A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Carlos Daniel S. Vieira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Carlos Daniel S. Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Por Carlos Daniel S. Vieira
Guimarães Rosa Por Carlos Daniel S. Vieira

2 O autor: João Guimarães Rosa
Médico e diplomata Passeios pelo interior (médico e anotações)

3 Eu falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração.

4 Características literárias
Experimentação na escrita Termos arcaicos Neologismos Coloquialismo (interior de MG) Ritmização Estrangeirismos / Mistura de idiomas Ruptura com a narrativa tradicional Elementos típicos: jagunços, fazendeiros etc.

5 Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é. (Trecho de Grande Sertão: Veredas)

6 Temáticas Locais e Universais Metafísica
Interior mineiro Condição Humana Jagunços, plantações, animais etc Amor, ódio, vingança, esperança, medo, humor etc “O sertão é do tamanho do mundo.” “Sertão é dentro da gente. ”

7 Obras 1 livro de poemas: Magma (1936)
1 romance: Grande Sertão: Veredas (1956) 10 livros de contos

8 Conto “Sorôco, sua mãe, sua filha”
Presente no livro Primeiras Estórias Sorôco leva a mãe e a filha  loucas Elas entoam uma canção sem sentido Após serem levadas, Sorôco encontra-se absolutamente só e sem rumo... E então...

9 Algumas máximas de Rosa
O amor? Pássaro que põe ovos de ferro. Vingar... é lamber, frio, o que outro cozinhou quente demais. Toda saudade é uma espécie de velhice. Viver é etecetera. O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.


Carregar ppt "Por Carlos Daniel S. Vieira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google