A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROF. RICARDO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ 5° semestre U Integrantes do Grupo: Alana Gomes Marcos Benedito Cesar Mazer Raphael Zavatti Diogo Armando Pazin Ronaldo Baptista Jean Rodrigo Aleixo Tiago Ternifoglia Marcio José Coimbra Valdemir Zinhani

2 International Organization for Satandartization
De acordo cm a norma ISO 8402 International Organization for Satandartization ( Organização Intencional de Padronização ) “ a totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas dos clientes “ Onde : ENTIDADE é a prestadora de serviços NECESSIDADES EXPLICITAS são as especificadas em contrato NECESSIDADES IMPLICITAS são as de diferencial competitivo

3 CEQ – Controle Estatístico da Qualidade
Deming Shewart, Juran, Ishikawa entre outros Sete ferramentas da Qualidade CTQ – Controle Total da Qualidade Fergenbaum

4 C E Q _ Inicialmente este controle de qualidade foi criado para diminuir as falhas e defeitos nos produtos. C T Q _ Mais tarde isso tornou a englobar vários departamentos dentro de uma empresa, afim de gerar melhor qualidade, assim partindo do processo de fabricação, trabalhando em conjunto.

5 As 7 ferramentas

6 A. Folha de coleta de dados:
Adequada a cada empresa, de acordo com as necessidades. Visa tabelar dados de forma clara, original e organizada. Registrando todos os responsáveis e colaboradores. Figura 1 - Folha de verificação para Horas Extras.

7 Figura 2 - Gráfico de Pareto para Número de Horas Extras.
B. Gráfico de Pareto: Defende a divisão de problemas: em maiores e menores. Chamados de Triviais e Vitais, priorizando a ação corretiva. Figura 2 - Gráfico de Pareto para Número de Horas Extras.

8 C. Diagrama de causa e efeito:
Espinha de Peixe Relação entre causas e fatores Podem ter varias ramificações Figura 3 - Diagrama de Causa e Efeito para um bolo queimado.

9

10 Figura 4- Fluxograma preparação de cerveja para um evento.
D. Fluxograma: Representação sequencial – processo Padronizado com símbolos – significados Podem dar melhor visão do processo por ser amplo Figura 4- Fluxograma preparação de cerveja para um evento.

11 E. Histograma: Visualização global de um grande numero de dados Através de gráficos.

12 F. Diagrama de Dispersão:
Técnica gráfica Melhor visualização de 2 conjuntos de pares Figura 6 - Diagrama de Dispersão da taxa de ocupação de um hotel.

13 Figura 7- Diagrama de Controle do tempo de espera na fila de um banco.
G. Gráfico de controle: Avaliação de estabilidade Distingue variações de causas Facilita a investigação de causas Figura 7- Diagrama de Controle do tempo de espera na fila de um banco.

14 Estas são algumas das ferramentas da qualidade.
Básicas, porem muito úteis.


Carregar ppt "DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO TRABALHO SOBRE CTQ/CEQ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google