A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 04/04/10 1. Consciência ecológica: o homem e o planeta ameaçados; 2. O desenvolvimento sustentável; Contradições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 04/04/10 1. Consciência ecológica: o homem e o planeta ameaçados; 2. O desenvolvimento sustentável; Contradições."— Transcrição da apresentação:

1 Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 04/04/10 1. Consciência ecológica: o homem e o planeta ameaçados; 2. O desenvolvimento sustentável; Contradições e princípios da vida sustentável; 3. A produção e consumo sustentáveis.

2 04/04/10 REFLEXÕES HOMEMXPLANETA Estamos numa crise ambiental sem precedentes na história - aquecimento global, escassez de recursos hídricos, desertificação do solo, destruição acelerada da biodiversidade, crescimento desordenado das cidades, consumismo desenfreado, produção monumental de lixo, transgenia irresponsável. É necessário ponderar: (I) - sob o ponto de vista ecológico-econômico, a depleção (ou rebaixamento dos níveis de disponibilidade) dos recursos naturais; (II) - sob o ponto de vista científico, a superação de paradigmas já clássicos na Universidade por algo inovador que traz, em contrapartida, a visão sistêmica de um mundo constituído de redes e teias, visão esta que se formou mediante conhecimentos fornecidos particularmente pela Nova Biologia e pela Nova Física; (III) - sob os pontos de vista socioeconômico e cultural, de um lado os excessos do consumismo sem limites nem freios e, de outro lado, as péssimas condições de vida que afetam mais de dois terços da família humana, acentuando as diferenças inadmissíveis entre as nações e dentro das nações, e manifestando as odiosas assimetrias entre ricos, pobres e miseráveis. (IV) - sob o ponto de vista tecnológico, o desmesurado crescimento da tecnologia que, em última análise, pode escapar ao controle do Homem e constituir um risco para a sobrevivência do Planeta; (V) - enfim, sob o ponto de vista político, a necessidade de se rever as relações entre os Estados-nação (particularmente as imposições hegemônicas dos poderosos que desconsideram o interesse geral dos povos), para se chegar a uma forma consensada de administrar a Terra e evitar o dia depois de amanhã.

3 04/04/10 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave: - o conceito de necessidades, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade; - a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras. Implica a conciliação entre o desenvolvimento, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. A conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92) adotou a Declaração do Rio e a Agenda 21 como meta do desenvolvimento sustentável.

4 04/04/10 CONTRADIÇÕES DA VIDA SUSTENTÁVEL 1. modelo aceito de desenvolvimento com base no uso intensivo e extensivo da natureza; 2. sistema desejado de vida orientado pelo consumo crescente e por novas comodidades, provocando o desgaste da biosfera, camada de ozônio, qualidade do ar e da água; 3. consciência utópica decorrente do fascínio por transporte, lazer e consumo, liberdade comunicativa; 4. desatenção coletiva para com os aspectos negativos, devido o fascínio da massa pelo positivo.

5 04/04/10 PRINCÍPIOS DA VIDA SUSTENTÁVEL 1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade. 2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor. 3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. 4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações. 5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida. 6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução. 7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

6 04/04/10 8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido. 10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimeto humano de forma eqüitativa e sustentável. 11. Afirmar a igualdade e a eqüidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas. 12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias. 9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental. 13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça.

7 04/04/10 PRODUÇÃOXCONSUMO SUSTENTÁVEIS Produção constitui o processo de extrair do mundo natural, através de técnicas e métodos, bens de consumo direto e matéria-prima a ser transformada Produção sustentável é aquela que se usa tecnologias limpas que implicam menos consumo de energia e matéria, menor produção de resíduos, menor volume para disposição final e com capacidade de reaproveitamento.

8 04/04/10 PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL Os padrões sustentáveis de produção iniciaram com a normatização internacional proposta pela ISO- International Organization for Standardization, compendiada na série ISO14.000, sendo estabelecidos padrões dos produtos e processos produtivos. No Brasil tem-se a ABNT- Associação Brasileira de Normas Téncias- como representante do Brasil junto á ISO.

9 04/04/10 CONSUMO SUSTENTÁVEL Consumo sustentável consiste naquele que prioriza a aquisição de produtos e serviços biodegradáveis e renováveis. Pelo consumo não-sustentável extrai-se: poluição do ar por aquisição de veículos; contaminação de pessoas por uso excessivo de fertilizantes e pesticidas; desflorestamentos e gastos de água doce; devastação florestal por consumo de madeiras etc.


Carregar ppt "Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 04/04/10 1. Consciência ecológica: o homem e o planeta ameaçados; 2. O desenvolvimento sustentável; Contradições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google