A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011 COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011 COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011 COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Forma de Oferta: Presencial Número de Vagas: Número mínimo: 30 (vinte e cinco) vagas Número máximo: 35 (trinta) vagas LOCAL: A proposta é realizarmos aulas teóricas na UNIME as atividades práticas, incluindo processo de avaliação e terapia em motricidade orofacial, na Associação Brasileira de Odontologia e/ou na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UNIME.

3 Objetivo Geral: Atribuir competência técnica e científica por meio de atualização na área da motricidade orofacial. Objetivos Específicos: - Aprimorar o conhecimento técnico - científico na área da motricidade orofacial. - Desenvolver o exercício clínico por meio de atendimentos aos pacientes em um contexto ambulatorial, através do raciocínio fundamentado na área da motricidade orofacial. - Estabelecer grupos de pesquisas em Fonoaudiologia ambulatorial. - Vivenciar a prática fonoaudiológica na Associação Braisileira de Odontologia e/ou na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UNIME-IUNI. - Participar de discussões clínicas numa concepção interdisciplinar. Curso de especialização em Motricidade Orofacial

4 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL 360 horas acadêmicas 140 horas de atividades práticas Seleção: entrevista e currículum Poderá ser modificada a data do início de acordo com a formação da turma.

5 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL PÚBLICO ALVO: Poderão candidatar-se ao curso, portadores de diploma de graduação em Fonoaudiologia expedido por Instituições de Ensino Superior, Otorrinolaringologistas e Dentistas portadores de diploma de graduação em Odontologia.

6 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Coordenação acadêmica: Carmen das Graças Fernandes Fonoaudióloga formada pela Universidade Católica de Petrópolis Pós-graduada em linguagem pela UFBA Mestre em Fonoaudiologia pela PUC – SP Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UNIME.

7 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Atividades em sala de aula: 360 horas acadêmicas. Atividades práticas: 140 horas acadêmicas Orientação ao trabalho de Conclusão de Curso: artigo científico 20 horas acadêmicas. TOTAL: 500.

8 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Período de Realização: De janeiro de 2011 a junho de 2012 Carga horária mensal e distribuição: Mensalmente serão ministradas 20 horas/acadêmicas. Dias da semana: às sextas-feiras das 13 às 18:20hs e das 19hs até as 22:20hs, sábados das 8 às 12:30 e das 14 às 18:30hs.

9 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Atividades práticas: 140 hs/acadêmicas a partir do 4oou 5º módulo. Local: Associação Brasileira de Odontologia – ABO-BA e/ou da Clínica escola de Fonoaudiologia da UNIME. A formação da turma de estágio será constituída pela equipe de coordenação do curso de especialização em Motricidade Orofacial e terá no máximo 08 alunos por turma. Orientação à pesquisa científica (TCC): a partir do 7o módulo do curso, em horário a combinar com o professor orientador.

10 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Conteúdo programático e professores: 1º Módulo Bioética e Biossegurança aplicadas à fonoaudiologia: Ms Glória Canto e Ms Carmen das Graças Fernandes 2º Módulo Anatomia e fisiologia do sistema estomatognático: Dr. Atson Fernandes 3º Módulo Conhecimentos de Ortodontia e de ortopedia funcional dos maxilares aplicados à Fonoaudiologia. Exames de radiologia Odontológica aplicados à Fonoaudiologia: Cefalometria, Rx Panorâmico. Dra. Ana Claudia Oliveira Meira. Disfunção temporomandibular. Dr. Márcio Lisboa. Cirurgia Ortognática: Dr. Weber Céo. Trauma de face: Dr. Marcos André. 4º Módulo Avaliação e terapia dos distúrbios da mastigação, da deglutição, da respiração e da fala.Ms. Carmen das Graças Fernandes Estágio supervisionado: a partir do 4º ou 5º módulo: supervisora Ms Carmen das Graças Fernandes.

11 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Conteúdo programático e professores: 5º Módulo Fundamentos em neurologia aplicados à fonoaudiologia na área da Motricidade Orofacial: Prof. *a confirmar. 6º Módulo Metodologia Científica: Dra. Aline Alvarenga e Dra. Karina Neri. 7º Módulo Avaliação e terapia fonoaudiológica nos casos neurológicos: dispraxia e disartria: Dra. Karen Ortiz. 8º Módulo Aspectos Otorrinolaringológicos associados à cabeça e pescoço: Dra. Cristina Salles. Polissonografia: Dra. Andréia Barral. 9º Módulo Avaliação e terapia fonoaudiológica dos distúrbios miofuncionais orofaciais nos casos de Disfunção Temporomandibular (DTM): Ms. Melissa Melchior. 10º Módulo Aspectos Biopsíquicos em Motricidade Orofacial. Proofessor a confirmar.

12 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Conteúdo programático e professores: 11º Módulo Avaliação e terapia dos distúrbios miofuncionais orofaciais nos casos de fissura lábiopaltina: Dra. Camila Vila Nova Cirurgia plástica nos casos de fissura lábiopalatina: Dr. Paulo Plessim 12º Módulo Metodologia Científica II: Dra. Aline Alvarenga e Dra. Karina Neri. 13º Módulo Fonoaudiologia Estética Facial. Ms Magda Zorzella. 14º Módulo Avaliação e Reabilitação fonoaudiológica na Paralisia facial: Ms Daniele Fontes 15º Módulo Avaliação e terapia dos distúrbios miofuncionais orofaciais nos casos de cirurgia ortognática e trauma de face. Prof. Dra. Luciana Vitalino Voi Trawitzki. 16º Módulo Empreendedorismo, marketing e gestão em Fonoaudiologia. Dra. Tânia Benvides, Ana Cristina Farias e Cláudia Célia Lopes Souza. 17º Módulo Orientação ao TCC. Profa. Aline Alvarenga. 18º Módulo Apresentação do TCC. Prof. Carmen Fernandes

13 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CRITÉRIO DE SELEÇÃO O processo seletivo constará de duas etapas a serem realizadas no mesmo dia ou em dias consecutivos: 1ª etapa: análise do Curriculum Vitae Objetivo: adequação da formação acadêmica do candidato ao curso de especialização – Formação em Fonoaudiologia (apresentação obrigatória do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso e Histórico Escolar e inscrição definitiva ou provisória em Conselho Regional de Classe – CRFa, CROBA – dentistas e CRM - otorrinolaringologistas). 2º etapa: entrevista Individual Objetivo: conhecer a expectativa acadêmica do candidato bem como seu interesse específico (área de interesse para aprofundamento de estudo e produção de monografia) no curso de especialização em Motricidade Orofacial.

14 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL Inscrições NEPG: Núcleo de Extensão e Pós-graduação da Unime-IUNE. Fone: (71) / Matrícula: Local: NEPG: Núcleo de Extensão e Pós-graduação da Unime-IUNE. Horário: das 08:00h às 18:00h Contato: (71) / Documentação necessária: (Xerox autenticada): - Diploma ou certificado de graduação; - Histórico Escolar da graduação; - Currículum Vitae, documentado; - Carteira de Identidade e CPF; - 02 fotos 3x4.

15 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL SISTEMAS DE AVALIAÇÃO Formas de Avaliação: a Avaliação da Aprendizagem Discente será realizada por conceitos, de 0 (zero) a 10 (dez). É considerado aprovado na disciplina o aluno que, cumprida a freqüência regimental, obtiver conceitos 7,0 (sete) ou acima de 7,0 (sete). É considerado reprovado o aluno que, mesmo cumprindo a freqüência regimental, obtiver conceito abaixo de 7,0 (sete). A avaliação do aluno, durante o curso será efetuada através de provas e/ou trabalhos após a conclusão de cada disciplina. Caso o professor solicitar trabalhos a serem entregues em data posterior ao módulo, o aluno deverá respeitar a data prevista para a entrega, se não for possível a entrega será necessário repetir o módulo em outra turma do mesmo curso.

16 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CONTROLE DE FREQUÊNCIA: A frequência mínima será 75 (Setenta e Cinco), por cento da carga horária total do curso incluídos nos 25 (Vinte e Cinco), por cento de ausência as faltas justificadas (Resolução nº04/97 - CNE de 13/08/97 que altera o art. 5º da Resolução nº12/83 - CFE de outubro de 1983). A forma de controle de faltas será realizada através de uma lista de frequências que será passada nos dias que compõem cada módulo oferecido

17 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL TRABALHO DE CONCLUSÃO O TCC será em forma de artigo científico, de acordo com as especificidades de cada assunto e a apresentação será individual. O orientador do TCC será escolhido pelos alunos entre os professores que compõem as Linhas de Pesquisa e/ou eixos temáticos do Curso em que se insere a pesquisa; o número de vagas para orientação de cada professor não deve exceder a cinco. A pré-apresentação e discussão dos projetos deverão seguir os critérios contidos no regulamento específico do Curso e será realizada em duas etapas na disciplina de Metodologia Científica, sendo que na primeira etapa, será produzido um projeto que descreverá sua proposta de pesquisa e ao final do curso, segunda etapa do módulo, será elaborado um produto final que terá o formato de artigo científico, resultado de um estudo (teórico ou empírico), que expresse o conhecimento do assunto escolhido, com uma avaliação crítica de uma questão do interesse dos profissionais de saúde, especificamente na área da Motricidade Orofacial. Este trabalho deverá estar sob a responsabilidade de um orientador, professor do curso de especialização em Motricidade orofacial da UNIME. Durante o desenvolvimento do Curso estão previstas supervisões com o orientador do tema, reuniões clínicas e oficinas de orientação à pesquisa.

18 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL CERTIFICAÇÃO De acordo com a Resolução CNE / CES nº 01 de 03 de abril de 2001, os certificados de conclusão do curso de pós – graduação lato sensu serão registrados na instituição promotora do mesmo, no caso do presente projeto, a União Metropolitana de Educação e Cultura. Critérios para obtenção do certificado: - cumprimento de todas as disciplinas com avaliação individual de cada disciplina; - avaliação satisfatória de cada disciplina com nota ou conceito igual ou superior ao conceito 7,0 (sete) ; - aprovação do trabalho na forma de artigo científico final na área da Motricidade Orofacial por dois docentes (da área específica) do curso; - o trabalho final – artigo científico – deverá ter qualidade para publicação em revista especializada na área.

19 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IUNI Av. Luis Tarquínio Pontes, n° 600, Centro - Lauro de Freitas / Bahia. Fones: (71) /


Carregar ppt "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE OROFACIAL FONOAUDIOLOGIA 2011 COLEGIADO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google