A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011."— Transcrição da apresentação:

1 O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011

2 Estrutura da apresentação Informações gerais sobre os cursos de graduação em Serviço Social no Brasil e regionais Questões e desafios diante do contexto da graduação – Avaliação dos regionais e nacional (2010) Indicativos para as ações estratégicas de enfrentamento à precarização do Ensino Superior e defesa do projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro Coordenação Nacional de Graduação

3 Contexto do Ensino Superior e rebatimentos para o Serviço Social Mudanças no mundo do trabalho no processo de finaceirização do capital mundializado Mercantilização da educação superior no Brasil nos últimos anos Precarização do ensino público e proliferação dos cursos privados Negação da Educação como um Direito e reforço da educação como serviço Abandono sucessivo do tripé ensino-pesquisa e extensão

4 Contexto do Ensino Superior e rebatimentos para o Serviço Social Lógica instrumental e de adestramento da formação Falácia da Democratização do ensino superior Crescimento avassalador de vagas em Serviço Social (presencial e à distância) Dificuldades na consolidação do Projeto de Formação Profissional – Implantação das Diretrizes Curriculares Desafios para o Projeto de Formação Profissional como mediação de sustentação do PEP Possibilidades a partir das lutas coletivas e organização da Categoria

5 Tabela - Percentual das vagas autorizadas pelo MEC/INEP Ensino Número de vagas Percentual Público e Privado ,97% Ensino à distância ,03% Total % FONTE: MEC/INEP 2008

6 Dados regionais Região Sul I Estado Nº de CursosPresenciaisEadFiliadas Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná TOTAL FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

7 Dados regionais Região Sul II EstadoNº de CursosPresenciaisEadFiliadas São Paulo Mato Grosso do Sul11 81 TOTAL FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

8 Dados regionais Região Leste EstadoNº de CursosPresenciaisEadFiliadas Rio de Janeiro Espírito Santo Minas Gerais TOTAL FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

9 Dados regionais Região Centro Oeste EstadoNº de CursosPresenciaisEadFiliadas Mato Grosso13672 Goiás10281 Distrito Federal12482 TOTAL FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

10 Dados regionais Região Nordeste EstadoNº de CursosPresenciaisEadFiliadas Bahia Sergipe8262 Alagoas11391 Pernambuco13582 Rio Grande do Norte14772 Paraíba11562 Ceará TOTAL FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

11 Dados regionais Região Norte EstadoNº de CursosPresenciaisEadFiliadas Maranhão13582 Pará15 31 Amapá8261 Roraima6240 Amazonas15 12 Acre6630 Tocantins9361 Piaui15962 TOTAL FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

12 Quadro Nacional Quadro Geral Brasileiro RegiãoNº de CursosPresenciaisEadFiliadas Sul I Sul II Leste Nordeste Centro oeste Norte TOTAL *106 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011 * A concentração do Ensino à Distância no Serviço Social se dá por meio de aproximadamente 09 Instituições de Formação: Unopar (PR), Unisselvi (SC), Uniderp (MS), Unisa (SP), Unitins(TO), Unesa (RJ), Unip (SP) e Ulbra (RS)

13 Questões e desafios a serem enfrentados Natureza da ABEPSS em relação à fiscalização e regularização dos cursos Expansão de vagas e cursos sem critérios de qualidade Número de Escolas que não acompanharam os debates sobre as Diretrizes Curriculares da ABEPSS – menos de 30% filiadas Mobilização da categoria em torno do Projeto de Formação Profissional no contexto da defesa do PEP Interiorização do Ensino em cidades de pequeno porte (vagas de estágio, participação nos debates, etc) – capilaridade da ABEPSS

14 Questões e desafios a serem enfrentados Processo de avaliação com base em metas e resultados quantitativos e sem diálogo com as Entidades (SINAES) Articulação entre Graduação e Pós-Graduação Dificuldades em incidir no processo de abertura de novos cursos (expansão, REUNI e Privados) Massificação do EaD Estrutura dos cursos e condições de trabalho docente Condições e novas demandas do estudante trabalhador Limites dos recursos da entidade

15 Indicativos para ações estratégicas Fortalecimento do debate em torno das Diretrizes Curriculares (potencial mobilizador a partir das Oficinas Regionais e Nacional) Implantação da PNE (continuidade de um rico processo, bem avaliado na gestão anterior) Acompanhamento de novos cursos públicos Articulação entre entidades da categoria (Plano de Lutas, Fórum de Supervisores, ampliação das lutas sociais, etc) Interlocução com outros sujeitos coletivos que partilham do mesmo projeto societal

16 Indicativos para ações estratégicas GTPs como aproximação entre Graduação e Pós (reforço a dimensão da pesquisa na formação profissional) Necessidade de qualificar a crítica e conhecer aspectos que apontam os limites do Ead na dimensão formativa e pedagógica Avanço no debate sobre a avaliação Aproximação das UFAs - Colegiado da ABEPSS

17 As palavras andantes A utopia! Ela está no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte se desloca dez passos mais adiante. Por muito que caminhe, nunca a alcançarei. Para que serve a Utopia? Para isso: para me fazer caminhar. (Eduardo Galeano)

18 Maria Helena Elpidio Abreu Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS – Gestão


Carregar ppt "O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google