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Fundamentos do Agronegócio Aula 3:Visão Sistêmica do Agronegócio

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Apresentação em tema: "Fundamentos do Agronegócio Aula 3:Visão Sistêmica do Agronegócio"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Agronegócio Aula 3:Visão Sistêmica do Agronegócio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS Fundamentos do Agronegócio Aula 3:Visão Sistêmica do Agronegócio Prof. Ms. Marielen A. C. S.

2 O mundo que conhecíamos não existe mais: mudança do eixo da economia mundial de EUA e Europa para Ásia e Emergentes Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter

3 “ Não podemos pensar que a economia será sempre estável e crescente” CATELLI, 2009
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4 Visão Sistêmica Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter

5 Sistemas sistema solar, sistema digestório, sistema nervoso,
Fala-se frequentemente de sistemas: sistema solar, sistema digestório, sistema nervoso, sistema financeiro, . sistema elétrico, sistema social, sistemas de produção etc. Ludwig von Bertalanffy – TGS

6 Visão Sistêmica Sistema é um conjunto de partes relacionadas entre si para atingir determinado objetivo. Todo sistema existe para atingir um ou mais objetivos. As partes do sistema são os elementos ou órgãos componentes: são também chamadas sub-sistemas.

7 Visão Sistêmica As partes estão relacionadas entre si por meio de uma rede de comunicações que proporciona a sua integração na totalidade do sistema. Falar em sistema é falar em totalidade, em globalismo, em síntese, graças a essa rede de comunicações.

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9 Visão sistêmica Se a rede de comunicações funcionar mal, as relações entre as partes tornam-se precárias: as partes perdem o contato entre si e tendem a dispersar-se, provocando o desmanche, a desintegração e a desagregação do sistema. E o que chamamos de efeito de entropia ou efeito entrópico. A entropia significa a desagregação e a desintegração do sistema, devido à falta de amarração das partes que o compõem.

10 Visão sistêmica Se a rede de comunicações funcionar bem, as relações entre as partes tornam-se eficientes e estreitas: tudo o que ocorre em qualquer uma das partes é rapidamente transmitido às demais. Assim, o funcionamento perfeito da rede de comunicações é que proporciona a amarração do sistema, ou seja, o comportamento integrado e global do sistema. É o que chamamos comportamento sistêmico.

11 Visão sistêmica Como uma parte ajuda a outra, por meio dos relacionamentos, ocorre o efeito de sinergia ou efeito sinergético. A sinergia significa uma forma de combinação das partes que provoca e produz um resultado multiplicador e potencializador;

12 Níveis de análise SISTEMA AGROINDUSTRIAL COMPLEXO AGROINDUSTRIAL
CADEIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL AGRONEGÓCIO O entendimento desses conceitos está intimamente ligado às práticas administrativas ligadas ao cenário produtivo, de transformação e de distribuição de produtos oriundos das atividades agropecuárias.

13 Esquema de Análise de Estudos Agroindustriais
Sistema Agroindustraiç Sistema Agroindustrial (SAI) A GR ONEGÓC I O Complexo Agroindustrial (CAI) Análise de Fillière Cadeias produtivas Cadeias de Suprimentos Fonte: Batalha In: Arbage (2004)

14 AGRONEGÓCIO É o conjunto de negócios relacionados à agropecuária dentro do ponto de vista econômico.

15 RELEMBRANDO..... O agronegócio divide-se em três etapas fundamentais:
“pré-porteira” “dentro da porteira” “pós-porteira”

16 Estrutura do setor agroindustrial
Produção e disponibilização de insumos para o Agro Prestação de serviços voltado para o Agro INSUMOS EFICÁCIA Máquinas Equipamentos Sementes Rações Medicamentos Instituições de P&D Embrapa MAPA, MDA e MCT Universidades Secretarias Estaduais Centros de pesquisa INSUMOS –antes da porteira

17 Estrutura do setor agroindustrial
Todas as atividades produtivas, com distintas formas de exploração PRODUÇÃO Atividades Agrícolas Atividades Pecuárias Atividades de transformação Serviços Atividades complementares produtor –dentro da porteira

18 Estrutura do setor agroindustrial
Canais de comercialização Logística SERVIÇOS COMERCIALIZAÇÃO Diversos níveis Atacadistas, varejistas Supermercados Consumidores finais Depois da porteira

19 Etapas que mais agrega valor no agronegócio são as atividades após a porteira:
-pré-porteira (32%) -dentro da porteira (8%) -pós-porteira (60%)

20 Cinco principais setores do agronegócio
Antes da porteira Dentro da porteira Depois da porteira Fornecedores de insumos e bens de produção Produção agropecuária Processamento e transformação Distribuição e consumo Serviços de apoio Sementes Calcário Fertilizantes Rações Defensivos Prod. Veterinários Combustíveis Tratores Colheitadeiras Implementos Máquinas Motores Produção animal Lav. permanentes Lav. temporárias Horticultura Silvicultura Floricultura Extração vegetal Indústria rural Alimentos Têxteis Vestuário Calçados Madeira Bebidas Álcool Papel e papelão Fumo Óleos essenciais Restaurantes Hotéis Bares Padarias Feiras Supermercados Comércio Exportação Agronômicos Veterinários Pesquisa Bancário Marketing Vendas Transporte Armazenagem Portos Bolsas Seguros Fonte: Zylbersztajn & Farina (1997)

21 Configuração do Agronegócio
AMBIENTE INSTITUCIONAL CULTURA, TRADIÇÕES, EDUCAÇÃO, COSTUMES AGRO-PECUÁRIA DISTRI-BUIÇÃO ATACADO DISTRI-BUIÇÃO VAREJO INSUMOS INDÚSTRIA Consumidor T1 T2 T3 T4 T5 AMBIENTE ORGANIZACIONAL INFORMAÇÃO, ASSOCIAÇÕES, P&D, FINANÇAS, FIRMAS T=Transações Típicas entre os elos do sistema Fonte: Zylbersztajn & Farina (1997) Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter

22 Importância do Agronegócio
O agronegócio desempenha papel estratégico Alimentação (farta e barata); Matéria-prima de produtos essenciais (vestimentas, móveis, madeira para construção, papel, papelão, estofamentos, cordas, tapetes, cosméticos, medicamentos). Energia (Biocombustíveis, energia elétrica, calor). Gera riqueza para o crescimento do conjunto da economia; Evita a evasão de divisas com importações e instabilidades sociais decorrentes do desabastecimento. SERÁ????

23 Sistema Agroindustrial (SAI)
Conjunto de atividades e agentes que concorrem para a produção de produtos com origem no setor primário e se estende desde a produção de insumos para as fazendas até chegada ao consumo final. Seis atores principais: 1)Agricultura, pesca e pecuária; 2) Industrias agroalimentares; 3) Setor de distribuição agrícola e Agroalimentar 4) Comércio Internacional 5) Consumidor 6) Indústria e serviços de apoio

24 SAI

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26 SISTEMA AGROINDUSTRIAL
Empresas de 1ª transformação: Responsáveis pelo primeiro processo de transformação da matéria- prima agropecuária. Trituração e moagem (vegetal); fracionamento (animal). ➢Empresas de 2ª e 3ª transformação: As 2ª abastecem-se de produtos oriundos da 1ª transformação. As de 3ª transformação são as responsáveis pela geração de produtos mais elaborados (pratos prontos congelados, refrigerantes, doces, etc.). ➢Deve ficar claro que nem todos os produtos passam, necessariamente, pelos três subsegmentos industriais.

27 Complexo Agroindustrial (CAI)
Conjunto de agentes vinculados direta ou indiretamente a uma determinada matéria prima agrícola Ex: Complexo Soja; Complexo trigo; Complexo carne;

28 Cadeia de produção (Batalha & Silva, 2007)
Uma sucessão de operações de transformação dissociáveis, capazes de ser separadas e ligadas entre si por um encadeamento técnico; Um conjunto de relações comerciais e financeiras que estabelecem, entre todos os estados de transformação, um fluxo de troca, situado de montante a jusante, entre fornecedores e clientes; Um conjunto de ações econômicas que presidem a valoração dos meios de produção e asseguram a articulação das operações. (Batalha & Silva, 2007)

29 Cadeia de Produção Macrosegmentos
Comercialização: Empresas que estão em contato com o cliente final da cadeia de produção e que viabilizam o consumo e comércio dos produtos finais (supermercados, mercearias, restaurantes, etc.). Podem ser incluídas empresas de logística e distribuição. Industrialização: Firmas responsáveis pela transformação das matérias-primas em produtos finais destinados ao consumidor. O consumidor pode ser uma unidade familiar ou outra agroindústria. Produção de matérias-primas: Firmas que fornecem as matérias- primas iniciais para que outras empresas avancem no processamento do produto final (agricultura, pecuária, pesca, extrativismo, piscicultura, etc.).

30 CADEIA DE PRODUÇÃO ➢Cabe destacar que, ao contrário do CAI, uma CPA é definida a partir da identificação de determinado produto final. Após essa identificação, cabe ir encadeando, de jusante a montante, as várias operações técnicas, comerciais e logísticas, necessárias a sua produção. Ex. CPA da manteiga, margarina e requeijão (próxima figura).

31 Cadeias Cadeia de produção Mais associada a uma matéria-prima base
Próxima a idéia de complexo agroindustrial Cadeia agroalimentar (filliere) Origem nos estudos da economia Industrial. Foco dos estudos partindo do consumidor final. Corte horizontal no âmbito do agronegócios a partir de um produto final perfeitamente identificado pelo consumidor.

32 Análise de Cadeias

33 O que é uma “CADEIA”? É um conjunto de “elos” onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo central da cadeia. Fonte: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS

34 Cadeia do Boi Gordo Açougue Distribuição Supermercado Reposição
Frigorífico Merc. Interno Produtor Trading/negócios Insumos Merc. Externo Fonte: Braghetta (2007) 34

35 CADEIA DE PRODUÇÃO DA CARNE BOVINA
Consumo Processamento Distribuição Insumos a produção Produção de bovinos A cadeia de produção da carne tem cinco etapas...

36 CADEIA DE PRODUÇÃO DA CARNE BOVINA
Consumo Processamento Distribuição Insumos a produção Produção de bovinos A primeira etapa é a que trata dos insumos.... Insumo é o produto ou serviço necessário nas Fazendas de produção de bovinos. Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter

37 CADEIA DE PRODUÇÃO DA CARNE BOVINA
A segunda etapa é a da criação dos bovinos Consumo Processamento Distribuição Insumos a produção Produção de bovinos A criação de bovinos é feita nas Fazendas. Ela também é feita em etapas ou fases.

38 CADEIA DE PRODUÇÃO DA CARNE BOVINA
Consumo Processamento Distribuição Insumos a produção Produção de bovinos A terceira etapa é o processamento no frigorífico O processamento é a etapa onde o boi gordo é transformado em carne e outros produtos.

39 CADEIA DE PRODUÇÃO DA CARNE BOVINA
Consumo Processamento Distribuição Insumos a produção Produção de bovinos A quarta etapa é a distribuição da carne

40 CADEIA DE PRODUÇÃO DA CARNE BOVINA
Processamento Distribuição Insumos a produção Produção de bovinos

41 Açougues e supermercados
CONSUMO ! Açougues e supermercados Uuhmm! Que delícia!

42 EI! Espere aí! e o nosso couro?

43 CADEIA DE PRODUÇÃO DO COURO
Wet blue preparação Couro acabado tingido Artigos de couro Couro salgado Depilação e limpeza Passou por um processo inicial de curtimento para depois receber o acabamento com outras cores e texturas O couro é outro produto de muita importância e utilidade que os bovinos fornecem.

44 Cadeia produtiva da carne bovina
INSUMOS i CRIADOR Microambiente Dispon RH Bancos Taxas locais ... Macroambiente CLT Linhas crédito Impostos i TERMINADOR i C A P I T A L B E N S E X I G Ê N C I A S INDÚSTRIA i MERCADO i CONSUMIDOR FINAL INTERNO OU EXTERNO Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter

45 Visão sistêmica: análise da cadeia (filière)
Comercialização, logística e armazenamento Embalagem, desossa e processamento industrial Abate, produção e extensão rural

46 Estrutura da Cadeia produtiva
Fonte: Antônio Márcio Buainain e Mário Otávio Batalha, MAPA, 2007

47 Cadeia Produtiva de Suínos

48 Cadeia Produtiva do Arroz
Produtor Secador Corretor (seco/verde) Cooperativa Indústria Arroz verde Arroz seco Arroz seco/verde Arroz beneficiado Atacadista Varejo LES ECONOMIA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

49 Subsistema de produção da matéria-prima (produção agropecuária):
Subsistema de apoio: Os agentes fornecedores de insumos básicos e os agentes transportadores. Subsistema de produção da matéria-prima (produção agropecuária): Empresas rurais que geram, criam e engordam os animais para o atendimento das necessidades das indústrias de primeira transformação; podem estar integradas em um único empreendimento ou dissociadas em empreendimentos diversos. Subsistema de industrialização: Indústrias de primeira transformação: abatem os animais e obtêm as peças de carne, conforme as condições de utilização necessárias para os demais agentes da cadeia; e Indústrias de segunda transformação: incorporam a carne em seus produtos ou agregam valor a ela. Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter

50 Subsistema de comercialização:
Atacadistas ou exportadores: efetuam o papel de agentes de estocagem e/ou de entrega, simplificando o processo de comercialização; Varejistas: efetuam a venda direta da carne bovina ao consumidor final, tais como supermercados e açougues; e Empresas de alimentação coletiva/mercado institucional ou aquelas que utilizam a carne como produto facilitador, como restaurantes, hotéis, hospitais, escolas, presídios e empresas de fast food. Subsistema de consumo: Consumidores finais, responsáveis pela aquisição, pelo preparo e pela utilização do produto final. Determinam as características desejadas no produto, influenciando os sistemas de produção de todos os agentes da cadeia produtiva. Prof. Dr. Jairo Alfredo Genz Bolter


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