A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Planejamento integrado de usos da água Manutenção e perenização dos cursos dágua Enchentes e faixa de inundação

2 DEFINIÇÃO DE CONFLITO PELO USO DA ÁGUA
Não são conflitos ainda definidos Usos competitivos pelos recursos hídricos Podem não ser conflitos entre usuários de água. Nessas situações, há um conflito potencial, mas não de fato. Situações de comprometimento da qualidade ambiental. Uma situação de impacto ambiental pode ser solucionada sem que haja necessidade de acordo entre as partes envolvidas ou que uma das partes tenha que abrir mão de alguma vantagem comparativa. É o caso, por exemplo, do comprometimento generalizado da qualidade da água devido ao baixo percentual de tratamento das águas residuais de origem urbana, industrial e agrícola.

3 DEFINIÇÃO DE CONFLITO PELO USO DA ÁGUA
“Conflitos pelo uso da água pressupõem a disputa entre as partes explicitadas socialmente” Através de : Canais legais (ações na Justiça comum, ações impetradas pelo Ministério Público, etc.) Canais institucionais (por meio de ações conduzidas por órgãos de controle ambiental e de gerenciamento de recursos hídricos) Fóruns sociais de negociação (comitês de bacia e associações de usuários)

4 DEFINIÇÃO DE CONFLITO PELO USO DA ÁGUA
Entretanto, existem situações de disputa em torno dos recursos hídricos que não apresentam uma dimensão social ou, dito de outra forma, cujo conflito está circunscrito a um número reduzido de atores, não sendo, portanto, reconhecidas socialmente como situação de conflito. A dificuldade em trabalhar situações de conflito desse tipo é que, como não têm expressão social, são necessários trabalhos exaustivos de campo para que sejam identificadas.

5

6 Uma tipologia de conflitos
Entre usuários de mesma categoria Irrigantes, serviços de abastecimento de água água, , hidrelétricas Entre usos distintos irrigação X abastecimento público público navegação X produção de energia energia lançamento de efluentes X abastecimento de água água Entre uso produtivo e conservação ambiental Entre unidades diferentes (municípios, regiões

7 Avaliação do Sistema O Sistema está ainda em construção O princípio da água como bem público está presente na Lei, mas não muito na “cabeça” de todos os usuários da água (especialmente proprietários rurais) O princípio da descentralização também está presente na Lei, mas não totalmente na “cabeça” dos tomadores públicos de decisão O princípio de participação pública foi adotado em muitas regiões do Brasil Por causa da diversidade de situações, os resultados da GIRH não são uniformes no Brasil

8 DESAFIOS Aplicar a Política e organizar o Sistema em consonância com as peculiaridades regionais, em face às enormes diferenças entres a as regiões e bacias hidrográficas brasileira Mudança das formas de elaboração e aprovação dos planos: Fundados em pesados e maçantes diagnósticos, pouco propositivos, sem identificação precisa de obras e ações prioritárias, sem abordar adequadamente os aspectos econômico - financeiros. São documentos, muitas vezes bem elaborados, que utilizam as melhores técnicas, mas que não conseguem obter aprovação dos segmentos representativos da sociedade e têm como destinos certos as prateleiras. Outro desafio é o desenvolvimento institucional dos órgãos e entidades públicos e privados executores de obras de recursos hídricos para que desenvolvam seus planos de forma integrada e elaborem e executem bons projetos, operem e mantenham adequadamente suas obras e serviços.

9


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google