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MICHEL FOUCAULT.

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Apresentação em tema: "MICHEL FOUCAULT."— Transcrição da apresentação:

1 MICHEL FOUCAULT

2 Biografia Diplomou-se em filosofia e psicologia
Nasceu em 1926 na cidade de Potiers, França. Em 1948, após tentar suicídio, iniciou um tratamento psiquiátrico, assim entrando em contato com a psicologia, psiquiatria e a psicanálise Diplomou-se em filosofia e psicologia Morreu em junho de 1984, devido a complicações oriundas da Aids.

3 OBRAS - A História da loucura - Vigiar e punir - Em defesa da sociedade - História da sexualidade

4 Poder Plural O Poder era visto de outra forma antes do Foucault, era associado com mais frequência ao Estado ou a Igreja. Maquiavel e os outros contratualistas tinham em pauta a discussão de como legitimar o poder de poucos sobre muitos, para manter a ordem social Para Foucault o poder é uma prática social, que se manifesta por um conjunto de relações

5 Poder Disciplinar " É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado " - Foucault, Vigiar e Punir . Em vigiar e punir, Foucault aborda o tema " Sociedade Disciplinar "que consistia em um sistema de controle que se ramificava pela sociedade, a partir de um poder central e se multiplicava em uma rede de poderes interligados

6 Panóptico Foucault se baseou no modelo de panóptico de Jeremy Bentham, que era um modelo idealizado para prisões. O Panóptico teve uma tríplice função: Vigilância, Correção e Controle. O Panóptico representa uma distopia social, pois o seu objetivo se realizaria mediante o controle intrínseco do comportamento humano, gerando em cada indivíduo o florescimento do medo pela ameaça de punição.

7 Crítica a sociedade Disciplinar
O controle social gera o nivelamento dos indivíduos, calando a singularidade. Quanto mais medíocre, melhor para a " paz " pública. A fiscalização social que se dá nos presídios, nas fábricas, nos espaços religiosos, nas escolas, etc - Refere-se ao fato que a submissão incondicional do indivíduo às regras, gera os corpos dóceis. A educação disciplinar do corpo individual é o meio que favorece a transformação da vida humana em força produtiva canalizada para objetivos práticos que proporcionam resultados concretos e úteis para a sua sociedade ou para o grupo que controla a sociedade.

8 " O corpo humano, entra numa máquina de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompõe " - Foucault, Vigiar e Punir "


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