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Aprendizagem: conceito e características

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Apresentação em tema: "Aprendizagem: conceito e características"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem: conceito e características
Universidade de Cuiabá Faculdade de Nutrição Disciplina: Educação nutricional e didática Aprendizagem: conceito e características Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim

2 Decorar? Aprender? Ensinar?
Conhecimento? Ensinar?

3 Revendo conceitos... Aprender Ensinar
É adquirir um entendimento de como as inquirições de um determinado indivíduo, se apropriadas, transformam a situação de aprendizagem com também a si próprio. Ensinar É estimular a imaginação dos alunos para um mundo no qual eles gostariam de viver, para os tipos de pessoas que eles gostariam de ser e o que seria necessário para alcançar o seu pleno potencial, enquanto seres humanos.

4 Revendo conceitos... Processo de ensino
Corresponde às ações, meios e condições para a realização da instrução para a educação. O ensino é permanente e dinâmico, divide-se em informal e formal. Informal: não institucionalizado, é anterior à existência da escrita, da escola, dos livros e dos professores oficiais. Exerce influência na formação dos hábitos diários.

5 Exemplo de conhecimento informal
Eu aprendi a descer os degraus

6 Exemplos de conhecimento formal

7 O que sabemos sobre a aprendizagem?
A aprendizagem é ativa? A aprendizagem é um processo individual? A aprendizagem é um processo social? A aprendizagem significa mudança? A aprendizagem pode ser agradável?

8 A aprendizagem: conceito e características
Conceito de aprendizagem Modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento. É o processo do qual vencemos cada passo do caminho desde que respiramos pela primeira vez; a transformação que ocorre no cérebro sempre que uma nova informação é integrada, que uma nova habilidade é dominada.

9 Importância da Aprendizagem
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos para o aprendizado. Aprendizados natos: aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive. A aprendizagem é um processo fundamental para a vida.

10 A importância da aprendizagem
O processo de aprendizagem pode chegar a ser definido de forma composta como a forma como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Mas esse processo é complexo e dificilmente pode ser explicado. A importância da aprendizagem depende da vida de cada espécie. Se dá de forma gradativa e essa capacidade é voltada principalmente ao uso desse aprendizado.

11 Características da aprendizagem
Processo Dinâmico Processo contínuo Processo Pessoal Processo Global Processo Gradativo Processo Cumulativo

12 Características da aprendizagem
1 – Processo dinâmico - a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. - é um processo que envolve a participação total e global do indivíduo em seus aspectos físico, intelectual, emocional e social

13 Características da aprendizagem
2 – Processo contínuo Desde o início da vida a aprendizagem se acha presente. Ex: alimentação do bebe Atores envolvidos Família; Escola; Agentes educacionais

14 Características da aprendizagem
3 – Processo global A aprendizagem envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do indivíduo, para que todos os aspectos constitutivos de sua personalidade entrem em atividade no ato de aprender, a fim de que seja restabelecido o equilíbrio vital, rompido pelo aparecimento de uma situação problemática.

15 Características da aprendizagem
4 – Processo pessoal Ninguém pode aprender por outra pessoa, pois a aprendizagem é intransferível, de um indivíduo para outro. A maneira de aprender e o próprio ritmo de aprendizagem variam de indivíduo, face ao caráter pessoal da aprendizagem.

16 Características da aprendizagem
5 – Processo gradativo A aprendizagem é um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas, porque, em cada nova situação, envolve maior número de elementos.

17 Características da aprendizagem
6 – Processo cumulativo A aprendizagem resulta da atividade anterior, ou seja, da experiência individual. Desta maneira, a aprendizagem constitui um processo cumulativo, em que a experiência atual se aproveita das experiências anteriores. A acumulação das experiências leva à organização de novos padrões de comportamento, que são incorporados e adquiridos pelo sujeito.

18 Abordagens do processo ensino aprendizagem
Abordagem Tradicional Homem é um ser passivo, sendo visto como uma tabula rasa. Por meio de modelos ideais, o professor – detentor do saber – irá transmitir o conteúdo ao aluno, que deverá reproduzi-lo. O aluno demonstrará que aprendeu, por intermédio da reprodução dos modelos, das noções, dos conceitos, das informações, provando seu mérito individual. Exclui o indivíduo diferente que não consegue repetir com exatidão tudo que lhe foi ensinado. Nesta abordagem, não há espaço para a relação conjunta, para a troca, para a coletividade.

19 Abordagem comportamentalista
- Entende o ser humano como produto do meio ambiente. O meio tem a função de selecionar os mais aptos e pode moldar o comportamento das pessoas à medida que são modificados seus elementos ambientais. - A escola tem a função de manter, conservar, modificar o comportamento das pessoas e, para tanto, deve planejar, conduzir e avaliar – por meio de reforços e estímulos – as respostas das pessoas. - Se o aluno não responde adequadamente ao que é desejado pelo professor, a culpa recai sobre ele – o aluno –, sendo rotulado como portador de alguma deficiência ou disfunção.

20 A abordagem cognitivista
- Mais comumente conhecido pelas práticas pedagógicas construtivistas; – Na perspectiva cognitivista, os seres humanos são considerados como indivíduos incompletos que, através de sucessivas fases de desenvolvimento, de reestruturações contínuas, irão, progressivamente, atingir estágios da inteligência que se configuram por maior mobilidade e estabilidade. - O conhecimento é um produto da interação do sujeito com o objeto, ou, em outros termos, do sujeito com seu meio ambiente. Nesse sentido, o processo de conhecer é, essencialmente, ativo.

21 A abordagem sociocultural
- Principal representante no Brasil: Paulo Freire. - Seu trabalho teve, como preocupação central, a educação de jovens e adultos de camadas socioeconômica desfavorecidas. - Para este educador, homens e mulheres a partir de seu contexto, de sua história de vida, age e reflete sobre o mundo, propiciando a transformação ou manutenção deste. - O processo ensino-aprendizagem deve objetivar a superação da relação oprimido-opressor.

22 A abordagem sociocultural
- O professor não é aquele que detém o conhecimento, nem o aluno é a tabula rasa, o banco em que os conhecimentos devem ser depositados. - A metodologia freireana é, portanto, um instrumento pelo qual educadores e educando identificam o conteúdo de sua aprendizagem que não se aparta do processo mesmo de aprender (Freire, 1980). - Educando e educadores, por meio do diálogo, juntos, aprendem.

23 Referência bibliográfica
CAMPOS, DM de S. Psicologia da Aprendizagem. Vozes (RJ), 2010, 38ª edição. Stauffer, AB. Concepções de Educação e Livro Didático: dialogando sobre suas relações na formação do agente comunitário de saúde. In: Martins, CM Educação e saúde. / Organizado por Carla Macedo Martins e Anakeila de Barros Stauffer. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007. “Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" . Leonardo da Vinci


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