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Internet e Intranet Técnicas de Relações Públicas IV Profª. Carolina Alves Borges.

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Apresentação em tema: "Internet e Intranet Técnicas de Relações Públicas IV Profª. Carolina Alves Borges."— Transcrição da apresentação:

1 Internet e Intranet Técnicas de Relações Públicas IV Profª. Carolina Alves Borges

2 Assuntos a serem abordados Histórico Histórico da internet no Brasil Intranet Portais Corporativos Registro Hospedagem Navegabilidade ou usabilidade Propaganda, como anunciar Comércio eletrônico: definição e considerações Novas tecnologias

3 Histórico  Desenvolvida pela empresa ARPA, nos tempos remotos da Guerra Fria, foi batizada com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos.  Antes da ArphaNet já existia outra rede (deptos de pesquisa e as bases militares)  Comunicação vulnerável  Término da guerra fria - inutilidade da rede

4  Liberação do acesso aos cientistas e mais tarde às universidades  Benefício: permissão de acesso aos pesquisadores domésticos, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede.  Hoje é considerada > sistema de comunicação desenvolvido pelo homem  Não é mais um luxo ou simples questão de opção  Com a World Wide Web  Conteúdo mais atraente (imagens e sons)  Um novo sistema de localização de arquivos (informação tem endereço único) Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços

5 Histórico Brasileiro da Internet  Início tardio,em 1991, com a RNP, uma operação acadêmica subordinada ao MCT.  Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc."backbone"  Em 20/12/1994 a EMBRATEL lança o serviço experimental  Somente em 1995 é que foi possível a abertura da Internet ao setor privado para exploração comercial da população brasileira.  A RNP fica responsável pela infra-estrutura básica de interconexão e informação em nível nacional, tendo controle do backbone (significa a coluna dorsal de uma rede, representa a via principal de informações transferidas por uma rede, neste caso, a Internet).

6 Usuários de Internet no Brasil Milhões2005200620072008 Usuários de Internet* 32,135,344,953,9 FonteSuplemento PNADTIC Domicílios * população de 10 anos ou mais de idade que acessou a Internet, pelo menos uma vez, por meio de computador, em algum local (domicílio, local de trabalho, escola, centro de acesso gratuito ou pago, domicílio de outras pessoas ou qualquer outro local) nos 90 dias que antecederam à entrevista. Uma fonte alternativa é a pesquisa do Ibope que indicou que o total de pessoas com com mais de 16 anos com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) era de 62,3 milhões em 2008, 39 milhões em Set/07 e 32,5 milhões em Jun/06. O IBOPE Nielsen Online estima que no 1T09 o Brasil possuía 62,3 milhões de pessoas com acesso à Internet e 64,8 milhões no 2T09.

7 Usuários de Internet por Faixa Etária Percentual de pessoas na faixa etária que acessaram a Internet nos últimos 90 dias. (TIC Domicílios) Faixa etária2005200620072008 10 a 15 anos30%38%53% 16 a 24 anos46%49%60%61% 25 a 34 anos27%35%45%41% 35 a 44 anos20%21%24%26% 45 a 59 anos16%11%12%13% > 60 anos4%3% 2% Percentual de usuários de Internet na faixa etária em relação ao total do Brasil Faixa etária2008 10 a 15 anos21% 16 a 24 anos35% 25 a 34 anos24% 35 a 44 anos13% 45 a 59 anos7% > 60 anos1%

8 Internet A rede mundial de computadores – Internet – é uma ferramenta de comunicação diferente das mídias tradicionais, pois apresenta grandes diferenças quando comparada às outras mídias:  Veículo não-linear  Veículo não-linear – o usuário de internet navega pela estrutura do site, de acordo com suas necessidades, sem uma seqüência predeterminada;  Instantaneidade  Instantaneidade – a transmissão de informações é feita em tempo real;  Abrangência  Abrangência – a internet dirige-se a uma gama maior de públicos, diferentemente dos outros meios de comunicação, que buscam tipos de público determinados;  Audiência  Audiência – o público usuário de internet é normalmente mais qualificado, com nível de escolaridade mais elevado e melhor poder aquisitivo;

9  Produção e veiculação  Produção e veiculação – na Internet, a divulgação é menos onerosa e, portanto, mais acessível;  Interativo  Interativo – o usuário é ativo, podendo interagir com as informações do site;  Pessoal  Pessoal – a forma de comunicação é mais pessoal;  Acesso  Acesso – o conteúdo do site é disponível em tempo integral. A internet deve ser pensada como estratégia de Relações Pública por ser uma mídia de grande alcance. Facilita e estimula a comunicação com a imprensa, sempre que a atualização da home page for constante; além de tornar a busca pela informação mais acessível a todos. É o fim das barreiras geográficas, pois reuniões e conferências podem ser feitas pela rede. Por último, em tempos de crise, a rede atribui grande agilidade ao processo comunicacional nas tomadas de decisões.

10 Intranet  A intranet, diferentemente da Internet, é uma rede utilizada apenas no ambiente privado da empresa, isto é, as informações que circulam nela são acessíveis apenas à organização e ao seu público interno.  A rede permite a comunicação interna entre os funcionários, o que acarreta algumas vantagens à sua utilização:  Maior segurança para transmitir as informações de forma sigilosa;  Maior velocidade na transmissão das informações;  Melhoria na comunicação interna, pois a informação é facilmente compartilhada entre os funcionários, estimulando o dialógo;  A atualização das informações é feita rapidamente;  Redução dos gastos na distribuição das informações;  Maior participação e mais interatividade entre o público interno, fortalecendo e aumentando a moral e a cultura empresarial.

11 Intranet  São redes corporativas que utilizam a tecnologia e a infra- estrutura de comunicação de dados da Internet.  Possibilita integração de softwares administrativos e adição de uma série de funcionalidades inteiramente novas, como:  Interligação de unidades da empresa fisicamente separadas;  Re-direcionamento de fluxos administrativos, aumentando sua eficiência;  Criação de um ambiente corporativo dinâmico, onde as informações chegam rapidamente;  Criação de uma identidade corporativa forte.

12  A implantação de uma Intranet disponibiliza aos usuários da empresa, todas as informações organizadas em um único ponto de modo a permitir o acesso aonde quer que se esteja, seja dentro ou fora da empresa.  Novas inserções - fácil mecanismo de up load = diminuição no fluxo de papéis e racionalização de rotinas e processos.  Alguns exemplos:  Consultas e gráficos estratégicos para apoio à decisão.  Consultas de acompanhamento de Venda e de Finanças.  Consultas de acompanhamento de Venda e de Finanças;  Sistema de apoio a Vendas e Follow-up de Representantes;  Especificação e Catálogo de Produtos e Projetos em desenvolvimento;

13  Tópicos mais importantes e mais utilizados e normas ISO, DIN e ABNT, além de artigos técnicos de interesse geral e específico;  Consultas diversas: relatórios de não conformidade, processos, listas de preços, faturamento, câmbio, boletins externos, índices oficiais, resultados operacionais, ramais telefônicos, CEP e outros;  Normas próprias de alguns clientes;  Planos de Marketing e Publicidade interna;  Formulários padronizados para preenchimento de laudos técnicos, requisições de manutenção, exames de rotina dos funcionários;  Políticas Internas: Administrativas, de RH, de Qualidade e de Preços; Padronização no Treinamento de funcionários;  Calendário e Agendamento;  Jornal Interno.

14 Portal Corporativo, homepage, website, site,....  Portais corporativos - aplicativos que permitem que as organizações disponibilizem um ponto único e personalizado de acesso a informações internas e externas. Os portais atuariam como plataformas de integração para a informação corporativa.  Esse termo foi inicialmente cunhado em um relatório da Merrill Lynch (one of the world’s leading financial management and advisory companies) de 1998, elaborado por Shilakes e Tylman.

15 Registro  site: www.registro.brwww.registro.br  Consultar aos nomes de domínios;  Dicas e Regras para registro;  Solicitar registro;  Estatísticas;  Informações sobre valor; A partir de 26/Set/2007 Registro R$ 0,00 (Zero) - Manutenção NOM.BR: R$ 30,00 pelo período mínimo de 3 anos e R$ 9,00 para cada ano adicionado durante o processo de registro ou renovação. n *.BR: R$ 30,00 pelo período mínimo de 1 ano e R$ 27,00 para cada ano adicionado durante o processo de registro ou renovação. Exemplos de registros ou renovações: Domínio COM.BR pelo período de 1 ano: R$ 30,00 |Domínio COM.BR pelo período de 4 anos: R$ 30,00 + 3 x R$ 27,00 = R$ 111,00 |Domínio NOM.BR pelo período de 3 anos: R$ 30,00 |Domínio NOM.BR pelo período de 10 anos: R$ 30,00 + 7 x R$ 9,00 = R$ 93,00

16 Hospedagem  Selecionar um provedor X  Quantidade de acessos da sua página X Estabilidade e velocidade do provedor;  Back-up;  Contas de e-mail disponíveis e capacidade de armazenagem;  Acesso remoto;  Presença de banco de dados ou formato de composição da página, Flash, MySQL, PHP;  Suporte; e  Antivírus.

17 Navegabilidade ou usabilidade  Atentar para:  Páginas de abertura do site;  Números de cliques, sub-páginas;  Pesquisas – tamanho;  Garantias de segurança/ bom uso das informações;  Selos de certificação ABRANET;  Mapa do site;  E-commerce, logística da operação;  Atualização da notícia; e  Formas de contato (telefone, endereço, e-mail...)

18 Propaganda, como anunciar  Mídia Kit dos portais Informações oferecidas são:  Perfil da audiência;  Formatos; e  Preços e Canais.

19 Formatos - Full Banner Local de inserção: home de estação, home de canais, páginas internas Duração: indeterminada Exibições / sessão: sem limite Dimensões em pixels: 468x60 Peso: 12KB Observações: gif ou flash (deve sempre fornecer GIF alternativo) Prazo de entrega: gif 24h; flash ou HTML 48h estaçãosessãopixelsKBgifflashGIFgif flashHTML

20 Formatos - Pop-up Local de inserção: home portal, home estação Duração: indeterminada Exibições / sessão: 1 Dimensões em pixels: 300x250 Peso: 15KB Observações: gif ou flash (deve sempre fornecer GIF alternativo) Prazo de entrega: gif 24h; flash ou HTML 48hportalestaçãosessãopixelsKBgifflashGIF gifflashHTML Formatos – Marca D’água Local de inserção: fundo branco da home de UOL Esporte Duração: sem limite Exibições / sessão: 1 Dimensões em pixels: 4.900 pixels de áreasessãopixels Peso: 0,5KBKB Observações: 1)Só serão aceitos logotipos ou logomarcas. 2) A cor utilizada para a marca d'água deve ser #EEEEEE

21 1. Full Banner (468 x 60 pixels) CPM: R$55,00 – Exibição rotativa (4) 2. Botão (120 x 60 pixels) CPM: R$44,00 – Exibição rotativa (4) 3. Selo de Patrocínio (120 x 36 pixels) CPM: R$55,00 – Exibição fixa 4. Banner Vertical (220 x 592 pixels) CPM: R$55,00 – Exibição fixa 5. Botão (125 x 125 pixels) CPM: R$44,00 – Exibição fixa CPM = Custo por Mil impressões, ou seja, anunciantes pagam um valor para que determinada peça apareça mil vezes em seu site.

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23 Comércio eletrônico  São as transações realizadas utilizando a internet como veículo, tanto entre (B2C) como entre (B2B). mecanismo de televendas e tele-atendimento como sendo a primeira tentativa de venda "virtual“, década de 80, procuram incorporar os seguintes conceitos:  Desmaterialização / Desintermediação / Grupo de afinidades Surgiram os sistemas de informação, os banco de dados, sistemas de telefonia com unidade de respostas audíveis, profissionais de tele-atendimento e a interação entre comandos, dados e voz, que representa o ponto máximo de evolução do atendimento virtual.

24 Pontos importantes do E-Commerce 1. Merchandising 1. Merchandising- boas imagens, preços claros e informações completas dos produtos expostos. 2. Promoção 2. Promoção - banners animados, e-mails ou promoções. 3. Atendimento a Clientes 3. Atendimento a Clientes - O processo de venda, virtual ou não, envolve várias etapas. 4. Vendas 4. Vendas - Produtos e/ou serviços - informações detalhadas, seus principais diferenciais, análises sobre sua qualidade e outras informações – rapidez na compra. 5. Pagamento 5. Pagamento - cartão de crédito = cultura pouco disseminada no Brasil, ofertar outras formas de pagamento.

25 6. Pós-venda 6. Pós-venda- Disponível para consulta na Web 7. Segurança 7. Segurança - Não poupar recursos de segurança, isso inclui a adoção dos processos de encriptação 8. Estoque 8. Estoque - Separar fisicamente o estoque dos produtos vendidos pela Web. 9. Logística 9. Logística – É necessário preparar-se para entregar produtos individualmente e com rapidez. E não esquecendo dos custos de transporte. 10. Monitoramento 10. Monitoramento - acompanhamento precisos e informatizados reduzem custos com re-trabalho.

26 Novas tecnologias

27 Exemplos de sites e mapas

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40 19911997 CURIOSIDADE O período de 1991 a 1993 foi dedicado à montagem da chamada Espinha Dorsal (backbone) Fase I da RNP. Em 1993, a RNP atendia a onze Estados do país, com conexões dedicadas a velocidades de 9,6 a 64 Kbps.


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