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Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

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Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 18 (22/10/2009) Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Paul-Michel Foucault – 1984 - Jurgen Habermas – dias atuais

4 Referência Bibliográfica:
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, p BANNELL, Ralph Ings. Habermas & Educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2006.

5 Paul-Michel Foucault: Subjetividade e Educação:
15/10/ – 25/06/1984

6 “Todo o meu devir filosófico foi determinado pela minha leitura de Heidegger. Mas reconheço que foi Nietzsche quem venceu.” – Foucault Idéia de “sociedade disciplinar” : Nietzsche, Heidegger, Althusser e Canguilhem; As obras, desde a História da Loucura até a História da Sexualidade situam-se dentro de uma filosofia do conhecimento;

7 Estudos sobre o saber, o poder e o sujeito consideravam-no um pós-moderno;
“O poder não é fechado, ele estabelece relações múltiplas de poder (...) - "Somos obrigados pelo poder a produzir verdade"; Análise do poder pelos "elementos periféricos" do sistema do poder;

8 Tema geral das investigações: SUJEITO;
Foucault trabalhou as relações de poder e as formas de resistência e os esforços desenvolvidos para tentar dissociar essas relações; Oposições de poder = lutas contra a autoridade. O que possuem em comum: - São lutas transversais; - As finalidades destas lutas são os efeitos do poder enquanto tais; - São lutas 'imediatas'; - São lutas que coloca em questão o estatuto do indivíduo; - Elas opõem uma resistência aos efeitos de poder que estão ligados aos saber, à competência e à qualificação;

9 Como se exerce o poder? “A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.” Michel Foucault “Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault “Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.” Michel Foucault “O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar.” M. Foucault “De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco.” Michel Foucault

10 Jurgen Habermas: Teoria Crítica e Educação:
– dias atuais

11 outros: Horkheimer, Adorno, Marcuse e Fromm;
principal estudioso da segunda geração da Escola de Frankfurt; outros: Horkheimer, Adorno, Marcuse e Fromm; Escola de Frankfurt = "teoria crítica de sociedade "; Paradigma COMUNICACIONAL; razão comunicativa ação comunicativa = a comunicação livre, racional e crítica; superação da razão iluminista;

12 busca promover normas para a relação de não dominação sobre os outros e uma noção mais ampla de razão; seus estudos voltam-se para o conhecimento e a ética;

13 As 3 principais idéias de Jurgen Habermas:
- Teoria da Ação Comunicativa; - Existência de uma esfera pública,onde as pessoas, livres de domínio político, podem expor idéias e discuti-las. Habermas acredita que a mídia exerça influência no sentido de diminuir este espaço; - As ciências naturais seguem uma lógica objetiva, enquanto as ciências humanas – uma vez que a sociedade e a cultura são baseadas em símbolos – seguem uma lógica interpretativa.

14 "A dualidade entre fatos e decisões leva à validação do conhecimento fundado nas ciências da natureza e desta forma elimina-se a práxis vital do âmbito destas ciências. A divisão positivista entre valores e fatos, longe de indicar uma solução, define um problema. " (Jürgen Habermas)


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