A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS

2 INTRODUÇÃO Classificação
Fundamental para evitar uma gravidez não desejada. Classificação Métodos comportamentais Métodos de barreira Métodos hormonais ou químicos Métodos cirúrgicos Para a escolha de determinado método deve ser levado em conta fatores como: idade, quantidade de filhos, desejo futuro de ter filhos, compreensão, doenças.

3 MÉTODOS COMPORTAMENTAIS
MÉTODO RÍTMICO (TABELINHA) Procura calcular o início e o fim do período fértil, evitando ter relações durante esse período. Mais adequado para mulheres com ciclo regular.

4 TEMPERATURA BASAL Deve-se medir a temperatura oral pela manhã, desde o 1º dia do ciclo. Durante a ovulação a temperatura sofre uma ligeira queda. Logo após a ovulação a temperatura aumenta entre 0,3 e 0,8 graus.

5 MÉTODO DO MUCO CERVICAL
Baseia-se na observação do fluxo mucoso (vagina) e deve ser diária. O muco cervical aparece por volta do 2º ou 3º dia após a menstruação, e inicialmente é pouco consistente e viscoso, mas logo antes da ovulação fica muito “grudento”

6 COITO INTERROMPIDO Baseia-se na capacidade do homem retirar o pênis da vagina ao pressentir a iminência da ejaculação.

7 MÉTODOS DE BARREIRAS PRESERVATIVOS (condom - camisinha)
De uso masculino ou feminino, impedem a ascensão dos espermatozoides ao útero. Também eficientes contra DSTs

8

9 DIAFRAGMA Anel flexível coberto com uma membrana de borracha.
Colocado na vagina para cobrir o colo do útero (impede a entrada dos espermatozoides), deve ser usado com espermicida.

10 MÉTODOS HORMONAIS OU QUÍMICOS
PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS Contém estrogênio associado à progesterona, inibindo a ovulação pelo bloqueio da liberação de gonadotrofinas pela hipófise. PÍLULA DO DIA SEGUINTE Deve ser tomada antes de 72 horas após a relação Dois tipos: dose única ou dupla

11 DIU (dispositivo intra-uterino)
Artefatos de polietileno banhados de cobre (atua como espermicida). Inseridos na cavidade uterina (pelo médico), impede que os espermatozoides cheguem ao óvulo.

12 IMPLANTES SUBDÉRMICOS
Microbastão que contém um hormônio sintético similar à progesterona, implantado no braço (inibe a ovulação) Duração de três a cinco anos ADESIVOS Pode ser colado em diversas partes do corpo, permanecendo por uma semana.

13 MÉTODOS CIRÚRGICOS LAQUEADURA TUBÁRIA VASECTOMIA Ligadura ou corte das
tubas uterinas. VASECTOMIA Ligadura ou corte dos canais deferentes. Impede a presença de espermatozoides no líquido ejaculado (sêmen).


Carregar ppt "MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google