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Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

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Apresentação em tema: "Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Perspectivas da Educação e a função social da escola na sociedade contemporânea Conteúdos: - Educação Liberal: a "Escola Nova"; - Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

4 Referência Bibliográfica: GIORGI, Cristiano Di, Escola Nova. São Paulo: Ática, p BUCKMAN, Peter. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Ltda, p TRINDADE, Azoilda L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, p PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, p

5 Educação Liberal: a "Escola Nova"

6 PEDAGOGIA TRADICIONAL X ESCOLA NOVA Os liberais democráticos eram os simpatizantes da Escola Nova voltados à democratização e transformação da sociedade através da escola. Havia uma reação ao academicismo e ao individualismo da educação tradicional, propondo a renovação das técnicas e a exigência da escola única (não dualista), obrigatória e gratuita.

7 A Escola Nova ou Escolanovismo apresentou o caráter científico das novas técnicas, amparadas no conhecimento da Sociologia, Psicologia, Biologia e Pedagogia Moderna; Principais escolanovistas: Lourenço Filho (Ceará, 1923), Anísio Teixeira (Bahia, 1925), Francisco Campos e Mário Casassanta (Minas Gerais, 1927), Fernando de Azevedo (Distrito Federal, 1928) e Carneiro Leão (Pernambuco, 1928); Influência de John Dewey;

8 As ideias escolanovistas foram expandidas, mas nem sempre foi possível aplicá-las, ficando restritas a alguns locais; MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) = composto por 26 educadores, entre eles Fernando Azevedo e Anísio Teixeira. O documento defendia a escola obrigatória, pública e gratuita como dever do Estado a ser implantada em programa de âmbito nacional;

9 Em oposição aos escolanovistas estava a militância católica que acreditavam que a verdadeira educação deveria basear-se nos princípios cristãos. Lutavam pela instituição do ensino religioso nas escolas; Os escolanovistas foram derrubados na Constituição que instituiu o ensino religioso, embora facultativo.

10 Educação Neoliberal : Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

11 A retórica neoliberal atribui um papel estratégico à educação e determina-lhe basicamente três objetivos: - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; - Tornar a escola um meio de transmissão; - Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática

12 Entre as novas teorias surgidas nesses últimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonômicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização modernas, propõe uma lógica do vivente (Teoria da Complexidade).

13 Ao aceitar como fundamento da educação uma antropologia que concebe o homem como um ser essencialmente contraditorial, os paradigmas holonômicos pretendem manter, sem pretender superar, todos os elementos da complexidade da vida (Moacir Gadotti). O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. (Gadotti) EDUCAÇÃO POPULAR = solidariedade e reciprocidade; Universalização da Educação Básica X Novas Matrizes Teóricas;

14 Novas Tecnologias presentes à Educação; PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO (Gadotti): - Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser - Cidadania - Planetaridade - Sustentabilidade - Virtualidade - Globalização - Transdisciplinaridade - Dialogicidade, dialeticidade


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