A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transferência da Informação Biológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transferência da Informação Biológica"— Transcrição da apresentação:

1 Transferência da Informação Biológica

2 O ápice da Biologia Molecular...
Século XX: Descoberta da natureza química e a estrutura tridimensional do DNA A sequência de desoxirribonucleotídeos no polímero linear codifica as instruções para a formação de outros componentes celulares e proporciona um molde para a reprodução de moléculas idênticas de DNA.

3 Como Montar outra fita de DNA?
Á partir de uma das fitas de DNA A molécula em dupla hélice do DNA contém um molde interno para sua própria replicação e reparação.

4 Mutações Produção de própria progênie com sequências de DNA diferentes. Sofre mutações ocasionais diferindo por dois ou mais nucleotídeos da sequência original. Quando duas linhagens se modificam muito por esse mecanismo uma nova espécie foi criada.

5 Seqüenciamento do DNA Projeto Genoma Humano: sequencia genomas de vários tipos de organismo

6 Técnica de identificação utilizando o DNA
Tipagem do DNA ou perfil do DNA Baseado nos polimorfismos de sequências. (pequenas diferenças de um indivíduo para outro) Polimorfismos de comprimentos dos fragmentos de restrição.(Requer amostras de DNA frescas e maiores)

7 Como clonar? Se conhecermos a sequência de pelo menos parte de um segmento do DNA as ser clonado, o número de cópias desse segmento de DNA pode ser enormemente amplificado.

8 Como introduzir o DNA construído?
Eletroporação Microinjeção Lipossomos ou vetores retrovirais Resultando em animais com novas características genéticas herdáveis.

9 Como Amplificar? PCR (1983) – Reação em cadeia da polimerase Etapas:
Isola o DNA através de aquecimento Esfria em presença de excesso dos oligonucleotídeos sintéticos. Os 4 desoxinucleosídeos trifosfatos são adicionados 25 ou 30 vezes durante poucas horas em procedimento automático

10 PCR DNA’s Polimerases: Oriunda de uma bactéria que vive a 90º.
A enzima permanece ativa após cada passo de aquecimento Pode clonar DNA’s com até anos de idade. Permite que ínfimas quantidades de DNA sejam amplificadas

11 Utilização do PCR Clonar fragmentos de DNA originário de humanos que permaneceram mumificados e animais em extinção Criação de novos campos de arqueologia Traçar as migrações humanas da Antiguidade. Traçar evolução de viroses patogênicas humanas Detecção de infecções virais antes de causarem sintomas. Diagnóstico pré-natal em larga variedade de doenças genéticas.

12 São métodos decisivos para resolução de casos levados a julgamento
Compara o material genético encontrado com dois suspeitos por exemplo. A amostras são clivadas e separadas por eletroforense. Sondas de DNA radioativas são usadas para identificar um pequeno subconjunto desses fragmentos que continham sequências complementares à sonda. O tamanho desses fragmentos variam de um indivíduo para outro. O DNA do suspeito exibe um bandeamento idêntico aquele da amostra gênica analisada.

13 Expressão Gênica Regulada por vários processos que afetam a velocidade pela qual os produtos gênicos são sintetizados e degradados. Ex: Proteínas regulatórias, hormônios, desenvolvimento de organismos multicelulares.


Carregar ppt "Transferência da Informação Biológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google