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Especulações necessárias Pâmela Cristina Salles Pereira Secretaria Municipal de Cultura Gerência de Ação Cultural Agosto de 2014 Londrina-PR.

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1 Especulações necessárias Pâmela Cristina Salles Pereira Secretaria Municipal de Cultura Gerência de Ação Cultural Agosto de 2014 Londrina-PR

2 Lei Municipal Nº 11.535 de 9 de Abril de 2012 O Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Londrina, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências.

3 O SMIIC é um dos componentes que integram o Sistema Municipal de Cultura - SMC O Art. 49. Constituem-se em instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura - SMC: I - Plano Municipal de Cultura II - Sistema Municipal de Financiamento à Cultura - SMFC; III - Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC; e IV - Programa Municipal de Formação na Área da Cultura - PROMFAC. O Parágrafo único: Os instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura - SMC se caracterizam como ferramentas de planejamento, inclusive técnico e financeiro, e de qualificação dos recursos humanos

4 Do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC O Art. 53. Cabe à Secretaria Municipal de Cultura - SMCULT, desenvolver o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC, com a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade cultural local com cadastros e indicadores culturais construídos a partir de dados coletados pelo Município. § 1º O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC - é constituído de bancos de dados referentes a bens, serviços, infraestrutura, investimentos, produção, acesso, consumo, agentes, programas, instituições e gestão cultural, entre outros, e estará disponível ao público e integrado aos Sistemas Estadual e Nacional de Informações e Indicadores Culturais. § 2º O processo de estruturação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC - terá como referência o modelo nacional, definido pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC.

5 O Art. 54. O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC - tem como objetivos: I - coletar, sistematizar e interpretar dados, fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais em geral, verificando e racionalizando a implementação do Plano Municipal de Cultura - PMC - e sua revisão nos prazos previstos; II - disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e oferta de bens culturais, para a construção de modelos de economia e sustentabilidade da cultura e para a adoção de mecanismos de indução e regulação da atividade econômica no campo cultural, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados no âmbito do Município; e

6 III - exercer e facilitar o monitoramento e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais em geral, assegurando ao Poder Público e à sociedade civil o acompanhamento do desempenho do Plano Municipal de Cultura - PMC. O Art. 55. O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC - fará levantamentos para realização de mapeamentos culturais para conhecimento da diversidade cultural local e transparência dos investimentos públicos no setor cultural. O Art. 56. O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC estabelecerá parcerias com os Sistemas Nacional e Estadual de Informações e Indicadores Culturais e com institutos de pesquisa para desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e elaborar indicadores culturais que contribuam tanto para a gestão das políticas públicas da área, quanto para fomentar estudos e pesquisas nesse campo.

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8 SMIIC Terá como objetivos Coletar Sistematizar Interpretar Dados Fornecer Metodologias Estabelecer Parâmetros à mensuração da Atividade Cultural e necessidades sociais por cultura Disponibilizar estatísticas, indicadores, informações para a caracterização da demanda e oferta de bens culturais. Exercer e facilitar o monitoramento e avaliação das políticas de cultura.

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10 SMIIC Deverá contemplar Bens Serviços Infraestrutura Investimentos Produção Acesso Consumo Agentes Programas Instituições Gestão Cultural Entre outros

11 SMIIC Fará Mapeamentos Culturais Parcerias com o SNIIC, SEIIC, Institutos de Pesquisa para desenvolver base de informações. Indicadores Culturais

12 Qual a composição do SMIIC? A quem cabe a gestão do SMIIC?

13 A referência para a construção do SMIIC será o SNIIC!

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15 http://culturamaceio.com.br/cartografia/#lat=-9.599605210109647&lng=- 35.72148816625963&zoom=13

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18 http://ippullondrina.maps.arcgis.com/apps/SocialMedia/index.html?appid= af0931fb6256464eb3ed3681134385e2

19 SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais O O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações com informações culturais atualizadas,. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha. O A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu ainda que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais. O O Sistema também vai oferecer serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores e outras informações relevantes de bens e serviços culturais, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados, além de maior controle social dos recursos. O Em fase de pré-implantação, o SNIIC vai monitorar e avaliar as políticas públicas de cultura e das políticas culturais do Plano Nacional de Cultura, o que assegura ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do Plano. O Ministério da Cultura já definiu as metas e os indicadores que serão aferidos, sendo o SNIIC a plataforma integradora de informações. 03.07.2014 Minc

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21 Agente culturalObjeto Cultural Número SNIIC CPF/CNPJMantenedor Nome/Razão SocialTipologia Natureza JurídicaNome OcupaçãoEspaço Físico/ Virtual CEPPonto de Cultura? EstadoCEP CidadeEstado BairroCidade LogradouroBairro ComplementoLogradouro CelularComplemento Tel. ResidencialLocalização Tel. Trab./ComercialAtividades Culturais End. SiteCelular EmailTel. Trab./ Comercial TwitterEnd. Site FacebookPreço Máximo Google PlusPreço Mínimo Outras Redes SociaisInformações Sobre Preço CurrículoFormas de Pagamento Localização (no mapa)Twitter Usuário – Informante/ DataFacebook Foto Google Plus You Tube Informações Adicionais Usuário – Informante/ Data Foto

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23 Dados do IBGE – Perfil dos Municípios 6.1 Órgão Gestor 6.2 Conselho Municipal de Cultura 6.3 * Equipamentos Culturais e Meios de Comunicação 6.4* Atividades Artesanais 6.5* Grupos Artísticos

24 * 6.3 Equipamentos culturais e Meios de Comunicação 6.4 Atividades Artesanais6.5 Grupos Artísticos Bibliotecas Públicas Lojas de disco, CDs, Fitas e DVDs Bordado Frutas e sementes TeatroCirco MuseuLivrariasBarroMadeira Manifestações Trad. popular Escola de Samba Teatros ou salas de espetáculos Rádio AMConchas Material reciclável Cineclube Bloco Carnavalesco Centro CulturalRádio FMCouroMetalDança Desenho e pintura Cinemas Rádio comunitária AM ou FM Culinária Típica PedrasMúsica Artes plásticas e Visuais VideolocadorasGeradora de TV Fios e fibras Pedras preciosas OrquestraArtesanato Estádios ou Ginásios poliesportivos Clubes e Associações recreativas TapeçariaRendaBanda Outros – Existência Provedor de internet Lan HouseTecelagemOutrosCoral Unidades de ensino superior Arquivo público e/ou Centro de documentação VidroAss. Literária Shopping Fibras vegetais Capoeira

25 Sítios históricos – centros históricos, quilombos; Edificações especiais – arquitetura, ruínas; Obras de arte – pintura, escultura; Espaços e instituições culturais – museus, casas de cultura; Festas, festivais e celebrações locais; Gastronomia típica - pratos da culinária local; Artesanato e produtos típicos; Música, dança, teatro, cinema; Feiras e mercados tradicionais; Saberes e fazeres – causos, trabalhos manuais; Realizações artísticas – exposições, ateliês; Eventos programados – feiras e outras realizações artísticas, culturais, gastronômicas; Outros que se enquadrem na temática cultural Turismo Cultural : Orientações Básicas Cartilha do Min. Do Turismo 2010

26 Considera ainda que... Os eventos culturais atraem visitantes, incrementam as taxas de ocupação na baixa temporada, e, ao mesmo tempo, possibilitam visibilidade ao destino através da mídia espontânea que geram. Para a divulgação de tais eventos, recomenda-se a elaboração de um calendário de eventos do município, da região e do Estado, distribuindo-o ao longo do ano e nos períodos de maior conveniência, em função dos fluxos turísticos. O Calendário Cultural de um destino tem o mérito de organizar a programação cultural e estimular apresentações culturais representativas do lugar, convertendo-se em um instrumento de informação ao mercado.

27 Saberesconhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades: CelebraçõesRituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social Formas de ExpressãoManifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas LugaresMercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas A UNESCO compreende o patrimônio cultural imaterial como “as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes”. Patrimônio Cultural Imaterial

28 Patrimônio Cultural Material O patrimônio material é constituído de bens culturais móveis e imóveis. No primeiro caso, encontram-se aqueles bens que podem ser transportados, tais como os livros e as obras de artes e, no segundo, os bens estáticos, tais como prédios, cidades, ruas etc., e possuem instrumento específico de proteção: Bens móveis: coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos; Bens imóveis: núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais.

29 Exemplos de atividades que podem ser realizadas no âmbito do Turismo Cultural

30 Modelagem de dados O O que é importante para nós? Público; tipo de público; nº de vagas; Tipo de atividade; região atendida; orçamento dirigido... O Como mensurar? Estimativa de público; inscrição; origem do público atendido; localização da atividade; orçamento segundo equipamentos e atividades... O Como estes dados serão apresentados? Planilhas Excel; gráficos; relatórios; mapas... Por que modelar ? Representar o ambiente observado Documentar e normalizar Fornecer processos de validação Observar processos de relacionamentos entre objetos Modelar implica em construir modelos

31 Fonte: Jornal Oficial, ano XV, nº2180, junho de 2013 Formato do Relatório de atendimento à Crianças e Adolescentes até 2013

32 POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA E LAZER RESULTADOS DESEJADOS Nº CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS AVALIAÇÃO QUALITATIVA 1) Melhora do acesso e adesão das crianças e adolescentes nas atividades de lazer e cultura. Formação Total de público Participação em atividades formativas (oficinas, cursos, palestras, etc) onde há a disponibilização de vagas e o acompanhamento da frequência de participação dos inscritos, sendo que tais atividades desenvolvidas contemplaram diversas regiões do Município de Londrina (Centro, Norte, Sul, Leste, Oeste e Área Rural). As atividades desenvolvidas neste período proporcionaram a aptidão e o interesse em diversas áreas culturais tais como : Teatro, Circo, Dança Fotografia, Cinema e Vídeo, Artes Gráficas, Artesanato, Literatura, Música, Hip hop, Capoeira, Tradições populares, Patrimônio Cultural, Comunicação e Mídia, Vilas Culturais. O quantitativo sobre atividades formativas desenvolvidas através do PROMIC situa vagas ofertadas. 2029 1.a) Crianças e adolescentes acessando a cultura e o lazer conforme aptidão e interesse. Visando o acesso democrático as diversas áreas culturais nas atividades de formação e circulação dos bens culturais; Fruição Formação Total de atividades Total de atividades formativas (oficinas, cursos, palestras, etc.) e atividades de fruição (exposições, apresentações, eventos, shows, etc.) disponibilizadas ao público. As atividades desenvolvidas neste período proporcionaram a aptidão e o interesse em diversas áreas culturais tais como: Teatro, Circo, Dança Fotografia, Cinema e Vídeo, Artes Gráficas, Artesanato, Literatura, Música, Hip hop, Capoeira, Tradições populares, Patrimônio Cultural, Comunicação e Mídia, Vilas Culturais. 533386 1.b) Aumento do número de crianças e adolescentes acessando os bens culturais (cinema, teatro, espetáculo, festivais, projetos e oficinas); Fruição Total de público Estimativa de público em atividades de fruição (exposições, apresentações, eventos, shows, etc.).As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura contemplam diversas regiões do Município de Londrina (Centro, Norte, Sul, Leste, Oeste e Área Rural). 13579 1.c) Otimização do uso de espaços públicos, possibilitando momentos saudáveis de interação familiar e comunitária. Total de espaços que receberam atividades O uso de diferentes espaços para a realização de atividades Culturais é incentivado pela Secretaria Municipal de Cultura, seja indiretamente através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura que abrange escolas, praças, entre outros espaços ou diretamente através da criação e gestão de equipamentos culturais em diferentes regiões da cidade. 36 1.d) Melhor divulgação e viabilização de acesso às vilas culturais; Mais de 80 atividades culturais cadastradas na agenda cultural Neste segundo quadrimestre, as informações sobre as atividades culturais do município incluindo as que ocorrem nas Vilas Culturais foram disponibilizadas através do site da PML - Agenda Cultural. Houve a confirmação de que todas as vilas culturais utilizam com maior frequência, para a divulgação de suas atividades, as redes sociais, como o Facebook e sites próprios. 1.e) Divulgação e motivação para um maior número de crianças e adolescente; Total de público Projeto "Visita Mediada" - tem por objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes aos equipamentos Culturais através de visitas aos espaços e participação em atividades dirigidas. Através de contato das escolas ou pelo trabalho de prospecção dos espaços, é feito agendamento de grupos para a visitação, visando assim divulgar tais espaços e motivar crianças e adolescentes a usufruir dos bens culturais. Cada equipamento cultural adiciona a este trabalho características exclusivas, e o adequa segundo as especificidades e faixa etária do grupo correspondente a cada visita. 2057 1.f) Melhoria na atenção da cultura e lazer para a área da criança e adolescente. 17665 atendimentos em 147 atividades divididas em 36 espaços No segundo quadrimestre foi observada queda no número de atendimentos nos equipamentos culturais sob responsabilidade do município. Entende-se que se deve a realização da Copa do Mundo que alterou o calendário das escolas, público maior destes equipamentos. Formato do Relatório de atendimento à Crianças e Adolescentes até 2013

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35 Público alvo Região Áreas culturaisTipo de atividadeProduto Grupo Norte Teatro Grupo Subgrupo Livro Crianças 0-11 anos SulArtes gráficasOficinasFormativaCD Adolescente de 12 a 17 anosLesteArtesanatoCursosCirculação DVD Adultos de 18 a 59 anosOesteCapoeira Apresentação Pontual Ebook Idosos - Acima de 60 anos CentroCinema e Vídeo Feira Periódica Site Comunidade/ geralRuralCircoEventosProduto Não se aplicaComunicação e MídiaExposições Subgrupo Dança Palestras Homens Fotografia Espaços/Estrutura contrapartida Mulheres Hip Hop Festival Apresentações Com necessidades especiais LiteraturaSemináriosProdutos Produtores culturaisMúsica Workshop Vagas Patrimônio CulturalPesquisa Tradições popularesMostra Vilas Culturais Lançamentos

36 Museu de Arte de londrina Total de atendimentos no 2º quadrimestre - de maio a agosto de 2014 APRESENTAÇÕESEVENTOSCURSOSOFICINASPALESTRASEXPOSIÇÕESAULAS VISITA MEDIADA BIBLIOTECATOTAL GERAL 1404005825502440407253074185

37 Centro cultural da região norte Total de atendimentos no 2º quadrimestre - de maio a agosto de 2014 BIBLIOTECATELECENTROPRÓ-CIDADÃO ESCOLA DE BALLET ASSOCIAÇÃO DE MULHERES ESCOLA DE CIRCO OUTRAS ATIVIDADES TOTAL 761144732931233618324832174832099

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