A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
COMPONENTES: ANDREZA LIMA EDIJANE ALMEIDA JAIANE MAIA JUCILENE DANTAS

2 O que é migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.). A migração econômica é a que exerce maior influência na população.

3 E o que é Emigração e Imigração?
Emigração:  é caracterizada pela saída de indivíduos ou grupos, de seu país de origem, para se estabelecer em outro. Imigração: é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país.

4 Tipos de Migrações: Migração Definitiva: Acontece quando a pessoa ou grupo de pessoas passam a residir permanentemente no local para onde migraram. Migração Temporária: Acontece quando um grupo de migrantes reside apenas por um período predeterminando no local para o qual migraram.

5 Migração Espontânea: Quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outra região, por motivos de economia, politica ou cultural. Fonte: portalrof.blogspot.com

6 Migração Forçada: Acontece quando o sujeito se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca de que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX. Fonte:

7 Migração Planejada: Acontece quando os migrantes visam um objetivo em outro lugar que não o seu de origem, visando um determinado objetivo. Êxodo Rural: É um tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o meio urbano. E ele tende a ser definitivo e suas principais causas são a industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura, e também está ligado ao processo de urbanização. Fonte: portalrof.blogspot.com

8 PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS
A história do Brasil está fortemente marcada pelo fenómeno da migração, inicialmente, pelo fator colonização e, mais recentemente, pelo deslocamento interno, em que cada ciclo económico trouxe consigo um fluxo migratório. A partir de 1930, as migrações internas começaram a desempenhar um papel de destaque na recomposição espacial da população.

9 Os fluxos migratório da década de 50 para 60.
A Marcha Para o Oeste: Nos anos cinquenta, pode-se observa um maior fluxo migratório já registrado no país com relação a dois fluxos principais: o primeiro, do Nordeste para a fronteira agrícola (Região Centro - Oeste e Paraná) e para o eixo industrial Rio de Janeiro - São Paulo; e o segundo, ainda mais acentuado, da Região Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) em direção ao Paraná e Mato Grosso do Sul.

10 LOCAL DE ATRAÇÃO POPULACIONAL:
O processo industrial brasileiro ocorreu na região Sudeste, reafirmando assim a sua posição de grande coração econômico do país.  MOTIVOS: Pessoas que busca de melhores condições de vida, como empregos, moradia e bom salários e serviços. LOCAL DE EXPULSÃO POPULACIONAL: O maior número de migrantes tinham origem no Nordeste, região que sofrera uma grande perda econômica e política.

11 Os fluxos migratório da década de 60 para 70
A partir de meados da década de 1960, o fluxo migratório interno dentro do Brasil começa a mudar para a região Centro- Oeste, inicia uma franca expansão econômica, graças ao agronegócio, é a que mais atrai imigrantes de outras regiões, sendo consolidada essa expansão no final da década de 1970.

12 A ocupação da parte central do país a Região Centro –Oeste.
LOCAL DE ATRAÇÃO POPULACIONAL: A ocupação da parte central do país a Região Centro –Oeste. MOTIVOS: São dois os motivos principais: 1ª- É a construção de Brasília; 2ª = Adaptação pela Embrapa de sementes de soja ao clima tropical continental e a evolução tecnológica. LOCAL DE EXPULSÃO POPULACIONAL: Muitos migrantes do Sul, nordeste e até do sudeste.

13 Os fluxos migratório da década de 70 para 80
Ocorre uma Migração de retorno onde inicia-se um deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado durante parte da vida para outros locais. Esse fenômeno passou a ocorrer na Região Nordeste a partir da década de 1980

14 Crescimento de cidades médias;
Migração de retorno: Simboliza a volta da população de origem nordestina a sua região de origem. Expansão da fronteira agrícola: A chegada da soja e da pecuária à região Norte fez com que aumentasse o número de trabalhadores na região.

15 1990 1970 Conceito de Migração, Emigração e Imigração;
Tipos de migração; Principais fluxos migratórios do Brasil, ocorridos nas décadas de 50 à 60, de 60 à 70 e de 70 à 80. Diferenciar os fluxos migratórios ocorridos no Brasil, durante as décadas de : 1990 1970

16 DEC. 1970 Mapa do Brasil

17 DEC. 1990 Mapa do Brasil

18

19 ATIVIDADE COM BASE NAS EXPLICAÇÕES E NAS SUAS ANOTAÇÕES: Elaborem nos mapas do Brasil em branco, os principais fluxos migratórios ocorridos nas respectivas décadas , 1970 e 1990.


Carregar ppt "FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google