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REDAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA

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Apresentação em tema: "REDAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL ESCOLAGOV PROFESSORA: ANA PAULA FENELON

2 TEXTO NARRATIVO A Narração é um tipo de texto que esboça as ações dos personagens num determinado tempo e espaço. A estrutura do texto narrativo é composta de: Apresentação Desenvolvimento Clímax Desfecho.

3 Os Elementos do Texto Narrativo
Narrador - Quem narra a história. Dividem-se em: narrador- observador; narrador personagem e narrador- onisciente. Enredo - É a estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. Pode ser: Enredo Linear, Enredo Não linear, Enredo Psicológico e Enredo Cronológico. Personagens - São aqueles que compõem a narrativa. São classificadas em Personagens Principais (Protagonista e Antagonista) e Personagens Secundários (Adjuvante ou Coadjuvante). Tempo - Marcação do tempo, data, momento, dentro da narrativa. O tempo pode ser Cronológico ou Psicológico. Espaço - Local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num Ambiente Físico, Ambiente Psicológico ou Ambiente Social.

4 Tipos de Narrador Narrador-Personagem - A história é narrada em 1ª pessoa no qual o narrador é um personagem e participa da história. Narrador-Observador - Narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação. Narrador-Onisciente - Esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa e quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, a ação é narrada em 1ª pessoa.

5 Tipos de Discurso Narrativo
Discurso Direto - No discurso direto, a própria personagem fala. (Uso de travessão) Discurso Indireto - No discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem. Discurso Indireto Livre - No discurso indireto-livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens. Nesse caso, funde-se o discurso direto com o indireto. (Há presença dos dois discursos)

6 EXEMPLOS: DISCURSOS DIRETO
A professora chegou e disse aos alunos: - Vocês trouxeram a pesquisa que eu havia solicitado? Todos responderam: - Trouxemos, professora. Então ela disse: - Parabéns pela responsabilidade, pois agora poderemos começar o trabalho. 

7 DISCURSO DIRETO Percebeu como as falas são transcritas? Há também um aspecto que precisamos reconhecer: no momento em que o narrador se prepara para introduzir uma determinada fala, ele utiliza alguns verbos. No exemplo acima, eles são identificados por: “todos responderam” e “ela disse”. Estes verbos são chamados de elocução, pois servem para anunciar o que alguém irá dizer.

8 DISCURSO INDIRETO Quando chegou, a professora perguntou aos alunos se eles haviam trazido a pesquisa solicitada. Eles responderam que sim, ela então os parabenizou pela responsabilidade, dizendo que já poderiam começar o trabalho. 

9 DISCURSO INDIRETO Outro tipo de discurso é o indireto que, como o próprio nome indica, transcreve as falas de forma indireta. Dessa forma, é o narrador quem as descreve, sem nada alterar o sentido da mensagem.

10 DISCURSO INDIRETO-LIVRE
Parabéns pela responsabilidade, pois agora poderemos começar o trabalho. Foi o que a professora disse aos alunos.  temos o discurso indireto livre, no qual ocorre tanto o discurso direto, quanto o indireto. Assim sendo, há a participação dos personagens e do narrador ao mesmo tempo. No exemplo que já conhecemos, esse discurso se manifestaria assim;

11 Finalmente, cumpre ressaltar que o discurso indireto livre nem sempre aparece isolado em meio da narração. Sua "riqueza expressiva aumenta quando ele se relaciona, dentro do mesmo parágrafo, com os discursos direto e indireto puro", pois o emprego conjunto faz que para o enunciado confluam, "numa soma total, as características de três estilos diferentes entre si.”

12 INDIRETO-LIVRE "Quincas Borba calou-se de exausto, e sentou-se ofegante. Rubião acudiu, levando-lhe água e pedindo que se deitasse para descansar; mas o enfermo após alguns minutos, respondeu que não era nada. Perdera o costume de fazer discursos é o que era.”

13 TEXTO DESCRITIVO O texto descritivo é caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada. Descrição essa tanto dos aspectos mais importantes e característicos que generalizam um objeto ou ser, como dos pormenores e detalhes que os diferenciam dos outros. Não é, por norma, um tipo de texto autônomo, encontrando-se presente em outros textos, como o texto narrativo. Passagens descritivas ocorrem no meio da narração quando há uma pausa no desenrolar dos acontecimentos para caracterizar pormenorizadamente um objeto, um lugar ou uma pessoa, sendo um recurso útil e importante para capturar a atenção do leitor.

14 ESTRUTURA DO TEXTO DESCRITIVO
Introdução: Primeiramente é feita a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo a que o leitor foque sua atenção nesse ser ou objeto. Desenvolvimento: Ocorre então a descrição do objeto ou ser em foco, apresentando seus aspectos mais gerais e mais pormenorizados, havendo caracterizações mais objetivas e outras mais subjetivas. Conclusão: A descrição está concluída quando a caracterização do objeto ou ser estiver terminada.

15 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DESCRITIVO
O texto descritivo não se encontra limitado por noções temporais ou relações espaciais, visto descrever algo estático, sem ordem fixa para a realização da descrição. Há uma notória predominância de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas, em detrimento de verbos, sendo maioritariamente necessária a utilização de verbos de estado, como ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, andar,…

16 TEXTO DESCRITIVO O uso de uma linguagem clara e dinâmica, com vocabulário rico e variado, bem como o uso de enumerações e comparações, ou outras figuras de linguagem, servem para melhor apresentar o objeto ou ser em descrição, enriquecendo o texto e tornando-o mais interessante para o leitor. A descrição pode ser mais objetiva, focalizando aspectos físicos, ou mais subjetiva, focalizando aspectos emocionais e psicológicos. Nas melhores descrições, há um equilíbrio entre os dois tipos de descrição, sendo o objeto ou ser descrito apresentado nas suas diversas vertentes.

17 Na descrição de pessoas, há a descrição de aspectos físicos, ou seja, aquilo que pode ser observado e a descrição de aspectos psicológicos e comportamentais, como o caráter, personalidade, humor,…, apreendidos pelo convívio com a pessoa e pela observação de suas atitudes. Na descrição de lugares ocorre tanto a descrição de aspectos físicos, como a descrição do ambiente social, econômico, político,… Na descrição de objetos, embora predomine a descrição de aspectos físicos, pode ocorrer uma descrição sensorial, que estimule os sentidos do leitor.

18 TIPOS DE DESCRIÇÃO Tipos de descrição
Embora seja possível distinguir tipos de descrição, é essencial que os três tipos estejam presentes numa descrição, de forma a torná- la completa, rica e interessante. Descrição objetiva: Descrição exata e precisa do objeto ou ser; Maior aproximação possível da realidade; Isenta de opiniões e duplos sentidos; Descrição de aspectos físicos; Utilização de uma linguagem clara, direta e realista; Utilização de uma linguagem denotativa; Descrição que torna o texto mais verídico.

19 TIPOS DE DESCRIÇÃO Descrição subjetiva:
Confere um cunho pessoal ao objeto ou ser descrito; Transmissão de um estado de espírito e de sentimento; Descrição de aspectos emocionais; Utilização de uma linguagem simbólica e metafórica; Utilização de uma linguagem conotativa; Descrição que torna o texto mais interessante. Descrição sensorial (provoca sensações no leitor, explorando diversos sentidos): Sensações visuais: saia vermelha, mãos enormes, tecido florido, toalha redonda,… Sensações auditivas: crianças barulhentas, casa silenciosa, ruído ensurdecedor, sibilante som das sílabas,… Sensações gustativas: resposta amarga, bolo delicioso, prazer agridoce, mar salgado,… Sensações olfativas: cheiro nauseabundo, aroma agradável, odor fétido e pestilento, roupa perfumada,… Sensações táteis: chão duro e áspero, seda macia, pele fria, tecido rugoso,…

20 TEXTO DESCRITIVO “O que surpreendia logo era o pátio, outrora tão lôbrego, nu, latejado de pedregulhos – agora resplandecente, com um pavimento quadrilhado de mármores brancos e vermelhos, plantas decorativas, vasos de Quimper, e dois longos bancos feudais que Carlos trouxera de Espanha, trabalhados em talha, solenes como coros de catedral. Em cima, na antecâmara, revestida como uma tenda de estofos do Oriente, todo o rumor de passos morria: e ornavam-na divãs cobertos de tapetes persas, largos pratos mouriscos com reflexos metálicos de cobre, uma harmonia de tons severos, onde destacava, na brancura imaculada do mármore, uma figura de rapariga friorenta, arrepiando-se, rindo, ao meter o pezinho na água.” (Os Maias, Eça de Queirós)

21 TEXTO CIENTÍFICO Texto científico é o nome dado para a produção textual cujo objetivo principal é transmitir ideias ou resultados de um estudo, trabalho ou pesquisa de cunho científico. Muito usado em escolas, faculdades e universidades, o texto científico é transmissor de informações através de linguagem científica, adequada ao que foi pesquisado. Aborda teoria ou conhecimento sobre um determinado nicho e tem características próprias.

22 O QUE É TEXTO CIENTÍFICO?
Existem vários tipos de texto e cada um possui suas próprias características e estruturas. Por exemplo: Enquanto no texto literário são permitidas figuras de linguagem, invenções, uso de escrita criativa e descompromisso com a realidade, notexto científico acontece exatamente o inverso. Suas particularidades são notadas através de termos e da linguagem científica, compromisso com teses e resultados, explanação do resultado de um estudo ou pesquisa, comprovadamente real. Sua circulação se dá normalmente em periódicos e revistas específicas, além de sites e portais de cunho educacional, de pesquisa e extensão. Ele também é solicitado em cursos superiores e de extensão como trabalho de conclusão.

23 TEXTO CIENTÍFICO Um texto científico ou artigo científico deve conter um discurso fluido, explicativo e de caráter formal. Em um texto desse tipo ficam de fora os coloquialismos e linguagem chula, assim como a formatação sem padronização. Tanto a produção quanto a leitura de um texto científico requer algumconhecimento teórico sobre o assunto tratado; ou seja, é importante conhecer pelo menos uma parte do que será abordado para que haja comunicação efetiva e entendimento dos significados propostos no trabalho. A apresentação do texto segue normas e diretrizes específicas. No Brasil, os textos ou artigos científicos devem seguir os padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): os padrões abrangem desde a estrutura até a apresentação final: citações, referências bibliográficas, notas de rodapé, formatação, etc., seguem uma mesma padronização. Ao ser solicitado um texto científico, é necessário se informar a respeito das normas de formatação exigidas para que a apresentação não seja aleatória e atenda as expectativas do órgão ou autoridade que irá receber o texto.

24 ESTRUTURA DO TEXTO CIENTÍFICO
Estrutura de um Texto Científico Como existem vários tipos de textos, é importante frisar que para um deles ser considerado de caráter científico, alguns elementos precisam figurar no trabalho. Como estrutura básica de um texto científico, temos então: Título: geralmente curto e que introduz o tema que será abordado. É recomendado que se usem expressões concisas e sem fatores alheios ao que se propõe tratar a seguir. Para determinados assuntos, no entanto, é comum a adoção de um subtítulo, que adianta a vertente ou visão que será tratada dentro do tema. Capa: tida como elemento pré-textual, contém o título do trabalho, subtítulo (se houver), o autor, dados como data e local de apresentação e entrega do trabalho. Corpo: o texto em si, desenvolvido conforme a pesquisa realizada. É tido comoelemento textual, mas também pode conter índices, gráficos e ilustrações que ajudem a exemplificar o que está sendo tratado. O texto é geralmente feito a partir de três pontos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. - A introdução traz em linhas gerais o objetivo do trabalho e o que ele se propõe a relatar. - O desenvolvimento inclui todo o relato da pesquisa realizada, hipóteses e outros elementos que desenvolvam a idéia anteriormente introduzida. - A conclusão é a visão do pesquisador a respeito do tema: o que foi descoberto, comprovado e que resultado alcançou ao final do experimento ou pesquisa. 

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
em-um-texto-narrativo.htm Celso Cunha. Gramática da Língua Portuguesa, 2ª edição, MEC-FENAME. texto-narrativo.htm


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