A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A informação; O jornalismo; A notícia. Jornalismo e Tratamento da Informação Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A informação; O jornalismo; A notícia. Jornalismo e Tratamento da Informação Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó."— Transcrição da apresentação:

1 A informação; O jornalismo; A notícia. Jornalismo e Tratamento da Informação Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó

2 A informação A informação, como o próprio nome diz, vem somente acompanhada do fato, do acontecido, do que alguém viu, escutou ou leu. Por exemplo: O presidente da República fraturou o dedo médio. Essa INFORMAÇÃO só vai virar NOTÍCIA, depois que alguém achá-la relevante e publicá-la num meio de comunicação.

3 A notícia Notícia é todo o fato social de interesse humano destacado em função de sua atualidade e interesse da sociedade e comunidade. O que se publica em Passo Fundo tem uma repercussão diferente do que Porto Alegre, por exemplo.

4 O jornalismo: Tem a função de informar. Com mais ou menos entretenimento, literatura, subjetividade ou objetividade. O formato pode variar de país para país, mas a essência é a mesma: A INFORMAÇÃO. Os gêneros informativos (nota, notícia, entrevista e reportagem) têm a função de relatar os fatos mais importantes e interessantes de um lugar. Para isso o jornalista precisa escrever um texto claro. Os adjetivos PRECISAM ser evitados. São fundamentais: a objetividade, a clareza e a concisão.

5 NOTÍCIA: NEWS = ABRANGÊNCIA N – NORTH E – EAST W – WESTERN S – SOUL

6 Notícia... Bahia (1990, 35) define notícia como o modo pelo qual o jornalismo registra e leva os fatos ao conhecimento do público. Para o autor, a notícia é a base do jornalismo, seu objeto e seu fim. Para Ciro Marcondes Filho (1989, 13), diz que notícia é: “Notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus aspectos estéticos, emocionais e sensacionais”. Todo o material pode virar notícia, depende apenas dos critérios e de quem os coloca. Para Nilson Lage, notícia é o relato de um fato novo, começando pelo aspecto mais relevante.

7 A pirâmide invertida: Nelson Traquina (2002, 87) diz que o uso de técnicas de redação para uma notícia, como a pirâmide invertida, evidencia como a notícia constrói o acontecimento e a realidade. Isto geralmente é baseado no fator TEMPO.

8 As características de uma notícia: Para uma informação se transformar verdadeiramente numa notícia, ela precisa ter os seguintes elementos, segundo Mário Erbolato (1991, 55): Ineditismo; Atualidade; Veracidade Objetividade; Interesse público.

9 A seleção de notícias Segundo Erbolato, as notícias são transformadas em notícias e, conseqüentemente publicadas, porque respondem alguns critérios, nem sempre aceitos pela unanimidade. São eles:

10 Proximidade: Remédio fantasma é investigado pela PGM – Diário da manhã – 05/03/07.PASSO FUNDO - Verbas públicas que deveriam estar sendo usadas para a compra de medicamentos de doenças graves, estão sendo desviadas pelos próprios pacientes e seus familiares. A 4ª Procuradoria do Estado, com sede em Passo Fundo, está investigando vários casos.

11 Marco geográfico: 10/08/2006 - 08h14 – Folha online EUA e Alemanha aumentam nível de alerta terrorista O Departamento de Segurança Interna norte-americano informou nesta quinta-feira que aumentou o nível de alerta para os aviões com destino aos Estados Unidos, depois que a polícia do Reino Unido anunciou haver frustrado um plano para explodir dez aviões durante o vôo. O Ministério do Interior alemão também elevou hoje as medidas de segurança aérea como reação ao alerta de terrorismo no Reino Unido, mas não deu mais detalhes sobre a operação.

12 Impacto: 10/08/2006 - 11h03 – folha online Londres frusta suposto ataque a aviões e eleva nível de segurança A polícia britânica deteve 21 pessoas suspeitas de envolvimento com uma "rede terrorista internacional", supostamente ligada Al Qaeda [de Osama bin Laden], que planejava explodir dez aviões com capacidade para mais de 300 passageiros durante vôos com direção a Nova York, Washington e Califórnia.

13 Proeminência (É tudo o que se refere a pessoas importantes) 10/08/2006 - 09h32 Filho de Glauber Rocha aborda Lula em "filme-debate" "Intervalo Clandestino" (que estréia amanhã, em cinco capitais) é um filme sobre a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, pelo ponto de vista do eleitor. É também um filme sobre o país, no intervalo que vai de 2002 a 2004. Tempo suficiente para a expressão popular nas ruas ir do máximo do entusiasmo ao extremo do descrédito.

14 Aventura e conflito: 07/08/2006 - 08h17 Israel bombardeia 150 alvos no Líbano e amplia confrontos Forças israelenses voltaram a bombardear Beirute e o sul do Líbano. Ao menos 150 alvos foram atingidos por aviões de Israel, causando a morte de 17 civis. Informações não-confirmadas dão conta que dezenas de pessoas estão soterradas no vilarejo libanês de Houla, perto da fronteira. O Hizbollah também lançou 40 foguetes contra a região da Galiléia, no norte de Israel. Até o momento, não há registro de vítimas.

15 Conseqüências: MEC divulga resultados do Enade 2005 s O Ministério da Educação disponibilizou os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Segundo o MEC, cerca de 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável no Conceito Enade. Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários). Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

16 Humor: A arte de conviver com a porta ao lado Só poderia ficar em agosto o dia designado para celebrar a vizinhança. O mês é conhecido como o do cachorro-louco - e pode ser que o do seu vizinho seja o mais louco deles. Muitas vezes, a palavra vizinho está diretamente associada a brigas e incomodações. Até mesmo quando o assunto é definir a data do Dia do Vizinho. Os almanaques de variedades destacam o 20 de agosto, mas também o 23 de dezembro. Talvez uma tentativa de aproximar a vizinhança do Natal, para beber na fonte do amor fraterno.

17 Raridade: Peixe gigante tromba com homem em jet-sky Blake Nicholas Fessenden, de 23 anos, pilotava um jet-sky e se feriu depois de trombar com um peixe de dois metros que pulou para fora da água, segundo guardas florestais. Fessenden estava no rio Suwannee no último domingo quando foi atingido e caiu do jet-sky, de acordo com declaração da Comissão de Conservação da Fauna Aquática da Flórida. Fessenden foi achado inconsciente.

18 Progresso: Da água para o vinho Já virou rotina: dias antes do início de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore o Parque da Gare se transforma. Longe do que é considerado habitualmente - local perigoso utilizado para cometer delitos e com pouca luminosidade - vira um espaço de encontro, aprendizado e cultura. As transformações saltam aos olhos. A grama está bem aparada e os meios-fios impecavelmente pintados de amarelo e branco. Ao lado do altar da pátria, a novidade foi a construção de uma pequena rua, para facilitar a chegada do público à lona.

19 Sexo e idade: Receitinha boa contra mau humor Wanessa Camargo é um dos destaques da revista Quem, que chegou ontem às bancas de todo o país. Nas páginas, a filha de Zezé Di Camargo revela segredos íntimos. - Sexo não é um bicho-de-sete- cabeças nem feio nem proibido. Se todo mundo fizesse sexo, ia ter menos gente mal-humorada no mundo - comentou a cantora. E Wanessa vai além sobre o amado: - Sexo com Marcus (Buaiz, seu noivo) é retumbante!

20 Interesse pessoal: Plano de rotas entregue pela Varig deve mudar O plano de rotas apresentado pela VarigLog, nova dona da Varig, à Justiça do Rio de Janeiro e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve passar por alterações para ser aprovado pelo órgão regulador, segundo a Folha apurou. Na última quinta-feira, a companhia entregou plano de negócios e plano de rotas divididos em três etapas. A primeira etapa, que deve vigorar até o fim do ano, é praticamente uma extensão das operações reduzidas que a companhia aérea mantém atualmente.

21 Interesse humano: 09/08/2006 - 18h49 – folha online Ator Robin Williams procura auxílio para tratar alcoolismo Robin Williams, 55, famoso por estrelar "Bom Dia, Vietnã", "Jumanji" e "Uma Babá Quase Perfeita", busca tratamento para se recuperar do alcoolismo, afirmou sua empresária, Mara Buxbaum. De acordo com ela, o ator havia se mantido sóbrio pelos últimos 20 anos, mas teve uma recaída. Mara afirmou em comunicado que Williams "se viu bebendo novamente e decidiu tomar a atitude de lidar com isso para o seu próprio bem e o de sua família". "Ele espera voltar a trabalhar a partir de setembro no lançamento de seus próximos filmes", completou a empresária.

22 Importância: Este item fica por conta do jornal. O que é de importância de cada jornal? Quais os tipos de matérias que são vetadas?

23 Rivalidade: Abatido, São Paulo já procura exemplos para buscar motivação Apesar de manterem o otimismo nas palavras, os jogadores do São Paulo e o técnico Muricy Ramalho estavam com as suas fisionomias visivelmente abatidas após a derrota por 2 a 1 para o Internacional, em pleno estádio do Morumbi, na final da Taça Libertadores. Com a derrota na quarta-feira, a equipe paulista precisa vencer o Inter, na próxima semana, no Beira-Rio, por dois gols de diferença para conquistar o título

24 Utilidade: Índices da bovespa, bancos fechados em véspera de feriado, horóscopo, resumo de novelas, programação de cinema e cultura.

25 Oportunidade: Oportunidade de programação de uma reportagem. Por exemplo: fazer uma reportagem sobre queda de cabelo. Se não puder ir ao ar hoje, pode ir amanhã. Estas são chamadas de matérias frias.

26 Dinheiro: Mega sena acumulada! O ganhador da mega sena. O que ele vai fazer com o dinheiro? Concurso 788 (09/08/2006) 17 19 29 31 44 57 Fonte: Caixa Econômica Federal

27 Expectativa ou suspense: Atentados fazem pelo menos 33 mortos no Iraque BAGDÁ - Um ataque suicida matou ao menos 33 pessoas e feriu 108 nesta quinta-feira, na cidade de Najaf, 170 quilômetros ao sul de Bagdá, perto de uma mesquita xiita, afirmaram fontes oficiais. O homem detonou uma bomba que trazia junto ao corpo, enquanto era revistado por policias, próximo à mesquita Imã Ali. Autoridades temem que novos ataques aconteçam até o final do ano sem aviso prévio.

28 Originalidade: Esse item corresponde também, ou assemelha-se, ao item RARIDADES.

29 Descobertas e invenções: Especialistas buscam fórmula para salvar Protocolo de Kyoto Um grupo de especialistas formado por brasileiros e estrangeiros divulgou ontem, em São Paulo, uma proposta para tentar agradar gregos e troianos dentro do Protocolo de Kyoto. O documento dá sugestões de objetivos, regras e ganhos para países ricos e pobres participantes do acordo, que visa a reduzir as emissões de gases que provocam efeito estufa, como o gás carbônico e o metano, a partir de 2008.

30 Repercussão: Regalias a presos derrubam 3 diretores em Iaras Fernando Tomazella, Roberto Alaércio e Creuza da Silva foram exonerados pelo secretário Antônio Ferreira Pinto, depois de prisão de diretor de disciplina flagrado em corrupção

31 Seleção das notícias, segundo Erbolato: Proximidade; Marco geográfico; Impacto; Proeminência; Aventura e conflito; Conseqüência; Humor; Raridade; Progresso; Sexo e idade; Interesse pessoal; Interesse humano; Importância; Rivalidade; Utilidade; Oportunidade; Dinheiro; Expectativa ou suspense; Originalidade; Descobertas e invenções; Repercussão;

32 Importante: É de grande relevância lembrar que: INFORMAÇÃO é algo que deriva de atos, vem somente acompanhada do fato, do acontecido, do que alguém viu, escutou ou leu. NO ENTANTO, INFORMAR, significa, antes de tornar um fato notícia, apurar as informações, checá-las e, daí sim, tornar a INFORMAÇÃO uma NOTÍCIA.

33 Referências consultadas BAHIA, Juarez. Jornal: História e técnica. São Paulo: Ática, 1990. ERBOLATO, Mario. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 2004 LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 1987. MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da Notícia: jornalismo como produção social de segunda natureza. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1989 SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.


Carregar ppt "A informação; O jornalismo; A notícia. Jornalismo e Tratamento da Informação Prof. Me. Mariângela Torrescasana – Unochapecó."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google