A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 CETCC 2012 Profª Lina Sue Matsumoto. 2 Martin Seligman é o fundador da PSICOLOGIA POSITIVA, um campo de estudo que examina os estados de saúde, tais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 CETCC 2012 Profª Lina Sue Matsumoto. 2 Martin Seligman é o fundador da PSICOLOGIA POSITIVA, um campo de estudo que examina os estados de saúde, tais."— Transcrição da apresentação:

1 1 CETCC 2012 Profª Lina Sue Matsumoto

2 2 Martin Seligman é o fundador da PSICOLOGIA POSITIVA, um campo de estudo que examina os estados de saúde, tais como a FELICIDADE, FORÇA DE CARÁTER e OTIMISMO. Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2012

3 3 Profª Lina Sue Matsumoto Martin Seligman  1998 – Presidente da APA (American Psychological Association) Psicologia Positiva  2000 - Promete melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e prevenir as patologias. “A Psicologia não produzia conhecimento suficiente sobre os aspectos virtuosos e as forças pessoais que todos seres humanos possuem… necessidade de pesquisas sobre aspectos positivos como, por exemplo, esperança, criatividade, coragem, sabedoria, espiritualidade, felicidade” ( Seligman & Czikszentmihalyi, American Psychologist, Jan/2000) CETCC 2011 CETCC 2012

4 4 Profª Lina Sue Matsumoto PSICOLOGIA ? Três missões: 1)Curar as doenças mentais, 2)Tornar a vida das pessoas mais produtiva e feliz, 3)Identificar e criar talentos. CETCC 2011 CETCC 2012

5 5 Profª Lina Sue Matsumoto PÓS-GUERRA  apenas a 1ª missão ficou.  Necessidade de tratar veteranos de guerra.  Fundação Instituto Nacional de Saúde Mental.  Pesquisas /Atendimentos clínicos focados no “reparo” dos danos e prejuízos provocados pelas patologias.  PSICOLOGIA  Modelo de doença.  Fortalecimento/Aperfeiçoamento das Terapias/Tratamentos para doenças mentais.  Enfraquecimento na investigação sobre os aspectos virtuosos dos seres humanos. CETCC 2011 CETCC 2012

6 6 Profª Lina Sue Matsumoto APA  Ciência Psicológica  1947 – Nenhum tratamento para doenças mentais.  Anos 90 – Psicoterapia e Psicofarmacologia (14 doenças)  Estudo das patologias = vantagens.  Psicologia ainda não era capaz de oferecer ferramentas para ajudar os indivíduos a prosperarem e a florescerem. CETCC 2011 CETCC 2012

7 7 Profª Lina Sue Matsumoto “A Psicologia deveria possibilitar muito mais do que apenas reparar o que está errado, devendo identificar e fortalecer o que está bom.” (Seligman, 2002) “A Psicologia passa a ser praticamente um sinônimo de tratamento de doença mental. Sua missão histórica de fazer a vida das pessoas comuns mais produtiva e plena fica em segundo plano em relação à cura de desordens e às tentativas de identificar e apoiar gênios praticamente abandonados.” (Seligman, 2004) CETCC 2011 CETCC 2012

8 8 Profª Lina Sue Matsumoto PSICOLOGIA POITIVA CategoriasAnoNº páginas DSM-I1061952130 DSM-II1821968134 DSM-III2651980494 DSM-III-R2921987567 DSM-IV2971994886 DSM-IV-TR“2000“ DSM-V(?)2012 (?)1.256 (?) CETCC 2011 CETCC 2012

9 9 Profª Lina Sue Matsumoto PsycInfo 1970-2006 Busca Google Busca PUBMED APA "DEPRESSION"110.382238.000.000259.069400 "HAPPINESS"4.711895.0003.96943 CETCC 2011 CETCC 2012

10 10 Profª Lina Sue Matsumoto DA = “A dificuldade de aprendizagem apresentada por individuos que tiveram experiência prévia com estímulos aversivos incontroláveis” (Maier & Seligman, 1976)  Será possível reverter o DA depois que esse padrão de comportamento já estivesse estabelecido?  DA = Modelo animal de depressão (Seligman,1975)  Passividade animais frente ao choque (não atua no seu meio)  Etiologia = eventos traumáticos podem ser desencadeantes (fora do controle) (fora do controle)  Fisiologia = alterações bioquimicas animais DA (pacientes depressivos). (pacientes depressivos). CETCC 2011 O desemparo aprendido revisitado: estudos com animais FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000200002 CETCC 2012

11 11 Profª Lina Sue Matsumoto  “a Variável Discriminante crítica para o DA não é a incontrolabilidade = mas sim a expectativa desenvolvida pelo individuo de que ele não pode controlar o ambiente  vários níveis = DA = síndrome = déficits motivacional, cognitivo e emocional”  IMPORTANTE: “Tanto o DA animal, como a depressão humana, não podem ser definidos com base em mera topografia de respostas, mas sim pelas relações funcionais que envolvem” CETCC 2011 O desemparo aprendido revisitado: estudos com animais FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000200002 CETCC 2012

12 12 Profª Lina Sue Matsumoto  Pretende contribuir para o florescimento e o funcionamento saudável das pessoas, grupos e instituições, preocupando-se em fortalecer competências, ao invés de corrigir deficiências.  Preocupação central: estudar o que é típico, comum e usual.  Modificar o foco: não ficar restrito apenas em reparar o que está errado ou ruim, mas (re)construir qualidades positivas.  Não apenas consertar ou descobrir o que está “quebrado” ou não funciona, mas fomentar ou nutrir o que existe de melhor. CETCC 2011 CETCC 2012

13 13 Profª Lina Sue Matsumoto  PSICOLOGIA  não é filial da Medicina, preocupada com doença e a saúde… é muito mais…  trabalho,  educação,  afeto,  superação,  crescimento.  PSICOLOGIA POSITIVA  Crença nas habilidades e fatores saudáveis das pessoas. CETCC 2011 CETCC 2012

14 14 Profª Lina Sue Matsumoto “A Psicologia Positiva emerge assim na última década como uma área de estudo científico própria, vibrante e multifacetada, que vai para além de uma abordagem centrada nos problemas e nas patologias, para se endereçar teórica e empiricamente à construção das melhores qualidades da vida, no âmbito subjectivo, individual e grupal. Pretende debruçar-se sobre as experiências positivas (como emoções positivas, felicidade, esperança, alegria), características positivas individuais (como carácter, forças e virtudes), e instituições positivas (como organizações baseadas no sucesso e potencial humano, sejam locais de trabalho, escolas, famílias, hospitais, comunidades, sociedades ou ambientes físicos a todos os títulos saudáveis).” CETCC 2011 Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais Fonte: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/cog/v13n1/v13n1a07.pdf CETCC 2012

15 15 Profª Lina Sue Matsumoto 1)Estudo da emoção positiva; 2)Estudo dos traços ou qualidades positivas ; 3)Estudo das instituições positivas (democracia, família, liberdade).  Concepção de felicidade de natureza intrínseca.  Conceito de bem-estar subjetivo  Conceito de flow  Conceito de resiliência CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

16 16 Profª Lina Sue Matsumoto “A felicidade, que é o objetivo da Psicologia Positiva, não se resume a alcançar estados subjetivos momentâneos. Felicidade também inclui a idéia de uma vida autêntica (...) a autenticidade descreve o ato de obter gratificação e emoção positiva através do exercício das próprias forças pessoais, que são caminhos naturais e permanentes para a gratificação” (Seligman, 2004) CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

17 17 Profª Lina Sue Matsumoto “FELICIDADE enquanto termo, é como COGNIÇÃO, no campo da Psicologia Cognitiva, e como APRENDIZAGEM dentro da teoria da aprendizagem: dão nome a um campo, mas não exercem qualquer papel nas teorias, dentro daqueles campos.” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

18 18 Profª Lina Sue Matsumoto  Fórmula: H = S + C + V H = happiness, nível de felicidade constante, H = happiness, nível de felicidade constante, S = set range, limites estabelecidos aos quais o sujeito está submetido, S = set range, limites estabelecidos aos quais o sujeito está submetido, C = circumstances, circunstâncias da vida, C = circumstances, circunstâncias da vida, V = voluntary, fatores sob controle voluntário do sujeito. V = voluntary, fatores sob controle voluntário do sujeito. CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

19 19 Profª Lina Sue Matsumoto  Aristóteles e Platão,  São Tomás de Aquino e Santo Agostinho,  O Velho Testamento,  Confúcio, Buda, Lao Tze,  O Alcorão,  Benjamin Franklin,  Upanishads,  Uns 200 catálogos de virtudes ao todo. “Para nossa surpresa, quase todas essas tradições, que atravessaram 3.000 anos e toda a face da terra, endossavam 6 virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

20 20 Profª Lina Sue Matsumoto  CARÁTER  “A totalidade de qualidades ou traços, particularmente no tocante a caracteristicas morais, sociais e atitudes religiosas de uma pessoa... Chamamos de caráter àquilo que uma pessoa de fato é... E de personalidade, àquilo que ela parecer ser” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

21 21 Profª Lina Sue Matsumoto 1.Uma força contribui p/satisfação gerada por uma vida boa (p/si e p/outros); 2.Uma força vale por si (independe dos resultados benéficos que produz); 3.A demonstração de uma força p/uma pessoa não diminui em nada aqueles com quem convive, chegando mesmo a inspirá-los; 4.Uma força deve ser um traço, ou seja, uma característica psicológica que pode ser observada em várias situações diferentes, demonstrando estabilidade em relação ao tempo; 5.Um força de caráter é edificada sobre padrões consensuais; 6.A sociedade proporciona instituições e rituais associados ao cultivo de forças e virtudes para, assim, sustentar sua prática. CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

22 22 Profª Lina Sue Matsumoto “A virtude da JUSTIÇA, por exemplo, pode ser demonstrada por meio de atos de cidadania, imparcialidade, lealdade, liderança e espírito de equipe; a esses caminhos chamo de forças e, ao contrário das virtudes abstratas, cada uma delas é mensurável e passível de ser adquirida” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

23 23 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 VIRTUDES FORÇAS DE CARÁTER Criatividade SabedoriaCuriosidade eLucidez ConhecimentoGosto pela aprendizagem Perspectiva (Sabedoria) Bravura CoragemPersistência Integridade Vitalidade Amor HumanidadeBondade Inteligência Social Cidadania JustiçaImparcialidade Liderança Perdão e Misericórdia TemperançaHumildade e Modéstia Prudência Auto-regulação (controle) Apreciação Beleza Gratidão TranscendênciaEsperança Humor Espiritualidade A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

24 24 Profª Lina Sue Matsumoto BEM-ESTAR SUBJETIVO = corresponde à avaliação, tanto cognitiva quanto afetiva, que uma pessoa faz acerca de sua própria vida ( experiências emocionais agradáveis, baixos níveis de humores negativos e alta satisfação em relação à vida). CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

25 25 Profª Lina Sue Matsumoto  Satisfação com a vida (julgamentos em relação à própria vida)  Satisfação em áreas importantes (em diferentes domínios)  Emoções positivas (muitas experiências de emoções e humores agradáveis)  Baixos níveis de emoções negativas (poucas experiências de emoções e humores desprazeirosos) CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

26 26 Profª Lina Sue Matsumoto FLOW = um estado de concentração total na atividade que está sendo realizada, capaz de fazer com que o indivíduo perca a noção da realidade. CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

27 27 Profª Lina Sue Matsumoto  Concentração intensa e focada (voltada para aquilo que está fazendo no momento presente)  Fusão entre ação e consciência (esta fusão provocará uma espécie de bloqueio da consciência)  Perda da auto-consciência reflexiva (consciência de si mesmo como ator social)  Sensação de controle sobre as próprias ações (saber como responder aos acontecimentos)  Distorção da experiência temporal (o tempo passou mais rápido do que o normal)  Experiência de que a atividade é intrínsecamente recompensadora (o objetivo final é apenas uma desculpa para o processo). CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis CETCC 2012

28 28 Profª Lina Sue Matsumoto RESILIÊNCIA = “é a propriedade pela qual a energia armanezada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica” (física) CETCC 2011 Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf CETCC 2012

29 29 Profª Lina Sue Matsumoto  “habilidade de voltar rapidamente para o seu usual estado de saúde ou de espírito depois de passar por doenças, dificuldades, etc.: resiliência de caráter”  “é a habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida: flexibilidade”  “é uma capacidade universal que permite que uma pessoa, grupo ou comunidade previna, minimize ou supere os efeitos nocivos das adversidades. CETCC 2011 Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf CETCC 2012

30 30 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 PSICOTERAPIA POSITIVA EM 13 SESSÕES CETCC 2012

31 31 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 1: A ausência ou a falta de recursos positivos (emoções positivas, força de caráter e sentido na vida) pode causar e manter a depressão (podendo criar uma vida vazia e sem sentido) Lição de casa 1: O cliente escreve uma página (INTRODUÇÃO POSITIVA), onde ele narra uma história real, mostrando ele/ela no seu melhor momento, ilustrando como ele/ela utilizou suas melhores forças de caráter/virtudes. CETCC 2012

32 32 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 2: O cliente identifica suas FC na sua narrativa (Introdução Positiva) e descreve outras situações em que essas FC o ajudaram previamente. Lição de casa 2: O cliente preenche o questionário VIA online e identifica suas principais FC. CETCC 2012

33 33 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 3: O foco é direcionado às situações específicas onde essas FC podem facilitar o cultivo de PRAZERES, COMPROMISSOS e SIGNIFICADOS. Lição de casa 3: O cliente inicia um RELATÓRIO DE BENÇÃOS, onde ele/ela relata, toda noite, 3 COISAS BOAS (pequenas ou grandes) que aconteceram neste dia. CETCC 2012

34 34 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 4: Discutir o papel que as BOAS/MÁS LEMBRANÇAS tem na manutenção da depressão. (Como as lembranças de RAIVA e AMARGURA mantém a depressão e contamina/impossibilita o BEM-ESTAR) Lição de casa 4: O cliente escreve sobre seus sentimentos de RAIVA, AMARGURA, RESSENTIMENTO e como eles alimentar a depressão/tristeza. CETCC 2012

35 35 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 5: Introduzir o PERDÃO como uma potente ferramenta que pode transformar sentimentos de RAIVA para a neutralidade ou, eventualmente, em EMOÇÕES POSITIVAS. Lição de casa 5: O cliente escreve uma CARTA DE PERDÃO descrevendo a transgressão/ofensa e a emoção relacionada e pede o PERDÃO para o seu transgressor/ofensor (MAS NÃO ENVIA A CARTA). CETCC 2012

36 36 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 6: Discutir GRATIDÃO como possibilitador de EMOÇÕES POSITIVAS. Lição de casa 6: O cliente escreve uma CARTA DE GRATIDÃO para alguém que ele/ela nunca agradeceu devidamente, e entrega pessoalmente a carta à pessoa. CETCC 2012

37 37 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 7: Enfatizar/Rever a importância de cultivar as EMOÇÕES POSITIVAS através do RELATÓRIO DE BENÇÃOS (RPD) e o use das FC. CETCC 2012

38 38 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 8: Discutir “Eu sou bom o bastante” X “Eu preciso fazer tudo certo” “Eu preciso fazer tudo certo” Lição de casa 8: O cliente escreve/revê meios de ser capaz de sentir mair PRAZER/SATISFAÇÃO CETCC 2012

39 39 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 9: Discutir OTIMISMO x ESPERANÇA, utilizando o estilo otimista de ver os eventos ruins/negativos como temporários, locais, transformáveis. Lição de casa 9: O cliente pensa/lembra de 3 portas que lhe foram fechadas. Responde: Quais portas foram abertas? CETCC 2012

40 40 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 10: O cliente é convidado a reconhecer/listar as FC das pessoas do seu convívio (colegas, amigos, familiares...) Lição de casa 10: O cliente é estimulado a responder ATIVA e CONSTRUTIVAMENTE aos eventos positivos com as pessoas de seu convívio. Celebrar as FC duas e das pessoas relacionadas. CETCC 2012

41 41 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 11: O cliente é convidado a reconhecer/listar as FC dos seus familiares (ANCESTRAIS) e compreender como surgiram as suas próprias FC. Lição de casa 11: O cliente é estimulado a desenhar uma ÁRVORE GENEALÓGICA que inclua as FC de todos os membros de sua família. CETCC 2012

42 42 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 12: O cliente é convidado a “SABOREAR” as atitudes/comportamentos positivos, como técnica de aumentar a intensidade e a duração da EMOÇÃO POSITIVA. Lição de casa 12: O cliente é estimulado a escrever uma lista de ATIVIDADES PRAZEROSAS e tentar executá-las conforme planejado. CETCC 2012

43 43 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 13: Discutir sobre UMA VIDA POSITIVA que integra PRAZER, COMPROMISSO E SIGNIFICADO. CETCC 2012

44 44 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 CETCC 2012

45 45 A saúde é mais do que apenas a ausência de doenças? Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 SAÚDE POSITIVA Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 CETCC 2012

46 46 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 NEUROCIÊNCIA POSITIVA Quais são os mecanismos neurais do flourishing ? Quais as bases biológicas do altruísmo? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 CETCC 2012

47 47 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 EDUCAÇÃO POSITIVA Quais são as possibilidades de uma educação positiva? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 CETCC 2012

48 48 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 PSICOTERAPIA POSITIVA A Psicoterapia deveria buscar aliviar a depressão e incrementar o bem-estar das pessoas? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 CETCC 2012

49 49 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 PROGRAMA PARA SOLDADOS Os soldados poderiam ser treinados para serem fisicamente e psicologicamente saudáveis? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/newsletter.aspx?id=1554 CETCC 2012

50 50 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do Risco à Proteção – Débora D. Dell`aglio; Silvia H. Koller; Maria A. Mattar Yunes – 2006 – Casa do Psicólogo Psicologia Positiva – Uma Abordagem Científica e Prática das Qualidades Humanas – C. R. Synder e Shane J. Lopez – 2009 – Artmed Aprenda a Ser Otimista – Martin E. P. Seligman – 2005 – Nova Era Felicidade Autêntica – Usando a nova psicologia positiva para a realização permanente – Martin E. P. Seligman – 2004 – Objetiva http://www.appal-online.org CETCC 2012

51 51 APPAL Associação de Psicologia Positiva da América Latina http://www.appal-online.org http://www.appal-online.org Entrevista VEJA - O Doutor Felicidade : http://veja.abril.com.br/100304/entrevista.html http://veja.abril.com.br/100304/entrevista.html Entrevista ÉPOCA: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI235093-15228,00- O+MITO+DA+FELICIDADE.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI235093-15228,00- O+MITO+DA+FELICIDADE.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI235093-15228,00- O+MITO+DA+FELICIDADE.html Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf http://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/cog/v13n1/v13n1a07.pdf http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/cog/v13n1/v13n1a07.pdf A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Perspectivas e Desafios http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a02.pdf O desemparo aprendido revisitado: estudos com animais http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000200002 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Authentic Happiness : www.authentichappiness.sas.upenn.edu www.authentichappiness.sas.upenn.edu Penn Arts & Sciences : www.psych.upenn.edu/people/seligman www.psych.upenn.edu/people/seligman The pursuit of happiness: www.pursuit-of-happiness.org/history-of-happiness/martin-seligman www.pursuit-of-happiness.org/history-of-happiness/martin-seligman CETCC 2012

52 52 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 CETCC 2012


Carregar ppt "1 CETCC 2012 Profª Lina Sue Matsumoto. 2 Martin Seligman é o fundador da PSICOLOGIA POSITIVA, um campo de estudo que examina os estados de saúde, tais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google