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CEZAR AUGUSTO PEREIRA DOS SANTOS AULA 1: INTRODUÇÃO A MANAGEMENT SCIENCES OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA 1.

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1 CEZAR AUGUSTO PEREIRA DOS SANTOS CEZARSANTOS1975@HOTMAIL.COM AULA 1: INTRODUÇÃO A MANAGEMENT SCIENCES OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA 1

2 Introdução a Management Sciences {MS} Definição Área de estudos que utiliza computadores, Estatística e Matemática para resolver problemas de negócios; Subárea da PO? A MS/PO pode ser utilizada para ajudar no processo de decisão em relação a vários tipos de problemas. A definição de MS nos leva a 3 objetivos interconectados; 2

3 Introdução a Management Sciences {MS} 3 1) Transformar dados brutos (números e fatos) através de seu armazenamento de forma organizada em dados; Os SIG transformam estes dados em informações gerenciais (IG); Estas IGs podem ser utilizadas no processo de tomada de decisão através dos SAD. Decisões podem ser acumuladas em bases de conhecimentos (SE); A figura a seguir representa este processo;

4 Introdução a Management Sciences 4

5 1.1 Introdução a Management Sciences 5 2) Através do SAD dar suporte às decisões para que elas sejam independentes do decisor e assegurar que o processo decisório seja claro e independente; 3) Através dos SE facilitar os processos de decisão operacional, tácito e estratégico; Definição de modelos computacionais; Vantagem dos modelos coputacionais;

6 1.1 O PROCESSO DE MODELAGEM 6 Gerentes decisão deve ser tomada entre uma série de alternativas conflitantes; Em geral 2 opções básicas se apresentam? 2 fatos relevantes para explicar porque hoje muitos dos tomadores de decisão se utilizam de modelos computacionais;

7 Crescimento acesso à informação 7

8 8

9 9

10 10

11 Crescimento acesso à informação 11

12 A importância da Intuição 12 Cada vez mais o sistema bancário americano passou a utilizar modelos estatísticos baseados em séries temporais para avaliar as probabilidades de sucesso no pagamento da dívida para realizar financiamentos. Como, a economia norte-americana atravessava um período de crescimento econômico (embora com grandes perdas de emprego na indústria e sustentada pelo crescimento dos ativos financeiros), o emprego se manteve estável ao longo da década de 1990. Assim, indivíduos sem emprego fixo, mas que se mantinham ocupados na maior parte deste período surgiam nas estatísticas como possuidores de uma renda estável. Logo, os modelos estatísticos utilizados pelos bancos e financeiras subestimaram o eventual risco de que em uma situação adversa do sistema econômico, tais indivíduos ficassem sem ocupação e por consequência sem condições quitar seus financiamentos (CARVALHO, 2008).

13 1.1 O PROCESSO DE MODELAGEM 13

14 1.2 A TOMADA DE DECISÕES 14 Definição Processo de identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Fatores que afetam a tomada de decisão? O que dificulta as decisões em grupo? Vantagens geradas pelo processo de modelagem?

15 1.3 TIPOS DE MODELOS 15 3 tipos: Modelos Físicos: ex: modelos de aeronaves e casas utilizados por engenheiros; Modelos Análogos: ex: marcador do tanque de gasolina que representa através de uma escala circular a quantidade de gasolina no tanque; Modelos Matemáticos ou Simbólicos: grandezas são representadas por variáveis de decisão e as relações entre as mesmas por expressões matemáticas (necessitam de informações quantificáveis).

16 MODELOS MATEMÁTICOS 16 Podem ser classificados quanto ao nível de incerteza existente entre as relações das variáveis: Determinísticos Probabilísticos TODAS as informações relevantes são conhecidas [sem incertezas] Física Clássica Uma ou mais variáveis de decisão não são conhecidas com certeza [incerteza deve ser incorporada] Variáveis Estocásticas

17 MODELO CAIXA PRETA 17

18 1.4 Processo de resolução de um problema 18

19 1.5 MODELAGEM EM PLANILHAS ELETRÔNICAS 19 Além da ferramenta solver existe muitas outras formas de modelar e resolver problemas em uma planilha eletrônica. Vamos analisar algumas delas através da resolução de um problema-exemplo. O caso da fábrica de pastéis e pastelões; 2 ingredientes básicos: massa semipronta e recheio congelado;

20 1.5 MODELAGEM EM PLANILHAS ELETRÔNICAS 20 Os únicos fatores relevantes na determinação da demanda são: Equação de Demanda Sendo: x preço dos pastéis e pastelões; y preço médio dos pastéis da concorrência; Preço Unitário do Pastel Preço Médio Praticado pela Concorrência Z = 15.000 – 5.000x + 5.000y

21 1.5 MODELAGEM EM PLANILHAS ELETRÔNICAS 21

22 MODELO CAIXA PRETA & DIAGRAMA DE BLOCOS 22 São instrumentos para organizar o problema; Auxiliam no entendimento da complexidade do modelo e na identificação das variáveis; Confecção do Modelo Caixa Preta; Confecção do Diagrama de Blocos;

23 COMO APAGAR LINHAS DE GRADE 23

24 COMO INSERIR UMA FORMA DE DESENHO NO EXCEL 24

25 MODELO CAIXA-PRETA 25

26 DIAGRAMA DE BLOCOS 26

27 Modelo do caso da Pastéis e Pastelões Ltda. 27

28 Impacto da alteração do preço do pastel para R$ 4,00 28

29 Impacto da alteração do preço do pastel para R$ 8,00 29

30 Representação de equações no Excel 30 Podemos confrontar graficamente os resultados apresentados pelo modelo com os dados reais; Útil para verificar a eficiência do modelo – os dados previstos estão próximos ou não do que aconteceu na prática; Uma auditoria na empresa constatou por meio dos dados contábeis que o custo unitário de processo varia conforme a quantidade produzida;

31 Dados contábeis obtidos no processo de auditoria 31

32 Comparação do custo de processo (real x modelo) 32

33 Solicitação de adição de linha de tendência 33

34 Tipos disponíveis de linha de tendência e solicitação de equação ao gráfico 34

35 Linha de tendência linear e sua respectiva equação matemática 35

36 Linha de tendência exponencial e sua respectiva equação matemática 36

37 Melhor adequação do modelo (caso dos pasteis) 37

38 Análise da sensibilidade do lucro mensal em relação ao preço de venda 38

39 Representação Gráfica 39

40 O conceito de break-even-point 40 Ponto de equilíbrio; Esse ponto representa o nivel de produção em que a receita total é igual ao custo total (lucro total zero), e a partir do qual a empresa passa a gerar lucros.Trata-se de um conceito mais utilizado pelas empresas e que não considera os custos de oportunidade, mas apenas os custos contabéis, explícitos, que envolvem desembolso financeiro.Por essa razão, é pouco citado na literatura econômia, que sempre considera os custos de oportunidade.

41 Modelo definitivo do caso Pasteis e Pastelões 41

42 Menu de Dados – Atingir Meta (Goal Seek) 42

43 Comando “Atingir Meta” 43

44 Resultado da análise de ponto de equilíbrio 44

45 Modelos de Programação Matemática 45 Produtos e matérias-primas são escassas; Precisam ser empregados de forma eficiente; Busca-se maximizar ou minimizar uma quantidade (lucro; custo; receita; número de produtos;); A área que estuda a otimização de recursos é denominada Programação Matemática;

46 Modelos de Programação Matemática 46

47 Modelos de Programação Matemática 47


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