A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011."— Transcrição da apresentação:

1 O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS.
Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011

2 Estrutura da apresentação
Informações gerais sobre os cursos de graduação em Serviço Social no Brasil e regionais Questões e desafios diante do contexto da graduação – Avaliação dos regionais e nacional (2010) Indicativos para as ações estratégicas de enfrentamento à precarização do Ensino Superior e defesa do projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro Coordenação Nacional de Graduação

3 Contexto do Ensino Superior e rebatimentos para o Serviço Social
Mudanças no mundo do trabalho no processo de finaceirização do capital mundializado Mercantilização da educação superior no Brasil nos últimos anos Precarização do ensino público e proliferação dos cursos privados Negação da Educação como um Direito e reforço da educação como serviço Abandono sucessivo do tripé ensino-pesquisa e extensão

4 Contexto do Ensino Superior e rebatimentos para o Serviço Social
Lógica instrumental e de adestramento da formação Falácia da “Democratização” do ensino superior Crescimento avassalador de vagas em Serviço Social (presencial e à distância) Dificuldades na consolidação do Projeto de Formação Profissional – Implantação das Diretrizes Curriculares Desafios para o Projeto de Formação Profissional como mediação de sustentação do PEP Possibilidades a partir das lutas coletivas e organização da Categoria

5 Tabela - Percentual das vagas autorizadas pelo MEC/INEP
Ensino Número de vagas Percentual Público e Privado 34.454 61,97% Ensino à distância 21.145 38,03% Total 55.599 100% FONTE: MEC/INEP 2008

6 Dados regionais Região Sul I Estado Nº de Cursos Presenciais Ead
Filiadas Rio Grande do Sul 26 18 7 13 Santa Catarina 20 10 Paraná 39 32 4 8 TOTAL 85 60 21 28 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

7 Dados regionais Região Sul II Estado Nº de Cursos Presenciais Ead
Filiadas São Paulo 66 58 8 24 Mato Grosso do Sul 11 1 TOTAL 77 69 16 25 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

8 Dados regionais Região Leste Estado Nº de Cursos Presenciais Ead
Filiadas Rio de Janeiro 24 15 9 7 Espírito Santo 19 13 6 4 Minas Gerais 66 58 8 TOTAL 109 86 23 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

9 Dados regionais Região Centro Oeste Estado Nº de Cursos Presenciais
Ead Filiadas Mato Grosso 13 6 7 2 Goiás 10 8 1 Distrito Federal 12 4 TOTAL 35 23 5 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

10 Dados regionais Região Nordeste Estado Nº de Cursos Presenciais Ead
Filiadas Bahia 25 15 10 4 Sergipe 8 2 6 Alagoas 11 3 9 1 Pernambuco 13 5 Rio Grande do Norte 14 7 Paraíba Ceará 17 TOTAL 99 48 52 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

11 Dados regionais Região Norte Estado Nº de Cursos Presenciais Ead
Filiadas Maranhão 13 5 8 2 Pará 15 3 1 Amapá 6 Roraima 4 Amazonas Acre Tocantins 9 Piaui TOTAL 87 57 37 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011

12 Quadro Geral Brasileiro
Quadro Nacional Quadro Geral Brasileiro Região Nº de Cursos Presenciais Ead Filiadas Sul I 85 60 21 28 Sul II 77 69 16 25 Leste 109 86 23 24 Nordeste 99 48 52 15 Centro oeste 35 12 5 Norte 87 57 37 9 TOTAL 492 332 172* 106 FONTE: MEC/INEP. Levantamento da ABEPSS em Março/2011 * A concentração do Ensino à Distância no Serviço Social se dá por meio de aproximadamente 09 Instituições de Formação: Unopar (PR), Unisselvi (SC), Uniderp (MS), Unisa (SP), Unitins(TO), Unesa (RJ), Unip (SP) e Ulbra (RS)

13 Questões e desafios a serem enfrentados
Natureza da ABEPSS em relação à fiscalização e regularização dos cursos Expansão de vagas e cursos sem critérios de qualidade Número de Escolas que não acompanharam os debates sobre as Diretrizes Curriculares da ABEPSS – menos de 30% filiadas Mobilização da categoria em torno do Projeto de Formação Profissional no contexto da defesa do PEP Interiorização do Ensino em cidades de pequeno porte (vagas de estágio, participação nos debates, etc) – capilaridade da ABEPSS

14 Questões e desafios a serem enfrentados
Processo de avaliação com base em metas e resultados quantitativos e sem diálogo com as Entidades (SINAES) Articulação entre Graduação e Pós-Graduação Dificuldades em incidir no processo de abertura de novos cursos (expansão, REUNI e Privados) Massificação do EaD Estrutura dos cursos e condições de trabalho docente Condições e novas demandas do estudante trabalhador Limites dos recursos da entidade

15 Indicativos para ações estratégicas
Fortalecimento do debate em torno das Diretrizes Curriculares (potencial mobilizador a partir das Oficinas Regionais e Nacional) Implantação da PNE (continuidade de um rico processo, bem avaliado na gestão anterior) Acompanhamento de novos cursos públicos Articulação entre entidades da categoria (Plano de Lutas, Fórum de Supervisores, ampliação das lutas sociais, etc) Interlocução com outros sujeitos coletivos que partilham do mesmo projeto societal

16 Indicativos para ações estratégicas
GTPs como aproximação entre Graduação e Pós (reforço a dimensão da pesquisa na formação profissional) Necessidade de qualificar a crítica e conhecer aspectos que apontam os limites do Ead na dimensão formativa e pedagógica Avanço no debate sobre a avaliação Aproximação das UFAs - Colegiado da ABEPSS

17 As palavras andantes “A utopia! Ela está no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte se desloca dez passos mais adiante. Por muito que caminhe, nunca a alcançarei. Para que serve a Utopia? Para isso: para me fazer caminhar.” (Eduardo Galeano)

18 Maria Helena Elpidio Abreu
Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS – Gestão


Carregar ppt "O contexto da Graduação em Serviço Social no Brasil: realidade e desafios para a ABEPSS. Reunião Ampliada Rio de Janeiro, março/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google