados em dois anos e com início na 5ª série.

19 Os alunos foram submetidos a testes cognitivos em três ocasiões
Os alunos foram submetidos a testes cognitivos em três ocasiões. Eles também responderam a um questionário contextual para levantar informações sobre suas características demográficas, socioeconômicas e outros dados. O efeito das escolas no aprendizado foi analisado com modelos multiníveis de regressão para dados longitudinais, nos quais as escolas foram incluídas com variáveis indicadoras. Os resultados mostraram que os alunos com nível inicial mais baixo, em média, progrediram mais que os alunos com nível inicial mais alto, embora as diferenças de nível persistam no final do estudo. Os atributos socioeconômicos dos alunos têm muito impacto na explicação de diferenças no nível inicial, mas apenas algumas têm impacto no aprendizado dos alunos, dependendo da disciplina e da série. Este estudo tem contribuições metodológicas importantes para a investigação do efeito das escolas em perspectiva longitudinal

20 SEGUNDO SEU LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Pesquisa Documental: Utiliza materiais ainda não tratados analiticamente. Exemplos: ata de reunião; cadastro de grupos sociais diversos; jornal, revista; diários; documentos oficiais; vídeos; fotografias; banco de dados; etc.

21 Pesquisa Campo. A busca de dados se efetiva na realidade social estudada (onde o fenômeno acontece). -Quantitativa -descritiva -Exploratórios -Experimentais -Correlação

22 Validade Interna Validade Externa Confiabilidade
Estabelece o relacionamento causal que explique que determinadas condições (causas) ocasionam outras situações (efeitos). Validade Externa Determina o domínio sobre o qual as descobertas podem ser generalizadas. Deve-se testar a coerência entre os achados do estudo e resultados de outras investigações assemelhadas. Confiabilidade Determina que o estudo pode ser repetido obtendo-se resultados assemelhados.


Carregar ppt "PESQUISA QUANTITATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google