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PublicouLuís Medina Diegues Alterado mais de 8 anos atrás
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Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Definição e Classificação das Ciências Me. Thiago Mattioli
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Características do Conhecimento
Conhecimento Popular: Adquirido através das gerações Baseado em experiências pessoais e familiares Empírico (tentativa e erro) Não se preocupa em se aprofundar nas causas e motivos dos fenômenos Conhecimento Científico: Adquirido através de treinamentos Obtido de forma racional, por meio de procedimentos científicos Empírico Pretende conhecer as causas e motivos dos fenômenos Conhecimento Popular e Científico pretendem ser racionais e objetivos, aspiram a coerência e a objetividade. Conhecimento Popular se constituí de informações acumuladas sem grandes vínculo Conhecimento Científico se constituí de teorias, de conjuntos sistematizados, organizados e verificáveis de informações com relações entre si. Objetividade, imagens da realidade, verdadeiras e impessoais: só pode ser alcançado quando ultrapassa as experiências limitadas e pessoais, assim o senso comum possuí uma objetividade limitada. A ciência seria a única forma de ter acesso a verdade?
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Aproximadamente Exato
Tipos de Conhecimento Popular Científico Filosófico Religioso Valorativo Factual Reflexivo Contingente Racional Inspiracional Assistemático Sistemático Verificável Não-Verificável Falível Infalível Inexato Aproximadamente Exato Exato Fonte: TRUJILLO (1974) apud LAKATOS (2003)
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O que é ciência e suas classificações
A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação" (TRUJILLO, 1974 apud LAKATOS, 2003). Característica da Ciência Objetivo e Finalidade Função Objeto Material Formal Fonte: LAKATOS, 2003: p. 81
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Classificação da Ciência – Grandes Áreas
Classificação de Acordo com a Coordenação Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES): 1º Nível – Grande Área: aglomeração de diversas áreas do conhecimento, em virtude da afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais refletindo contextos sociopolíticos específicos; 2º Nível – Área do Conhecimento: conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas; 3º Nível – Subárea: segmentação da área do conhecimento (ou área básica) estabelecida em função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados 4º Nível – Especialidade: caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes áreas, áreas básicas e subáreas. Quais as grandes áreas: Ciências Exatas e da Terra Ciências Biológicas Engenharias Ciências da Saúde Ciências Agrárias Ciências Sociais Aplicadas Ciências Humanas Linguística, Letras e Artes Multidisciplinar
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Classificação da Ciência – Grandes Áreas
Exemplos: Ciências Humanas Sociologia Teoria Sociológica Ciências Sociais Aplicadas Administração Administração de Produção Ciências Exatas e da Terra Matemática Álgebra Ciências Biológicas Genética Mutagenese Onde estariam, então: A Veterinária? A Economia? As Relações Internacionais? E as Políticas Públicas?
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Referências Bibliográficas
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DO NÍVEL SUPERIOR. Sobre a tabela de áreas do conhecimento/avaliação. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2015 BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DO NÍVEL SUPERIOR. Tabela de áreas do conhecimento/avaliação. Disponível em: Acesso em: 25 de setembro de 2015 LAKATOS, E. M. MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003
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