A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
Infra-estrutura - Parte inferior da estrutura de um edifício que suporta e transmite cargas ao terreno, a infra-estrutura ou FUNDAÇÃO pode ser: − DIRECTA, se o solo firme estiver à pequena profundidade. Ex.: sapatas contínuas, sapatas isoladas, blocos maciços. − INDIRECTA, se o solo firme estiver a profundidade que elimine a execução de fundação directa. Ex.: estacas pré-moldadas, tubulões.

2 O tubulão é um tipo de fundação profunda de betão
O tubulão é um tipo de fundação profunda de betão. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contacto da base com o solo, enquanto que a estaca resiste aos esforços principalmente devido ao contacto lateral com o solo.

3 Sapata Isolada é quando a mesma não tem associação com nenhuma outra sapata e é dimensionada em função dos esforços de um só pilar.

4 Sapatas isoladas - Passos para execução: − abertura dos caboucos;
− rega e compactação do fundo dos caboucos; − enrocamento e lançamento de betão magro/de limpeza no fundo dos caboucos; − posicionamento das cofragens da sapata; − posicionamento da armadura do fundo/sapata; − posicionamento da armadura do pilar – através dos eixos da obra; − cofragem da sapata, caso necessário?!, e do pilar; − betonagem da sapata e do pilar; − descofragem após o endurecimento do betão; − reaterro e cura do betão.

5 Sapata contínua - Também chamada de "sapata corrida", é um tipo de fundação de fácil execução e de baixo custo, usada em pequenas edificações. Pode ser executada com betão ciclópico (pedra argamassada) ou com betão armado lançado em valas rasas escavadas manualmente no terreno. A execução segue o projeto arquitectónico, de acordo com a direcção das paredes da edificação. O dimensionamento da sapata contínua - largura e altura - é feito conhecendo-se as cargas atuantes nas diferentes secções da construção e da natureza (resistência) do terreno.

6 CARGAS ACTUANTES NA SAPATA (kg/m):
Supondo uma casa de dois pavimentos (lajes apoiadas sobre paredes): − telhado/cobertura; − laje de forro; − parede do 2° pavimento; − laje de piso do 2° pavimento; − parede do 1° pavimento; − laje de piso do 1° pavimento; − baldrame; − peso próprio da sapata.

7 Supra-estrutura - Parte superior da estrutura de um edifício que suporta as cargas dos diversos pavimentos e as transmite à infra-estrutura. Passos para execução: a) Cofragens e escoramento - confecção e montagem; b) Redes embutidas (água, esgoto, energia elétrica, telefone, etc) - instalação; c) Armadura - corte, dobra, montagem e colocação; d) Betão - preparação, aplicação, cura, controle tecnológico; e) Retirada e limpeza das cofragens; f) Conserto de falhas e chapisco da estrutura.

8 Aspectos importantes:
− seguir o projecto de cofragens quanto às dimensões da estrutura; − possibilitar resistência suficiente para a não deformação sob acção de cargas - peso próprio, peso e pressão do betão fresco, peso das armaduras, cargas acidentais (operários, equipamentos); − proporcionar estanqueidade, não permitindo vazamento de argamassa durante a betonagem; − montar o sistema de cofragens de forma a permitir a fácil descofragem;

9 Cuidados especiais a serem tomados durante os serviços :
− fazer limpeza interna das cofragens antes da betonagem" na base de pilares”; − pilares altos (acima de 3,0 metros): "janelas" intermediárias para lançamento do betão; − molhagem antes do lançamento do betão; − escoramento de madeira: atenção com os apoios no terreno, emendas (se necessárias) e escoras maiores que 3,0 m (fazer travamento horizontal); − aplicar produto "desmoldante" na madeira para facilitar a descofragem.

10 Considerações gerais :
− as chapas de madeira prensada são as mais usadas, em lugar das tábuas. Apresentam as vantagens de bom reaproveitamento, fácil descofragem e menor número de juntas, com menor consumo de pregos. Permitem maior produtividade da mão-de-obra. − escoramento metálico: possibillita maior produtividade nos serviços, com reaproveitamento total, sem desperdício. As peças são de fácil manuseamento, proporcionando rapidez na montagem e desmontagem.


Carregar ppt "ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google