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ARTIGO CIENTÍFICO Profª Lucimare Ferraz.

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1 ARTIGO CIENTÍFICO Profª Lucimare Ferraz

2 Artigos científicos Artigo é a apresentação sintética dos resultados de investigações, ou estudos realizados, a respeito de uma questão. Refletem experiências de estudos científicos que permitem ao leitor repetir a experiência mediante a descrição da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados. (MARCONI; LAKATOS, 2001)

3 Categorias de artigos aceitos pelas revistas
Artigo original: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica concluída. Sua extensão limita-se, na maioria das revistas, a 15 páginas. Relato de experiência: descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. Sua extensão fica em torno de 8 a 15 páginas.

4 Categorias de artigos aceitos pelas revistas
Revisão da literatura: compreende avaliação da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair os dados. Sua extensão, geralmente, limita-se a 15 páginas. Reflexão: de caráter opinativo, que possam contribuir para o aprofundamento de temas a que se destina a Revista. Sua extensão, geralmente, limita-se a 15 páginas.

5 ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método (metodologia)
O artigo possui a seguinte estrutura: 1.Título 2. Autor(es) 3. Resumo e Abstract 4. Palavras-chave (descritores) 5. Introdução 6. Material e método (metodologia) 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões ou considerações finais 7. Referências

6 ESTRUTURA DO ARTIGO 1.Título Deve refletir o tema principal do estudo.
O título é o menor resumo do trabalho. Contudo: evitar títulos longos.

7 ESTRUTURA DO ARTIGO 2. Autor(es)
Deve constar o nome (e a sua afiliação/biografia) de todos as pessoas que participaram na construção do artigo.

8 ESTRUTURA DO ARTIGO 3. Resumo e Abstract
È a síntese dos pontos relevantes do trabalho. Não deve haver referências (citações), em geral. Geralmente contém de palavras, dependendo das normas da revista. Pode ser ESTRUTURADO ou NÃO. Ver normas da revista.

9 Exemplo: RESUMO não estruturado
O estudo avaliou a associação entre trajetória de obesidade e dificuldades emocionais e comportamentais em adolescentes. Foram estudados jovens, aos 11 e 15 anos de idade, pertencentes à coorte de nascimentos de 1993 de Pelo-tas, Rio Grande do Sul, Brasil. Informações sobre índice de massa corporal (IMC), avaliação materna da saúde emocional e comportamental do adolescente (Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ) e características sociodemográficas e comportamentais foram utilizadas. As análises, estratificadas por sexo, foram conduzidas por meio de regressão linear simples e múltipla. A trajetória de obesidade mostrou associação com o escore total do SDQ, nas análises ajustadas, apenas entre os meninos. Entre esses, tornar-se obeso no período esteve relacionado com maior escore na subescala de problemas de relacionamento com os colegas. Diante do conhecimento atual sobre as implicações futuras da obesidade na saúde mental e em se tratando de adolescentes, sugere-se que estudos que avaliem as diferenças de gênero na adolescência possam contribuir para o entendimento da associação encontrada. Objetivo. Metodologia. Resultado. Conclusão.

10 Exemplo: RESUMO estruturado
OBJETIVO: analisar o processo de cuidado desenvolvido por meio de arte e cultura em centros de atenção psicossocial. MÉTODOS: estudo integrado à pesquisa de avaliação dos centros de atenção psicossocial, em São Paulo, SP. Foram analisados os relatos da observação de tipo etnográfico de 126 atividades grupais de arte e cultura realizadas em 21 desses centros, entre 2007 e A análise incluiu depoimentos de coordenadores sobre os objetivos das atividades observadas. Baseado em referenciais teóricos da atenção psicossocial, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para investigar relações entre meios terapêuticos (enquadres, atividades e vínculos) e objetivos das atividades. RESULTADOS: três tendências de cuidado foram identificadas: (1)estritamente clínica, predominante e marcada por atividades realizadas dentro dos centros com foco em competências pessoais e interações grupais; (2)psicossocial, que incluiu atividades no território, ampliação dos repertórios culturais e da circulação social; e (3)residual, minoritária e sem ganhos psicossociais. CONCLUSÕES: a realização de atividades de arte e cultura que produzam cuidado na perspectiva da reabilitação psicossocial depende do acesso dos profissionais a bens culturais e a processos criativos, do reconhecimento dessas atividades como trabalho integrado a toda a equipe e da consideração de todos os atores envolvidos como produtores de fatos de cultura.

11 ESTRUTURA DO ARTIGO Onde buscar os descritores? Em português - Bireme
4. Palavras-chave (descritores) São palavras que caracterizam do tema/assunto do estudo, servem para indexar o artigo. Pode ser palavras abrangentes, mas que identifiquem assuntos abordados no artigo. Onde buscar os descritores? Em português - Bireme Em inglês: MeSH (Medical Subject Headings Medicus) .html

12 Descritores BVS Resultados da pesquisa DeCS - Descritores em Ciências da Saúde

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17 ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução
Deve situar o leitor sobre o assunto abordado no estudo, sem muitos detalhes. Deve definir o problema investigado. Deve conter uma revisão da literatura atualizada que forneça um histórico/parâmetros da problemática pesquisada. Deve apresentar a justificativa da importância do estudo, bem como a relevância da publicação do artigo, ou seja, a contribuição para ampliar o Conhecimento. Deve expor o(s) objetivo(s) do trabalho, geralmente no último ou penúltimo parágrafo. Deve conter: o quê e porque foi desenvolvido o estudo que será relatado.

18 6. Material e método (metodologia)
ESTRUTURA DO ARTIGO 6. Material e método (metodologia) Tipo de estudo Local e tempo do estudo População/participantes em estudo Coleta de dados Análise dos dados Aspectos éticos No caso de revisão: seguir o protocolo!

19 ESTRUTURA DO ARTIGO 7. Resultados Normas para as ilustrações...
Deve descrever os resultados de forma clara e precisa. Deve, quando pertinente, incluir tabelas, quadros, tabelas e figuras. Nos casos de pesquisa qualitativa, apresentar relatos. *Os resultados mais específicos podem ser descritos no texto, sem tabelas. Normas para as ilustrações...

20 ILUSTRAÇÕES As ilustrações (gravuras, desenhos, fotografias, mapas, modelos, fórmulas e gráficos), servem para elucidar, exemplificar a compreensão do texto. Deverão ser inseridas no trabalho o mais próximo possível à questão apresentada ou discutida. No caso de ilustrações não originais, citar a fonte de onde foram retiradas.

21 FIGURA 2 - Perda óssea e fibroplasia de substituição.
FONTE - NUNES et. al., 1991, p. 176.

22 15ª 11ª 14ª 17ª 6ª 12ª 9ª 5ª 16ª 2ª 4ª 10º 13ª 1ª 18ª 8ª 2ª\ 7ª 3ª
< 15,9/1000 > 15,9/1000 Mapa 1- COEFICIENTES DE MORTALIDADE INFANTIL POR COORDENADORIAS REGIONAIS DE SAÚDE. RS Fonte: CIS/SES/RS

23 As tabelas contêm palavras e números
As tabelas contêm palavras e números. Não são fechadas lateralmente e tampouco aparecem traços horizontais separando dados numéricos. Tabelas pequenas aparecem centradas na página. O título da tabela é escrito em letras minúsculas e deve conferir independência à tabela, isto é, se destacada a tabela do trabalho, juntamente com seu título, deve ser possível ao leitor encontrar respostas para as perguntas “o quê?”, “onde?” e “quando?”.

24 Faixa etária (anos) Percentual % 13 – 14 39,5 15 – 16 38,2
TABELA 1 Faixa etária dos alunos aprovados no Exame de Classificação da Unidade de Ensino Descentralizada de São José da Escola Técnica Federal de Santa Catarina – ETF- SC /UnED-SJ, em 1996. Faixa etária (anos) Percentual % 13 – ,5 15 – ,2 17 – ,9 21 – ,1 31 – ,3 Total % FONTE - SILVA FILHO, 1997, p. 45.

25 Os gráficos são desenhos constituídos de traços e pontos
GRÁFICO 1- CAMPO AUDITIVO DO HOMEM FONTE – ROSETTI, A., 1974, p. 68.

26 Coef./ Gráfico 1 -Coeficiente específico de mortalidade por câncer no sexo feminino. principais tipos em diferentes períodos. RS, Fonte: SES/RS

27 Os quadros caracterizam-se por conter dados sem tratamento estatístico e apresentam-se com as laterais fechadas. Como as tabelas, devem apresentar um título claro e conciso localizado acima do quadro.

28 ESTRUTURA DO ARTIGO 8. Discussão
*Recomenda não repetir tudo o que já está nas tabelas e figuras, apenas chame a atenção do leitor para os resultados mais importantes. *Os resultados mais específicos podem ser descritos no texto, sem tabelas. * Acrescente também a discussão dos achados comparando-os ao que os autores de teu referencial teórico apresentam.

29 ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões 7. Referências

30 ESTRUTURA DO ARTIGO 5. Introdução 6. Material e método 7. Resultados 8. Discussão 9. Conclusões 7. Referências

31 Em que revista publicar?

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38 Objetividade e coerência
QUADRO 3 – Descrição dos princípios básicos da redação técnico-científica segundo UFPR(2000c)  Característica Descrição Objetividade e coerência abordagem simples e direta do tema; seqüência lógica e ordenada de idéias; coerência e progressão na apresentação do tema; conteúdo apoiado em dados e provas, não opinativo; Clareza e precisão evita comentários irrelevantes e redundantes; vocabulário preciso (evita linguagem rebuscada e prolixa); nomenclatura aceita no meio científico; Imparcialidade evita idéias pré-concebidas; não faz prevalecer seu ponto de vista; Uniformidade uniformidade ao longo de todo texto (números, abreviaturas, siglas, títulos de seções); Conjugação uso preferencial da forma impessoal dos verbos.

39 Processo de escrita: Planejamento Geração da primeira versão Revisões técnicas (conteúdo) Revisões de estilo (clareza) Revisões por colegas e orientador

40 Porque escrever um artigo?
Aquisição de conhecimento Divulgação de idéias Reconhecimento da profissão


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