A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL"— Transcrição da apresentação:

1 10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
INTCEX 10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL

2 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
1. CONTATO COM O IMPORTADOR Ao contatar um possível importador, deve-se providenciar a formalização do contato. Este é regularmente dividido em duas partes bem definidas, a saber: Contato Preliminar Visa o contato e o interesse do possível comprador pelo produto. O exportador então partirá para o contato de cotação propriamente dito Contato de Cotação Este consiste, em geral, em remeter ao interessado a FATURA PRO FORMA de um produto que contém todas as particularidades e condições que o exportador precisa cumprir para a venda de um produto ao exterior.

3 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
2. ANÁLISE DO PEDIDO Após o recebimento do pedido ou da carta de crédito compara-se a cotação ou Fatura Pro Forma com o conteúdo do pedido ou carta de crédito. O exportador prepara a mercadoria e os documentos necessários para fins de transporte da mercadoria até o destino estipulado como também para a devida negociação junto aos bancos.

4 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
3. PREPARAÇÃO DA MERCADORIA E DEMAIS DOCUMENTOS PARA EMBARQUE Preparação da Mercadoria A preparação e embalagem da mercadoria a ser exportada, resulta no romaneio ou packing list Romaneio ou Packing List Este documento é necessário para o desembaraço da mercadoria, indicando os volumes e respectivos conteúdos Registro de Exportação - RE De posse do romaneio, é preenchido o RE no SISCOMEX.

5 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
3.4 - Nota Fiscal Emissão da Nota Fiscal para acompanhar a mercadoria desde a saída do estabelecimento até seu efetivo desembaraço para o exterior Conhecimento de Embarque Documento emitido pelo transportador internacional ou seu agente, sendo primordial a negociação junto ao banco com o qual estiver sendo conduzida a operação Certificados Dependendo da mercadoria que se esteja embarcando para o exterior, poderá vir a ser exigido algum certificado que ateste a qualidade ou certas especificações do produto, seja para atender imposições da legislação brasileira, ou exigências do importador face às normas vigentes em seu país.

6 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
4. PREPARAÇÃO DOS DOCUMENTOS APÓS O EMBARQUE DA MERCADORIA Embarcada a mercadoria, inicia-se a preparação dos documentos necessários à negociação da operação junto ao banco. Quando a operação estiver amparada por carta de crédito, o exportador deve redobrar suas atenções para a confecção dos documentos, visto que estes deverão respeitar rigorosamente o contido nesse instrumento de pagamento.

7 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
Os documentos usualmente exigidos para a negociação junto aos bancos são: Fatura Comercial: Documento elaborado, como regra, após a efetivação do embarque, devendo conter todos os elementos básicos da operação Saque ou Cambial: Também denominado draft, representa o título de crédito da operação Certificado ou Apólice de Seguro: Necessária sua apresentação nas operações conduzidas sob a modalidade CIF Fatura e/ou Visto Consular: Necessária quando o país de destino da mercadoria impuser este documento.

8 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
4.5 - Conhecimento de Embarque: Seus originais são documentos básicos para a negociação, uma vez que o importador os utilizará para o desembaraço da mercadoria no destino Carta de Crédito: Nas operações conduzidas sob esta condição de pagamento, o original deste documento é imprescindível para que o exportador possa concretizar a entrega e o recebimento de seu valor junto ao banco Certificados: Tanto aqueles certificados porventura exigidos para o embarque da mercadoria para o exterior como também aqueles que atestam a origem do produto exportado devem fazer parte dos documentos que estão sendo negociados Carta de Entrega: Consiste em uma carta na qual são relacionados todos os documentos que estão sendo negociados (entregues ao banco). A cópia desta carta, devidamente protocolada pelo banco, representa a prova do exportador ter cumprido o compromisso de negociar os documentos, imposto pelo Banco Central do Brasil.

9 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
5 - Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX Registros exigidos na exportação: a) RE - Registro de Exportação: exigido para todas as operações de exportação, ficando dispensadas apenas aquelas relacionadas no Anexo "A" da Portaria SCE 02/92. b) RV - Registro de Venda: necessário somente para as exportações de produtos cuja negociação tenha sido feita através de bolsas internacionais; c) DDE - Declaração de Despacho de Exportação: normalmente acessada pelo despachante da empresa, visando tornar a operação apta ao desembaraço aduaneiro de exportação; d) RC - Registro de Operação de Crédito: elaborado antes do RE, sendo necessário apenas para as operações financiadas, ou seja, aquelas que tiverem prazo de pagamento superior a 180 dias a contar da data de seu embarque para o exterior.

10 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
5 - Preço de Exportação - excluir todos os tributos e contribuições: IPI, ICMS, PIS, COFINS - deduzir todos os demais elementos que, apesar de constantes no mercado interno, não ocorrerão com sua exportação, destacando-se: • comissão de vendedor; • embalagem; • despesas de distribuição; • despesas de propaganda; • margem de lucro, caso se pretenda adotar margem diferenciada na exportação; • outras parcelas que não deverão ocorrer na exportação;

11 ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO
• incluir todas as parcelas que farão parte do preço de exportação, dentre elas: • embalagem; • despesas de movimentação do produto, desde o estabelecimento até seu efetivo desembaraço e embarque para o exterior; • comissão de agente ou representante (se houver); • margem de lucro esperada; • outras parcelas que se fizerem necessárias; • eventuais impostos sobre a exportação (se houver). Com a adoção de tais providências, poderá o exportador analisar a composição de seu preço e adaptá-lo às particularidades de cada mercado que aspira atingir.


Carregar ppt "10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google