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Responsabilidade Social 1. Responsabilidade: reconhecer, aceitar e estabelecer respostas nas conseqüências de um comportamento realizado consciente e.

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social 1. Responsabilidade: reconhecer, aceitar e estabelecer respostas nas conseqüências de um comportamento realizado consciente e."— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social 1

2 Responsabilidade: reconhecer, aceitar e estabelecer respostas nas conseqüências de um comportamento realizado consciente e livre. Social:qualidade de pessoa como elemento integrante de um sistema social ou coletivo de indivíduos. 2

3 Responsabilidade Social: Um conjunto de metas sociais focadas na melhoria da qualidade de vida da sociedade. Diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. 3

4 Fazer com que todas as atividades produtivas que movimentam nosso país possuem como elemento central algo a mais do que a geração de dinheiro e lucro. Ou seja, todo acordo de vontades, toda atividade econômica e todas as propriedades devem atender, além dos interesses das partes envolvidas, a sua função social. Esta ação tem abrangências econômicas, sociais e Ambientais. Fazer com que todas as atividades produtivas que movimentam nosso país possuem como elemento central algo a mais do que a geração de dinheiro e lucro. Ou seja, todo acordo de vontades, toda atividade econômica e todas as propriedades devem atender, além dos interesses das partes envolvidas, a sua função social. Esta ação tem abrangências econômicas, sociais e Ambientais. 4

5 As ações de responsabilidade social por parte das organizações vêm se transformando numa poderosa vantagem competitiva para as corporações e seus executivos. Tanto as empresas como as pessoas de um modo geral estão preocupadas em tomar a sociedade mais equilibrada com menos injustiças e desigualdades. As ações de responsabilidade social por parte das organizações vêm se transformando numa poderosa vantagem competitiva para as corporações e seus executivos. Tanto as empresas como as pessoas de um modo geral estão preocupadas em tomar a sociedade mais equilibrada com menos injustiças e desigualdades. 5

6 Do ponto de vista da ética, duas atitudes que se destacam como possíveis neste relacionamento: -A ética do interesse próprio -A ética orientada para o outro. Do ponto de vista da ética, duas atitudes que se destacam como possíveis neste relacionamento: -A ética do interesse próprio -A ética orientada para o outro. 6

7 - A ética do interesse próprio: Você proporciona algo ao outro, porque é de seu interesse fazê-lo. Tudo o que se faz na empresa e nos negócios tem por objetivo o cumprimento desta responsabilidade. A preocupação com os empregados, com a qualidade, com o bem estar da comunidade, enfim, tudo o que se faz pelos outros, justifica-se apenas se a ação resulta na maximização dos resultados econômicos da empresa ou dos negócios. - A ética do interesse próprio: Você proporciona algo ao outro, porque é de seu interesse fazê-lo. Tudo o que se faz na empresa e nos negócios tem por objetivo o cumprimento desta responsabilidade. A preocupação com os empregados, com a qualidade, com o bem estar da comunidade, enfim, tudo o que se faz pelos outros, justifica-se apenas se a ação resulta na maximização dos resultados econômicos da empresa ou dos negócios. 7

8 -A ética orientada para o outro: Tem por objetivo básico a valorização do outro para o benefício do todo. Parte do princípio de que é fazendo o outro feliz que eu vou me realizar, que eu vou me sentir bem, feliz. É na medida em que os outros crescem que o grupo todo, ao qual também pertenço, vai crescer. -A ética orientada para o outro: Tem por objetivo básico a valorização do outro para o benefício do todo. Parte do princípio de que é fazendo o outro feliz que eu vou me realizar, que eu vou me sentir bem, feliz. É na medida em que os outros crescem que o grupo todo, ao qual também pertenço, vai crescer. 8

9 Os outros não são mais simples instrumentos de minha realização; a minha realização depende da realização da comunidade, da genuína realização de cada um dos outros. Em termos empresariais, isto significa uma filosofia ou uma ética do serviço. É na medida em que o meu produto, a maneira de produzi-lo, e tudo o que faço em relação a ele representam um serviço para o mercado (ou seja, acrescentarem valor), é que minha empresa poderá obter um resultado econômico válido. Os outros não são mais simples instrumentos de minha realização; a minha realização depende da realização da comunidade, da genuína realização de cada um dos outros. Em termos empresariais, isto significa uma filosofia ou uma ética do serviço. É na medida em que o meu produto, a maneira de produzi-lo, e tudo o que faço em relação a ele representam um serviço para o mercado (ou seja, acrescentarem valor), é que minha empresa poderá obter um resultado econômico válido. 9

10 A Função Social da Empresa vai além da criação de empregos e a geração de riquezas. A Função Social descrita na Constituição significa que a empresa deve criar e oferecer à sociedade produtos e serviços que assegurem seu bem estar e seu desenvolvimento. 10

11 A Partir da Função social da empresa passamos a ter A responsabilidade social como um sinal dos novos tempos, servindo para aumentar o lucro da própria empresa, melhorar a qualidade de vida e a motivação dos seus empregados no setor interno, melhorando o marketing interno e externo, 11

12 promovendo melhoria da qualidade de vida dos funcionários e prestando serviço à comunidade local e ao meio ambiente, melhorando assim a sua imagem no mercado e aumentado a produção, conseqüentemente gerando mais emprego e mais qualidade de vida para a população. 12

13 A empresa que está inserida neste contexto tem a ganhar em vários setores, porque o consumidor na maioria das vezes vai privilegiar os produtos de uma empresa que respeita o meio ambiente e respeita as questões humanas em geral; o trabalhador será mais motivado e ainda terá lucro com descontos em impostos. 13

14 Mas a função social não pode ignorar a função primeira da empresa que é o lucro. 14

15 Empresa sem lucro não sobrevive, deixa de funcionar. O empresário voluntariamente decide a contribuir com objetos distintos de seu âmbito de atividades para fazer uma sociedade mais justa, contribuindo para o desenvolvimento social, ambiental do país. 15

16 Obrigações para com o desenvolvimento. Obrigações sócio-políticas. Normas de governança corporativa. Ética na administração. Respeito aos direitos humanos. Proteção ao consumidor. Obrigações para com o desenvolvimento. Obrigações sócio-políticas. Normas de governança corporativa. Ética na administração. Respeito aos direitos humanos. Proteção ao consumidor. 16

17 Responsabilidade Social exige uma ação junto ao publico interno e externo com abrangência: Local de Trabalho Mercado Comunidade Meio Ambiente Responsabilidade Social exige uma ação junto ao publico interno e externo com abrangência: Local de Trabalho Mercado Comunidade Meio Ambiente 17

18 VANTAGENS (Dimensões internas) Segurança patrimonial e dos funcionários; Atração e retenção de talentos profissionais; Motivação do público interno; Melhoria do clima organizacional. Fortalecimento da marca e imagem da organização; Valor agregado à imagem corporativa da empresa; VANTAGENS (Dimensões internas) Segurança patrimonial e dos funcionários; Atração e retenção de talentos profissionais; Motivação do público interno; Melhoria do clima organizacional. Fortalecimento da marca e imagem da organização; Valor agregado à imagem corporativa da empresa; 18

19 VANTAGENS (Dimensões externas) Diferenciação perante aos concorrentes - vantagem competitiva Geração de mídia espontânea; Fidelização de clientes; Menor ocorrência de controles e auditorias de órgãos externos; Atração de investidores e deduções fiscais. Sustentabilidade da empresa a médio e logo prazos VANTAGENS (Dimensões externas) Diferenciação perante aos concorrentes - vantagem competitiva Geração de mídia espontânea; Fidelização de clientes; Menor ocorrência de controles e auditorias de órgãos externos; Atração de investidores e deduções fiscais. Sustentabilidade da empresa a médio e logo prazos 19

20 VANTAGENS Ganhos Potenciais para a empresa Opinião Pública (melhor imagem) Posição no Mercado (ganhos de resultados) Motivação Trabalhadores/as (queda absentismo; rotação) Conformidade Legal (diminuição/controle de riscos legais) Sustentabilidade (retorno / investimento / crescimento) VANTAGENS Ganhos Potenciais para a empresa Opinião Pública (melhor imagem) Posição no Mercado (ganhos de resultados) Motivação Trabalhadores/as (queda absentismo; rotação) Conformidade Legal (diminuição/controle de riscos legais) Sustentabilidade (retorno / investimento / crescimento) 20

21 DESVANTAGENS (Dimensões internas) Perda de credibilidade; Prejuízo a sua imagem; Ameaça à sua reputação; Deterioração do clima organizacional; Surgimentos de conflitos; Greves e Paralisações; Baixa produtividade e Aumentos de acidentes de trabalho; DESVANTAGENS (Dimensões internas) Perda de credibilidade; Prejuízo a sua imagem; Ameaça à sua reputação; Deterioração do clima organizacional; Surgimentos de conflitos; Greves e Paralisações; Baixa produtividade e Aumentos de acidentes de trabalho; 21

22 DESVANTAGENS (Dimensões externas) Acusações de injustiça social; Boicote de consumidores; Queda nas vendas; Risco de falência. DESVANTAGENS (Dimensões externas) Acusações de injustiça social; Boicote de consumidores; Queda nas vendas; Risco de falência. 22

23 EQUIVOCOS Na compreensão de Responsabilidade Social pela empresa Ao confundirem Responsabilidade Social com Filantropia Na aplicação como trampolim de marketing EQUIVOCOS Na compreensão de Responsabilidade Social pela empresa Ao confundirem Responsabilidade Social com Filantropia Na aplicação como trampolim de marketing 23

24 As empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partes interessadas que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que tenham suas operações limpas, ações transparentes e socialmente responsáveis. 24

25 Responsabilidade Social de Empresas (RSE), esta é a nova forma de como fazer adotada pelas empresas modernas. 25

26 Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor e conseqüente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania. 26

27 Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor e conseqüente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania. Deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor e conseqüente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania. Deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. 27

28 Responsabilidade Social Coorporativa (RSC), esta associada à noção de sustentabilidade, que visa consciliar as esferas economicas, ambiental e social na geração de um cenário competitivo à continuidade e à expansão das atividades das empresas no presente e no futuro. A RSC passa a ser considerada um componente importante para o desenvolvimento dos negocios e para estabelecer relações positivas das empresas com as partes interessadas. 28

29 1º lugar: Natura. 2º lugar: Vale 3º lugar: Petrobras 4º lugar: Nestlé 1º lugar: Natura. 2º lugar: Vale 3º lugar: Petrobras 4º lugar: Nestlé 29

30 Parmalat lidera com 10,6%, Souza Cruz (5,8%) Telemar (5,3%). Parmalat lidera com 10,6%, Souza Cruz (5,8%) Telemar (5,3%). 30

31 UNIMED DE VOLTA REDONDA 31

32 Acreditamos na Responsabilidade Social como um conjunto de valores, que não incorporam apenas conceitos éticos, mas uma série de atitudes que proporcionam sustentabilidade, como por exemplo, auto- estima dos colaboradores, desenvolvimento social e postura estratégica empresarial. 32

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34 Projeto Inimigos do Dodói Tem como missão levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana. 34

35 Objetivos: Favorecer uma atitude mais positiva e ativa em relação à enfermidade e recuperação.Favorecer uma atitude mais positiva e ativa em relação à enfermidade e recuperação. Devolver à criança um pouco do controle, sobre seu corpo e sua vida, que lhe é tirado quando se encontra enferma e hospitalizada.Devolver à criança um pouco do controle, sobre seu corpo e sua vida, que lhe é tirado quando se encontra enferma e hospitalizada. 35

36 Os Inimigos do Dodói 36 Dr. Tourão e Dr. Batatinha

37 Inimigos do Dodói em Ação 37

38 Crença O humor é recurso essencial para: auxiliar a superar os traumas inerentes aos processos de enfermidade e internaçãoauxiliar a superar os traumas inerentes aos processos de enfermidade e internação restituir a alegria como parte integrante da vida do pacienterestituir a alegria como parte integrante da vida do paciente 38

39 Como trabalham Em seus plantões de medicina, os Inimigos do Dodói encarregam-se de tratar a veia cômica dos jovens pacientes, através de transplantes de narizes vermelhos. É dado brinde para a criança: ambulância da Unimed para os meninos e enfermeira para as meninas. 39

40 Periodicidade Visitando os hospitais parceiros, sempre nos mesmos dias e horários da semana, os Inimigos do Dodói criam um sólido relacionamento de amizade e confiança com as crianças. 40

41 Cumprir os mínimos legais não é o modelo da responsabilidade social Responsabilidade Social é o resultado da obrigação de uma empresa de prestar contas aos seus envolvidos, sobre todas as suas atividades e operações com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, não apenas em sua dimensão econômica, mas também nas dimensões social e ambienta (ALVES M. A ). 41

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