A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Fenômenos dos Campo Grupal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Fenômenos dos Campo Grupal"— Transcrição da apresentação:

1 Os Fenômenos dos Campo Grupal
Disciplina: Psicologia dos Grupos Professora: Fernanda Vaz Hartmann

2 Transferência É o fenômeno pelo qual o paciente transfere para o analista sentimentos originalmente experimentados em relação a pessoas significativas do passado (tais como pai, mãe, irmãos, avós, tios, não parentes que adquiriram uma importância particular na primeira infância do paciente).

3 Contratransferência São os sentimentos que o paciente desperta no analista, a partir de duas vivências transferênciais.

4 Resistência Forças inconscientes que se opõe ao processo terapêutico, obstruindo o seu progresso. O indivíduo evita um sofrimento psíquico que seria insuportável naquele momento.

5 Insights e Elaboração O insight é a possibilidade de o paciente ter uma visão (ou compreensão)) do que se passa em seu mundo interno psíquico. A elaboração é a sucessão de insights consecutivos que leva o paciente a resolução de conflitos.

6 Actings (atuações) Representa uma forma de atuação não-verbal, muito primitiva, anterior a possibilidade de expressão verbal das emoções

7 Reações G (específicos do campo grupal)
Busca da homeostase: o grupo procura atingir um equilíbrio entre as ansiedades de seus diferentes membros e alcançar um estado de mínima perturbação. Transferências Cruzadas: transferências de membros do grupo uns em relação aos outros. Transferência Múltipla: é uma derivação da transferência primária, para o terapeuta, vivenciada em relação a outro paciente do grupo.

8 Associações Reativas: provocadas sob forma de um protesto contra o estado de ãnimo, as verbalizações ou as ações físicas de outro membro do grupo ou do grupo todo. Reação em Carambola: contagio emocional em cadeia que se pode estabelecer a partir de uma manifestação verbal ou mesmo não verbal de determinado membro. Formação de Subgrupos: alianças entre dois ou mais membros com finalidades defensivas

9 Espelhamento: imagem refletida no(s) outro(s), que ignorávamos ou negávamos existir,efeito este obtido no grupo pelas múltiplas e recíprocas identificações projetivas e introjetivas que nele ocorrem. Ressonância: possibilidade de uma certa manifestação de um membro do grupo encontrar equivalência afetiva e despertar emoções similares em outro participante do mesmo grupo.

10 Dependência: o grupo dr comporta como se estivesse á espera dos cuidados e da liderança de alguém (geralmente o terapeuta ou coordenador do grupo). Luta-fuga: há um movimento de confronto ou evitamento das situações ansiogênicas, bem como de enfrentamento ou afastamento das lideranças emergentes no grupo. Acasalamento: há uma expectativa messiânica com relação ás soluções que possam vir a ser trazidas por algo ou alguém que não chegou ao grupo e que será gerado pelo apareamento entre dois elementos do grupo, incluindo ou não o terapeuta. Trabalho: predomina o estado racional, colaborativo, de prontidão, para a realização da tarefa.

11 Referência Bibliográfica:
OSÓRIO, L.C. Psicoterapia Grupal: Uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.


Carregar ppt "Os Fenômenos dos Campo Grupal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google