A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
Bolsas de Valores & Sociedades Corretoras

2 Bolsa de Valores Associações civis, sem fins lucrativos.
Seu patrimônio é representado por títulos que pertencem às sociedades corretoras membros. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa, mas estão sujeitas à supervisão da CVM e obedecem as diretrizes e políticas emanadas do CMN.

3 Objetivos das Bolsas Manter local adequado à realização, entre corretores, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre, organizado e fiscalizado pelos próprios membros, pela autoridade monetária e pela CVM.

4 Bolsas Brasileiras Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa
Bolsa de Valores do Rio de Janeiro - BVRJ; Bolsa de Valores Minas - Espírito Santo - Brasília - Bovmesb; Bolsa de Valores do Paraná - BVPR; Bolsa de Valores Bahia - Sergipe - Alagoas - BVBSA; Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba - BOVAPP.

5 Compra e Venda de ações

6 MEGA BOLSA

7 Formas de negociação VIVA VOZ: (Existente na BMF - Bolsa de Mercadorias e Futuros). MEGA BOLSA (Sistema eletrônico de negociação): Home Broker After Market

8 Sociedades Corretoras -Atividades Básicas
Operar com exclusividade em Bolsa de Valores. Encarregar-se da subscrição de títulos e valores mobiliários. Instituir, organizar e administrar fundos mútuos de investimentos, bem como clube de investimentos, destinados a coletar e aplicar numerário em títulos e valores mobiliários. Assessorar os clientes no processo de tomada de decisão, baseadas em estudos elaborados por seu departamento técnico.

9 Sociedades Corretoras -Serviços prestados
CUSTÓDIA DE TÍTULOS Através dos sistemas de custódia das Bolsas, ou em custódia própria ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRAS Seleção de investimentos mediante critérios técnicos da corretora, com decisão de investir atribuída à corretora. FUNDOS DE INVESTIMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO Para remuneração de recursos de clientes no curtíssimo prazo CÂMBIO Interveniência das corretoras no fechamento do câmbio, serviços adicionais (operacionais e de consultoria) COMUNICAÇÕES E PROCESSAMENTO DE DADOS Conexão on-line com centros de processamento de dados das Bolsas FUNDOS MÚTUOS Dirigidos a investidores de pequenas poupanças CLUBES DE INVESTIMENTO Serviços de apoio, constituição, administração de carteiras e registro do Clube em Bolsas UNDERWRITING Estrutura técnica capaz de oferecer serviços qualificados nos lançamentos públicos de lotes de ações, e na colocação de novas emissões no mercado primário.

10 Serviços prestados - Custódia
Consiste no serviço de guarda de títulos e o de exercício de direitos de valores mobiliários. As posições de cada título deverão apresentar as quantidades de ações, por categoria e título, ou as quantidades, valores e datas de vencimentos dos títulos de renda fixa custodiados. CBLC;

11 Serviços prestados - Relações com o Investidor
Orientar os investidores sobre as diferentes alternativas de investimento a seu alcance, e propor aquelas que mais se coadunam com as expectativas de resultado e a predisposição ao risco de cada cliente (API); Responsabilizar-se perante a bolsa de valores e as entidades de compensação e liquidação pelas operações realizadas para seus clientes e pelo depósito de garantias; Prestar a seus clientes serviços de custódia, representado pela guarda, movimentação e atualização de títulos e valores mobiliários de propriedade dos clientes, fornecimento de informações e repasse dos rendimentos auferidos pelos títulos sob sua responsabilidade;

12 Investidor dá ordem de compra para a Corretora
Investidor preenche cadastro em uma Corretora membro da BOVESPA e contrata os seus serviços Investidor dá ordem de compra para a Corretora Via Internet (Home Broker) Por telefone Corretora executa a ordem No pregão Viva Voz No sistema eletrônico Investidor efetua o pagamento para a corretora (com recursos previamente depositados) Corretora credita as ações adquiridas pelo investidor em sua conta de custódia, na CBLC.

13 Custos Taxa de corretagem: cobrada pela intermediação das operações.
Emolumentos: valor pago à bolsa de valores pela realização dos negócios de compra e venda de ações em suas instalações. Taxa de custódia: taxa fixa paga à instituição que guarda e administra as ações possuídas pelo investidor

14 Custos Taxa de Corretagem

15 Exemplo dos custos de transação na compra de ações

16 Exemplo dos custos de transação na compra de ações

17 Mercado a Vista Negócio com ativos, títulos e valores mobiliários que se liquida a vista. Na Bovespa, os negócios com ações a vista liquidam-se no terceiro dia útil após a negociação.

18 Mercado de Ações Mercado Primário Mercado Secundário

19 Mercado de Balcão

20 Mercado de Opções

21 Mercado a Termo Negócio com ativos, títulos e valores mobiliários que se liquida a um tempo certo de vista, normalmente 30, 60 ou 90 dias depois. O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado a vista, de uma parcela correspondente aos juros - que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.

22 Mercado a Termo: Vantagens
Proteger o preço de compra: Um aplicador que espera uma alta nos preços de uma ação ou de um conjunto delas pode comprar a termo, fixando o preço e beneficiando-se da alta da ação.

23 Mercado a Termo: Vantagens
Diversificar riscos: Um aplicador quer comprar algumas ações cujas cotações estima estarem deprimidas, porém não quer concentrar todos os seus recursos em apenas um ou dois papéis, para não assumir riscos muito elevados. Adquire a termo quatro papéis mais atrativos, desembolsando apenas a margem de garantia.

24 Mercado a Termo: Vantagens
Obter recursos: Para detentores de carteiras de ações que precisam de recursos para uma aplicação rápida, mas não querem se desfazer de nenhuma ação. A alternativa de vender a vista para imediata compra a termo do mesmo papel permite ao aplicador fazer caixa e, ao mesmo tempo, manter sua participação na empresa .

25 Mercado a Termo: Vantagens
Alavancagem: A compra a termo confere ao investidor que, num dado instante, possua um determinado volume de recursos a possibilidade de adquirir uma quantidade de ações superior à que sua disponibilidade financeira permitiria comprar a vista naquele momento, proporcionando-lhe uma taxa de retorno maior, no caso de elevação dos preços a vista

26 Por que vender a Termo? Para financiar: o aplicador compra ações no mercado a vista e as vende a termo, com o objetivo de ganhar a diferença existente entre os preços a vista e a termo, ou seja, os juros da operação. Para aumentar a receita: venda a termo, maximiza os ganhos, pois serão recebidos os juros de um período além do preço a vista da ação.

27 Mercado Futuro

28 Mercado Futuro

29 Resumo dos três Mercados

30 Ativos Negociados no Mercado de Derivativos


Carregar ppt "Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google